Blog Bem Panvel

Desenvolvimento infantil: desafios e estímulos para um crescimento saudável

Por 
 | 
15/08/2023
2 min. de leitura

A infância é um importante período de desenvolvimento, que impacta, posteriormente, a saúde física, emocional e intelectual do adulto.

Por isso, cuidar da saúde mental desde cedo é essencial para promover um crescimento saudável e garantir as habilidades necessárias para enfrentar os desafios da vida.

A saúde mental é um dos alicerce para uma vida equilibrada

Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente sensível ao ambiente ao seu redor. Devido a isso, o estímulo adequado e cuidados amorosos desempenham um papel importante no crescimento de uma criança saudável.

Crianças que recebem apoio emocional e interações positivas têm maior probabilidade de desenvolver uma autoestima, confiança, habilidades sociais e resiliência. Além disso, um ambiente seguro e enriquecedor pode impulsionar suas habilidades cognitivas, linguísticas e motoras, preparando-as para uma jornada de aprendizado a longo prazo.

A ansiedade infantil pode ser um desafio no desenvolvimento

A ansiedade é uma condição que pode se manifestar desde a infância, afetando o bem-estar emocional e social das crianças. Apesar de, em grande parte dos casos, ser um comportamento normal decorrente de situações específicas, quando se torna, sobretudo, persistente ou desproporcional, deve chamar a atenção, pois pode impactar negativamente a qualidade de vida.

Confira algumas situações que podem constituir causas comuns de ansiedade em crianças:

- Mudanças significativas: trocar de escola ou de casa, pois as crianças ainda estão aprendendo a lidar com novas situações.

- Pressões acadêmicas: expectativas elevadas ou um ambiente competitivo na escola podem sobrecarregar emocionalmente a criança, gerando ansiedade em relação ao desempenho escolar.

- Conflitos familiares: problemas dentro do núcleo familiar, como divórcio, discussões frequentes ou negligência, podem afetar a estabilidade emocional das crianças.

- Traumas ou eventos estressantes: experiências traumáticas ou eventos assustadores podem gerar ansiedade em crianças, mesmo se a situação seja percebida indiretamente, como através dos meios de comunicação.

- Genética e fatores biológicos: estudos sugerem que fatores genéticos podem se associar ao desenvolvimento de ansiedade em alguns casos.

Responsável Técnica: Dra. Kátia Zanotelli Fassina (CREMERS 23.034)

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu