Blog Bem Panvel

Vírus da dengue: fique alerta às notícias falsas sobre a doença

Por 
 | 
02/04/2024
4 min. de leitura

Com o aumento no número de casos de dengue no país, cresceu também a quantidade de notícias falsas ou equivocadas relacionadas à doença. Desde a prevenção da picada do mosquito Aedes Aegypti até o tratamento para quem já tem algum sintoma da doença, informações falsas circulam em aplicativos de mensagem, redes sociais e até no boca a boca.

A  chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, Roberta Vanacôr, explica que o principal perigo das fake news relacionadas à dengue é retardar a procura pelo atendimento médico.

“A dengue tem um curso muito rápido entre os primeiros sintomas e o agravamento, caso ele venha a acontecer, e até mesmo o óbito. Todo o óbito por dengue é, a priori, evitável, desde que o paciente busque atendimento adequado e seja manejado adequadamente, seguindo o fluxograma estabelecido pelo Ministério da Saúde”, afirma Roberta Vanacôr.

O mais importante a se fazer, de acordo com Roberta,  é não se medicar e buscar atendimento médico o mais rápido possível ao manifestar um ou mais sintomas da dengue:

  • Febre alta
  • Dor no corpo
  • Dor atrás dos olhos
  • Manchas vermelhas na pele
  • Diarreia
  • Vômitos

Informações sobre o manejo clínico da dengue podem ser acessadas no site da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul. “Colocamos o fluxograma na metodologia e um aplicativo onde o próprio paciente pode fazer sua autoavaliação e obter a classificação de risco de acordo com os sintomas”, indica a farmacêutica. A mesma ferramenta tem uma versão para profissionais de saúde, permitindo que classifiquem adequadamente os pacientes conforme sinais e sintomas.
Conheças notícias falsas sobre a dengue que circulam em redes sociais e grupos de aplicativos de mensagem.

1. A dengue pode ser tratada com ingredientes alternativos como folha de mamão, suco de laranja com inhame, suco de limão e caldo de cana.

É falso! Não existem estudos que comprovem que esses ingredientes são eficazes para reduzir os sintomas da doença. É importante ressaltar que ainda não existem medicamentos com eficiência comprovada para reduzir ou eliminar o vírus da dengue do organismo. O tratamento da dengue, atualmente disponível, é para alívio dos sintomas. Para as dores no corpo, analgésicos; para febre, antitérmico. O importante é procurar o serviço de saúde e evitar a automedicação, pois há muitos medicamentos que são usados para dor no corpo e podem facilitar a ocorrência de hemorragia.

2. Repelente caseiro feito com limão, vela e cravo é eficaz para afastar o mosquito da dengue.

É falso! O repelente deve alterar o cheiro do corpo, confundindo assim o mosquito e evitando que se aproximem da pele. A receita em questão não tem eficácia comprovada. Por isso, prefira sempre os repelentes aprovados pela Anvisa, com ação comprovada.

3. Borra de café queimada também atua como um repelente natural contra o mosquito da dengue.

É falso! Ao contrário do que circula na internet, o cheiro do café ou da borra de café não é suficiente para impedir o mosquito de entrar nas casas ou picar as pessoas. A melhor alternativa para evitar a contaminação ainda é seguir as medidas tradicionais, eliminando os focos do mosquito, usando repelentes aprovados pela Anvisa e instalando telas nas janelas.

4. A vitamina B  atua como repelente do mosquito.

É falso! A crença popular de que ingerir  vitaminas do complexo B ajuda a afastar o Aedes aegypti  já foi desmentida por estudos científicos.

5. A vacina contra a dengue é transgênica, altera o DNA e pode provocar câncer.

É falso! A vacina contra a dengue é uma forma eficaz de prevenir a contaminação pelos quatro sorotipos do vírus. A imunização é segura e não tem o poder de alterar o DNA da pessoa vacinada, nem de facilitar o desenvolvimento do câncer. A dica é se vacinar assim que a imunização estiver disponível na sua cidade.

Exame da dengue

Se você manifestou algum dos sintomas acima, pode realizar um exame rápido em uma das nossas salas de Panvel Clinic. O teste é indicado para pessoas com sintomas sugestivos de dengue entre 3 a 10 dias. A coleta de uma gota de sangue detecta todos os quatro tipos de vírus circulantes no Brasil.

A compra do teste pelo site ou App Panvel garante a realização do serviço, que deverá ser feito presencialmente em uma das lojas credenciadas. Veja o passo a passo:

  • Após clicar no botão Comprar, dirija-se a sua cesta de compras, e defina a forma de entrega como Retirada na loja;
  • Em seguida, selecione a loja em que você deseja realizar o teste;
  • Escolha entre as opções de pagamento cartão de crédito ou débito em folha e finalize a compra;
  • Após receber a confirmação da compra você poderá se deslocar até a loja escolhida para a realização do teste com um documento de identidade.

Se o resultado do teste for positivo, procure assistência médica imediatamente. E mesmo se o resultado for negativo, não descuide da prevenção - ela é a melhor maneira para evitar os riscos da dengue!

Agora que você já sabe que algumas notícias sobre a dengue não são verdade, procure verificar as informações sobre o vírus em sites confiáveis e procure evitar passar as notícias acima para mais pessoas.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu