Blog Bem Panvel

Altas temperaturas: cuidados para proteger a pele e o organismo dos bebês

Por 
 | 
07/02/2023
3 min. de leitura

Desidratação, viroses e queimaduras solares estão entre os principais riscos do verão. Ainda que possam afetar o organismo e a pele em diferentes idades, os cuidados precisam ser reforçados com os bebês nos dias mais quentes.  

Nos primeiros anos de vida, a pele ainda está em desenvolvimento, assim como os mecanismos de regulação da temperatura corporal. E é justamente neste período mais suscetível que o filtro solar e o repelente devem ser evitados, fazendo com que os pais precisem buscar outras formas de proteção dos bebês no calor

Conversamos com a pediatra Talita Machado para entender quais são as cinco ocorrências mais frequentes da estação e os cuidados essenciais para manter o seu bebê saudável e protegido nos dias mais quentes do verão. Confira cada problema e como evitá-lo: 

Viroses 

Podem causar febre, vômito e diarreia nos pequenos. “Para evitá-las, os pais devem ficar atentos à água ingerida. Em locais onde o tratamento não é confiável, é recomendado optar pela água mineral, inclusive para o preparo de fórmulas, se for necessário”, explica a pediatra Talita. 

Se mesmo com os cuidados de prevenção, a virose atacar, é preciso acompanhar atentamente o quadro. Algumas vezes, os sintomas desaparecem naturalmente ao longo dos dias, mas a avaliação do pediatra é importante sobretudo quando a febre for alta ou persistente.  

Queimaduras solares 

Ainda que a tendência natural seja a de proteger a pele dos bebês com protetor solar, o uso do produto deve ser evitado antes dos seis meses. Até essa idade, os passeios devem ocorrer apenas no início da manhã ou no final da tarde. Se a exposição solar for inevitável em outros horários, utilize roupas com fator de proteção.  

Bonezinhos, lenços e guarda-sóis são importantes para proteger a cabeça dos bebês da exposição direta ao sol. Prefira também as roupas leves, de tecidos com algodão ou linho, que facilitam a transpiração. 

Picadas de insetos  

Picadas de mosquitos e outros insetos podem ser incômodas para os bebês no verão. A partir do terceiro mês de vida é possível utilizar repelentes específicos para os bebês. Nos primeiros meses, mosquiteiro e tela protetora nos berços e no carrinho de passeio ajudam a evitar o contato com os insetos. Esse cuidado continua importante mesmo para os pequenos que já têm idade para usar repelente. 

Também é importante cuidar da higiene dos filtros dos ar condicionados para evitar contaminação. A temperatura recomendada deve se manter entre 23º e 25ºC. 

Ventiladores também devem ser higienizados e a corrente de ar não deve ser direcionada diretamente ao bebê. 

Desidratação  

O excesso de calor leva à transpiração em excesso, que pode facilmente provocar desidratação em bebês e crianças. Além de preferir roupas leves e de algodão, procure manter os pequenos em ambientes arejados. Depois dos seis meses, é indicado oferecer água várias vezes ao dia. 

Uma dúvida comum diz respeito à ingestão de água durante o aleitamento materno. Para os bebês que estão em aleitamento materno exclusivo, não é necessário oferecer água e nenhum outro alimento. O leite materno hidrata perfeitamente e deve ser oferecido sob livre demanda. 

Brotoejas 

São lesões de pele comuns nos dias quentes devido ao suor e obstrução das glândulas sudoríparas. Causa lesões avermelhadas, principalmente, no rosto e tórax, mas podem aparecer em qualquer parte do corpo. Podem ser assintomáticas ou causar desconforto pelo prurido. 

Para evitar o aparecimento das brotoejas, é preciso manter o bebê com roupas leves e de algodão e ambiente arejado . Na maioria das vezes, o problema desaparece sozinho, quando o calor e a umidade do ambiente diminuem. 

Anotou as dicas? Agora é só colocá-las em prática para deixar seu bebê fresquinho, saudável e confortável neste verão! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu