Blog Bem Panvel

Conheça a importância da hidratação infantil para a saúde dos pequenos

Por 
 | 
14/02/2024
3 min. de leitura

As altas temperaturas típicas do verão demandam mais água e mais hidratação. A tarefa é fundamental para o organismo das crianças e atua no bom funcionamento de todo o sistema corporal.

A nutricionista pediátrica Josiane Luçardo explica que a água é um componente majoritário do corpo humano, especialmente nas crianças, que têm maior proporção do líquido em seus corpos, em comparação com os adultos.

“Criar o hábito da hidratação desde cedo é crucial. É preciso incentivar o consumo regular de água, especialmente em climas quentes e quando há pratica atividades físicas”, orienta Josiane.

Benefícios da hidratação infantil

A nutricionista lista os benefícios da hidratação infantil adequada:

  • Regular a temperatura corporal
  • Transportar nutrientes e oxigênio às células
  • Facilitar a digestão
  • Prevenir a constipação
  • Auxiliar na excreção de resíduos
  • Manter a pele saudável
  • Atuar na função cerebral, melhorando a concentração, memória e humor

Hidratação infantil: quantidade ideal

De acordo com a nutricionista, há recomendações específicas de ingestão de líquidos por faixa etária, que aumentam conforme a criança cresce, tamanho corporal e nível de atividade física. Conheça as recomendações gerais para a hidratação infantil:

  • Lactentes (0 a 6 meses): a hidratação é geralmente atendida exclusivamente pelo leite materno ou fórmula infantil.
  • Bebês (7 a 12 meses): além do leite materno ou fórmula, pequenas quantidades de água podem ser introduzidas, especialmente no começo da introdução alimentar complementar.
  • Crianças pequenas (1 a 3 anos): a recomendação pode variar, mas uma orientação geral é de cerca de 1,3 litros de água por dia, incluindo a água contida em alimentos e outras bebidas.
  • Crianças em idade pré-escolar (4 a 8 anos): a recomendação pode ser em torno de 1,7 litros de água diariamente, contando com a água de todos os alimentos e líquidos consumidos.
  • Crianças maiores (9 anos em diante): as necessidades aumentam com a idade, o tamanho corporal e a atividade física, podendo variar significativamente. Pode chegar a cerca de 2,1 litros para meninas e 2,5 litros para meninos por dia, incluindo todas as fontes de líquidos.

“É importante que essas recomendações sejam adaptadas considerando as condições climáticas locais (temperaturas mais altas podem aumentar a necessidade de líquidos), saúde geral da criança e nível de atividade física. Por isso, o ideal é consultar diretamente o profissional de saúde pediátrica para buscar orientações individualizadas para a hidratação infantil”, pondera a nutricionista.

Além disso, é importante estar atento aos sinais de desidratação infantil:

  • Boca seca
  • Cansaço
  • Tontura
  • Urina escura

Outras formas de hidratação

Além da água, há outras opções que podem contribuir para a hidratação das crianças. Josiane recomenda a ingestão de frutas ricas em água, como melancia, morango, pêssego e laranja. Sucos naturais, sem adição de açúcar artificial, também podem ser benéficos. “Ainda assim, é recomendável consumi-los com moderação. Isso se deve ao fato de que a quantidade de fruta necessária para fazer um copo de suco é significativamente maior do que a que se consome ao comer a fruta inteira, o que pode levar a uma ingestão excessiva de calorias e à perda de fibras alimentares presentes na fruta in natura”, explica a nutricionista.

Já os chás de ervas sem cafeína representam outra opção saudável para a hidratação infantil, especialmente agradável em dias frios. Ainda que exista uma variedade de opções para a ingestão de líquidos,  a água deve ser a principal fonte de hidratação. “O objetivo é promover o equilíbrio no consumo de líquidos, considerando a água como a melhor fonte de hidratação, mas reconhecendo o papel de outros líquidos e alimentos ricos em água para manter as crianças saudáveis”, diz Josiane.

Bebidas que não hidratam

Apesar de trazerem água,bebidas como refrigerantes, bebidas energéticas e cafeinadas não são apropriados como fontes primárias de hidratação para crianças, de acordo com a nutricionista: “Elas têm altos níveis de açúcar, cafeína e aditivos prejudiciais à saúde. A cafeína pode aumentar a perda de água, contribuindo para a desidratação infantil, enquanto o excesso de açúcar pode levar a cáries e obesidade”.

Agora que você entendeu a importância da hidratação das crianças, que tal facilitar o acesso das crianças à água? A nutricionista Josiane recomenda oferecer garrafinhas coloridas ou canudos divertidos como forma de estimular a ingestão de líquidos.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu