Blog Bem Panvel

Saltos de desenvolvimento do bebê: quais são os períodos?

Por 
 | 
23/10/2023
5 min. de leitura

Ao iniciar os passos no mundo da maternidade, entender os saltos de desenvolvimento do bebê é indispensável neste momento. Isso porque esse entendimento auxilia na experiência dos pais para lidar da melhor maneira.

Mas afinal, quais são os períodos do crescimento do bebê e quando acontecem essas mudanças infantis? Neste conteúdo, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre o desenvolvimento dos pequenos e outras informações importantes. Acompanhe a leitura até o final e conheça dicas incríveis sobre esse momento importante de todos os pais.

Como saber se meu bebê está em salto de desenvolvimento?

As mudanças do comportamento do bebê é uma das principais etapas dos saltos de desenvolvimento da criança. Isso porque esse processo pode parecer um pouco confuso para muitos pais, pois os choros, falta de sono, irritação fazem parte de todas as fases comportamentais.

Por exemplo, as alterações de sono e até mesmo a alimentação são indicadores das mudanças. Ou seja, é comum que muitos bebês demonstrem mais ou menos interesses em comidas específicas.

Mais um sinal dessas mudanças é o surgimento de novas habilidades das crianças, que muitas vezes aprendem a engatinhar, rolar ou até mesmo pronunciar suas primeiras palavras. Vale ressaltar que esses comportamentos indicam um desenvolvimento saudável dos pequenos. Além disso, é importante destacar que existem outros saltos importantes, como níveis de energia flutuantes e até mesmo a necessidade de atenção extra.

Quais são os períodos dos saltos de desenvolvimento do bebê?

Cada um dos saltos de desenvolvimento do bebê possuem um tempo para surgir. Entre esses momentos, existem períodos mais intensos de crescimento, que marcam as etapas emocionais e cognitivas.

Além disso, vale destacar que cada salto repassa uma oportunidade para as crianças explorarem o mundo e suas novas habilidades. Confira abaixo quais são os principais períodos desse processo.

Salto de mais ou menos 5 semanas

O primeiro salto do desnivelamento acontece em mais ou menos 5 semanas, ou seja, no primeiro mês de vida do bebê. É quando os bebês começam a se familiarizar com o ambiente que estão inseridos de forma consciente.

Além disso, vale ressaltar que é a fase onde também ficam alerta e até mesmo sensíveis aos estímulos visuais e auditivos. É normal que alguns comportamentos surjam, como olhar fixado, sorrisos espontâneos e resposta a toques.

No entanto, existem algumas dificuldades durante esse primeiro salto, como choro mais fácil, além da vontade de estar mais perto dos pais.

Salto de mais ou menos 8 semanas

Por volta da 8ª semana, acontece o segundo salto, esse é o estágio em que as crianças começam a desenvolver melhor sua coordenação motora fina. As mudanças do segundo salto podem levar a alterações de humor dos bebês.

Isso porque o segundo salto auxilia na conexão emocional, os desafiando a explorar ainda mais o ambiente. Por conta disso, a frequência de mamar aumenta, então é importante ter atenção e paciência nesta etapa.

Salto de mais ou menos 12 semanas

Já o terceiro salto das mudanças, acontece no fim da exterogestação, quando os bebês começam a acompanhar objetos e também segurá-los. Além disso, é importante ressaltar que o terceiro marco é muito importante para as crianças, principalmente por conta do domínio de novas habilidades motoras.

Salto de mais ou menos 6 meses

Já no quarto salto, por volta dos 6 meses, os bebês engatinham e também tentam se levantar. É uma das mudanças que muitos conseguem perceber, contudo, por conta dessa fase, as crianças ficam “chatinhas” e tendem a dormir menos, além de mudarem de humor bruscamente e ter até mesmo febre.

Salto de mais ou menos 9 meses

Entre os 9 meses, chega a metade da jornada dos saltos. Isso porque no quinto salto, elas começam a entender palavras e expressões faciais, além de testar as consequências de suas ações. Além disso, os bebês também podem começar a imitar sons e balbuciar. Essa etapa é bastante emocionante, pois as crianças podem desenvolver suas habilidades linguísticas e muito mais.

Salto de mais ou menos 12 meses

Nesta fase, os bebês ficam mais independentes, começando a dar os primeiros passos. Embora seja uma etapa muito importante, também traz algumas dificuldades, como gerar ansiedade, principalmente por explorar o novo mundo em pé.

Além disso, neste salto, os bebês começam a bater palma e se tornam até mais carinhosos, demonstrando mais afetos.

Salto de mais ou menos 18 meses

Mais um salto importante é o sétimo, que permite maior desenvolvimento de suas preferências, além do forte senso de vontade própria. Nesta etapa, é importante criar um ambiente que auxilie a desenvolver suas habilidades e também comportamentos.

No entanto, saiba que esse estágio pode trazer alguns confrontos à medida que os bebês procuram explorar o mundo.

Salto de mais ou menos 2 anos

O último salto é um dos mais importantes, pois é quando os bebês descobrem como controlar suas ações. Por isso, é bastante comum que ocorra o início da fase de desobediência.

Neste estágio, os bebês desejam ter muitas coisas. Além disso, esse é o momento em que os bebês tendem a ter pesadelos e até falta de apetite.

A Panvel auxilia no desenvolvimento dos bebês

Os saltos de desenvolvimento do bebê é uma jornada um tanto desafiadora, que possui etapas mais importantes. E para esse momento, é fundamental ter compreensão e paciência para aproveitar cada um desses momentos únicos.

Agora que você entende a importância e sabe quando acontecem essas estampas de desenvolvimento, é hora de descobrir soluções seguras e confiáveis para garantir o melhor crescimento do seu bebê.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu