Blog Bem Panvel

Primeiros dentinhos: como ajudar o bebê a passar por essa fase com mais tranquilidade

Por 
 | 
19/02/2024
3 min. de leitura

A fase de nascimento dos dentinhos do bebê é uma das que precisa de mais atenção por parte dos pais. A dentição aparece quando os bebês ainda não sabem falar e motiva o choro e o desconforto dos pequenos. Nos cuidadores, as dúvidas e anseios podem ser constantes. Alguns cuidados, porém, podem tornar o aparecimento da dentição dos bebês mais tranquilo tanto para as crianças como para os pais.

A cirurgiã-dentista Laís Daniela Ev, especialista em odontopediatria, explica que os primeiros dentinhos do bebê começam a nascer entre os quatro e os 14 meses de vida. “É importante saber que existe essa variabilidade de tempo: em algumas crianças vai nascer mais cedo, em outras, mais tarde, e está tudo bem. Geralmente, os primeiros dentes a nascer são os incisivos centrais inferiores, os primeiros dois dentinhos de baixo”, afirma a dentista.

Sintomas do nascimento dos primeiros dentes

Os sintomas do nascimento dos primeiros dentes nos bebês incluem:

  • Desconforto;
  • Colocar objetos na boca com maior frequência para tentar aliviar o desconforto;
  • Coceira na região da gengiva;
  • Choro e irritação;
  • Aumento de volume gengival (região onde vai nascer o dentinho).

A cirurgiã-dentista explica que é um mito a criança ter febre ou diarreia nesse período. “Nessa fase, o bebê está colocando mais objetos e as mãos  dentro da boca, isso faz com que ele esteja exposto a uma contaminação maior no seu organismo. Somado a isso, o bebê está em uma situação  de estresse que pode diminuir sua imunidade e levar ao aparecimento de febre e/ou diarreia, que deve ser avaliada pelo médico pediatra”, afirma Laís.

Consulta com o odontopediatra

Ainda que a fase do nascimento de todos os dentes de leite dure até por volta dos três anos, os principais incômodos geralmente ocorrem durante o nascimento dos primeiros dentinhos (incisivos) e dos dentes posteriores (molares).

O ideal é realizar  uma consulta com um odontopediatra assim que o primeiro dentinho  do bebê estiver nascendo. Será um momento de avaliação, esclarecimento de dúvidas, orientações sobre higiene e alimentação, além dos cuidados para evitar traumatismos. A consulta também é importante para a criança conhecer o dentista e desenvolver familiaridade com o profissional.

Dicas para amenizar o desconforto

A odontopediatra Laís Daniela Ev recomenda alguns cuidados para amenizar o desconforto do nascimento dos primeiros dentes do bebê e tornar essa fase mais tranquila tanto para as crianças como para os pais:

  • Alimentos gelados: frutas congeladas e picolés de frutas ajudam a aliviar o desconforto da gengiva. Se o bebê faz aleitamento materno exclusivo, os pais podem congelar o leite e oferecê-lo em formato de picolé.
  • Mordedores com água: aliviam o desconforto do nascimento da dentição e podem ser oferecidos a todas as crianças. Também podem ser colocados na geladeira antes de serem oferecidos ao bebê. Outra opção é o uso de dedeiras de silicone para ajudar a aliviar o desconforto gengival.
  • Consulta com o odontopediatra: o profissional irá examinar e avaliar a necessidade de medicações ou pomadas.
  • Porta frutinhas: bebês que já fazem a introdução alimentar podem se beneficiar dos alimentadores de frutinhas, especialmente picadas e congeladas.

“A partir do nascimento do primeiro dentinho, também é preciso escovar os dentes do bebê com escova dental de cerdas macias e com tamanho  adequado à idade da criança e dentifrício fluoretado. Escovas com cerdas de silicone são contraindicadas para a higiene dental ”, orienta Laís.

E você, já passou ou está passando por essa fase com o seu bebê? Deixei o seu relato nos comentários!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu