Blog Bem Panvel

Vacinação completa para uma volta às aulas saudável e protegida

Por 
 | 
16/01/2024
5 min. de leitura

Os preparativos para a volta às aulas envolvem toda a família e são vividos com expectativa tanto pelas crianças e adolescentes, como pelos adultos. Neste período de diversão pela escolha dos novos materiais didáticos, antes mesmo das aulas começarem, os pais têm um tema de casa: checar se a carteira de vacinação dos filhos está completa. Este é o período de levá-los para tomar as doses faltantes, de preferência, antes do primeiro dia na creche ou na escola.

Por ter o sistema imunológico em desenvolvimento, bebês e crianças podem adoecer com mais facilidade. Antes de frequentar ambientes coletivos, como as salas de aula,  as crianças devem estar vacinadas contra doenças de transmissão interpessoal, como gripe, varicela e rubéola, entre outras. O esquema vacinal da maior parte das imunizações necessárias na infância é feito em três doses, além dos reforços. Por isso, é momento de os pais redobrarem a atenção para evitar o contágio dessas e de outras doenças que podem ser transmitidas na escola. Reserve um tempo para revisar se alguma delas ficou para trás e administrá-la em dia antes de colocar a mochila nas costas dos pequenos.

Uma das doenças mais preocupantes na idade escolar é a meningite meningocócica, uma infecção bacteriana das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença mata uma em cada 10 pessoas infectadas - principalmente crianças e jovens - e deixa uma em cinco com incapacidades de longa duração, como convulsões, perda de audição e visão, danos neurológicos e deficiência cognitiva. A proteção ocorre com a vacinação.

Conheça as vacinas para deixar seu filho protegido antes da volta às aulas:


Vacina Meningite ACWY

Protege contra meningites e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y. É indicada para crianças a partir de 2 meses e adolescentes, além de adultos e idosos com condições que aumentem o risco para a doença meningocócicas viajantes com destino às regiões onde há risco aumentado da doença.

Vacina Hexavalente

Uma dose que protege seu filho contra seis doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite (pólio), Haemophilus influenzae tipo B (Hib). O esquema de vacinação primária consiste em três doses administradas com intervalo mínimo de um mês, aos 2, 4 e 6 meses de idade. O reforço deve ocorrer pelo menos seis meses após a última dose do esquema primário, preferencialmente antes dos 18 meses.

Vacina Rotavírus

É indicada para a prevenção da gastroenterite por rotavírus em lactentes e crianças. A vacina é administrada por via oral em uma série de três doses. A primeira dose é administrada logo com seis semanas de idade. As outras duas doses são administradas com 1 a 2 meses de intervalo.

Vacina Pentavalente

Pode ser tomada a partir dos dois meses para ativar as defesas do organismo contra a difteria, tétano, coqueluche, poliomielite e infecções causadas por Haemophilus influenzae tipo b. A administração deve ocorrer em três doses nos seis primeiros meses de vida, com um intervalo de pelo menos um mês entre elas. A dose de reforço é recomendada no segundo ano de vida, com intervalo de pelo menos seis meses após completar o esquema de vacinação primário.

Vacina Pneumocócica 13

Deve ser tomada por crianças e adolescentes entre 6 semanas e 17 anos de idade para se proteger contra 13 sorotipos da bactéria chamada Streptococcus pneumoniae, causadora de doenças pneumocócicas como meningite, sepse, bacteremia, pneumonia  e otite média. Conheça o esquema vacinal:

  • Lactantes até 6 meses: três doses, com quarta dose (reforço) entre os 12 e os 15 meses
  • Entre 7 e 11 meses: duas doses, com terceira dose (reforço) entre 12 e 15 meses
  • A partir de 23 meses: duas doses, sem necessidade de reforço
  • Acima de 24 meses: dose única

Pneumocócica 15

É indicada para proteger contra a doença pneumocócica causada por 15 tipos de bactérias chamadas Streptococcus pneumoniae ou pneumococos. A vacina pode ser administrada em crianças de 6 semanas a 17 anos de idade e em adultos de 18 anos de idade ou mais. Fique atento ao esquema vacinal recomendado:

  • Lactantes até 6 meses: quatro doses
  • Lactantes não vacinados de 7 a 12 meses: três doses
  • Crianças de 12 meses a 2 anos não vacinadas: duas doses.
  • Crianças a partir de dois anos não vacinadas ou com vacinação incompleta: uma dose

Vacina Tríplice Viral

É indicada para proteger crianças, adolescentes e adultos de sarampo, caxumba e rubéola. A Sociedades Brasileiras de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de de Imunizações (SBIm) recomendam duas doses: uma aos 12 meses e a outra aos 15 meses, podendo ser usadas a vacina SCR ou a combinada SCR-V (tetraviral). Já para crianças mais velhas, adolescentes e adultos não vacinados ou sem comprovação de doses aplicadas, a SBIm recomenda duas doses, com intervalo de um a dois meses.

Vacina Varicela

A imunização contra a varicela (catapora) é recomendada como rotina para crianças a partir de 12 meses. Todas as crianças, adolescentes e adultos suscetíveis (que não tiveram catapora) devem ser vacinados.

Vacinação é no Panvel Clinic

O Ministério da Saúde orienta a vacinação das crianças e dos adolescentes de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) possuem calendários de vacinação com recomendações que complementam o PNI, abrangendo também vacinas que atualmente só estão disponíveis na rede privada para a imunização das crianças e dos jovens. No Panvel Clinic, a aplicação de vacinas é realizada sem filas, por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos, seguindo todos os protocolos. Também há conforto e horários flexíveis para que toda a família possa se imunizar em um único lugar.

É possível comprar a vacina diretamente na loja ou pelo App Panvel, pelo site ou Televendas Alô Panvel. Para tirar dúvidas e agendar o serviço, ligue ou adicione o WhatsApp do Panvel Clinic: (51) 3218-9000. Algumas vacinas necessitam de receita médica. A não apresentação da receita implicará na não aplicação da vacina. Você não receberá nenhum produto físico além do cupom fiscal. Este processo garante a você a realização da aplicação da vacina na loja Panvel escolhida por você. A apresentação de um documento com foto é obrigatória para a administração da vacina.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu