Blog Bem Panvel

Saúde bucal infantil: conheça os cuidados e o passo a passo da escovação

Por 
 | 
19/04/2023
4 min. de leitura

A chegada do primeiro dentinho, entre os cinco e os sete meses de vida, dá início a uma nova rotina de cuidados com os bebês. A saúde bucal na infância é importante não apenas para a mastigação. Ela também está relacionada ao desenvolvimento, à socialização e ao bom desempenho na vida escolar.

Os dias que antecedem o nascimento de cada dentinho são marcados por irritação, choro, vermelhidão na gengiva, bochecha corada e produção de saliva em excesso. Os sintomas desconfortáveis tendem a desaparecer depois que o dente rompe a pele da gengiva.

Para dar início à higiene bucal dos bebês, é preciso usar a escova dental infantil, de cerdas bem macias. Por ter sabor mais agradável para a criança, o creme dental infantil é o mais indicado. É importante observar, na embalagem do creme dental, a quantidade de flúor adequada: sempre superior a 1 mil partes por milhão (ppm).


Nesta fase, a quantidade de creme dental infantil utilizada deve ser equivalente ao tamanho de um grão de arroz cru. “Essa regra será mantida até por volta dos três anos, quando a criança aprender a cuspir. Poderemos então passar a usar a referência de um grão de ervilha”, explica a dentista Kristal Moraes.

Passo a passo da escovação infantil

  • Primeiro passo: posicione a escova paralelamente à linha da gengiva. Durante 10 segundos, faça movimentos circulares em torno do dentinho. Quando os demais nascerem, escove por grupos de até quatro dentes por vez.
  • Segundo passo: faça com que as cerdas da escova deslizem da gengiva em direção à ponta dos dentes, incluindo a superfície interna.
  • Terceiro passo: com movimentos de vai e vem, escove também os dentes do fundo da boca.
  • Quarto passo: escove também as bochechas e a língua, locais de concentração de bactérias que podem provocar mau hálito.

É aconselhável que a escovação infantil ocorra duas vezes ao dia. O uso do fio dental deve ser introduzido à medida em que novos dentinhos forem nascendo um ao lado do outro. Também é importante fazer com que a criança sempre durma com os dentes escovados.

Quer uma dica da Panvel? A Escova Dental Panvel Infantil foi desenvolvida para limpar e proteger os dentes e gengivas dos pequenos de forma alegre e efetiva. Possui cerdas macias e cabeça com tamanho ideal para a escovação dos pequenos! Disponível em rosa e em azul.

A dentista Kristal explica que os enxaguatórios bucais devem ser evitados nesta fase: “se a criança tiver uma alimentação equilibrada, não há necessidade do uso. Como elas ainda não sabem cuspir e nem fazer bochecho, há risco de ela ingerir o enxaguante”. 

Saúde bucal na infância começa com o exemplo

Despertar nas crianças o cuidado com a saúde bucal é um dos hábitos mais importantes que os pais transmitem aos filhos na infância. Além do próprio exemplo, os adultos podem oferecer livrinhos e mostrar vídeos sobre o tema.

Cada vez que o adulto vai escovar os dentes, ele pode mostrar a escova e pedir ajuda para os pequenos escovarem os seus dentes, ainda de forma lúdica. Os pais também devem monitorar a escovação infantil.

“Até os sete anos de idade, a criança não tem a coordenação motora para fazer todas as higienizações bucais sozinha. Ela vai precisar de ajuda, pois vai ter algumas regiões da cavidade bucal que ela não vai conseguir fazer a remoção adequada da placa”, diz Kristal.

Primeira consulta com o dentista

A primeira visita do bebê ao odontopediatra pode ocorrer logo após o nascimento do primeiro dentinho. O bebê precisa consultar até o primeiro ano de vida para verificar possíveis problemas de freio e lesões bucais, além de orientar a higiene para os pais.

Depois desta avaliação inicial, a periodicidade das consultas será recomendada pelo profissional. Se o adulto quiser, pode convidar o filho a acompanhá-lo em suas próprias consultas, para se familiarizar com os cuidados com os dentes.

Troca de dentes

Depois que a rotina de higiene bucal está consolidada, tem início outra fase que merece olhar atento dos pais: a troca dos dentes, que começa por volta dos seis anos.


“O primeiro molar normalmente nasce primeiro, antes da esfoliação dos outros dentinhos, ou simultaneamente, Ele está localizado atrás do último dente de leite e é extremamente importante. Os pais precisam ajudar na escovação porque a criança ainda não tem coordenação para limpar o dente lá atrás”, explica a dentista.

A troca completa da dentição pode ocorrer até os 12 anos de idade. Durante todo este período, e após, é importante que o consumo de açúcar seja controlado, já que é um dos principais fatores para o surgimento de cáries.

E aí na sua casa, como está a higiene bucal das crianças e as consultas ao odontopediatra? Conta pra gente nos comentários!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu