Blog Bem Panvel

Outubro Rosa: conheça a vacina com proteção mais ampla contra o câncer de colo de útero

Por 
 | 
23/10/2023
3 min. de leitura

Outubro é mês de fazer os exames e colocar os cuidados preventivos de saúde em dia, e não apenas em relação ao câncer de mama. O câncer no colo do útero, causado pelo papilomavírus humano (HPV), é um dos que mais afetam a população feminina: a estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com o tumor de 2023 a 2025. Em 2020, o país registrou 6.627 mortes devido à doença.

O vírus do HPV infecta a pele ou as mucosas oral, genital ou anal de homens e mulheres e é facilmente transmitido na relação sexual: apenas o contato com a pele infectada já é o suficiente para a contaminação. É por isso que cerca de 80% da população já teve ou vai ter contato com o HPV durante a vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção pelo HPV geralmente não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Embora as manifestações possam surgir após dois meses do contato com o vírus, em alguns casos, pode levar até 20 anos até que a infecção desenvolva algum sinal físico. Quando não tratadas, as lesões podem levar ao desenvolvimento do câncer de colo de útero.

“O câncer de colo de útero é o terceiro câncer mais incidente em mulheres no Brasil. Está comprovado que a prevenção reduz a mortalidade e a incidência deste câncer, então a prevenção é importante e eficaz”, explica a ginecologista Maria Eduarda Sirena.

Fatores de risco para o câncer de colo de útero

Além da infecção pelo HPV, a ginecologista e obstetra Daiane Ferreira Acosta aponta alguns fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero:

  • Início precoce da atividade sexual
  • Múltiplos parceiros sexuais
  • Tabagismo
  • Imunodeficiência
  • Histórico de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)

Prevenção do câncer de colo de útero

Seja no Outubro Rosa ou no restante do ano, as visitas ao ginecologista e os exames de rotina devem ser priorizados na agenda. No consultório ginecológico, é possível realizar o Papanicolau, exame preventivo contra o HPV indicado para identificar lesões precursoras do câncer do colo do útero. O exame é considerado o melhor método para detectar câncer de colo do útero e suas lesões precursoras.

“Além do Papanicolau, hoje em dia já existem alguns testes moleculares que detectam o HPV no colo do útero. Eles têm indicações específicas, não é um exame de rotina, mas em algumas pacientes com lesão de baixo grau, ou a partir de certa idade, também pode ser indicado”, explica a doutora Maria Eduarda.

Vacinação contra o HPV

Tão importante quanto o acompanhamento médico é a imunização: vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz de se prevenir contra a infecção. A vacina nonovalente contra o HPV, aprovada no Brasil em 2023, é a recomendação preferencial, pois oferece proteção mais ampla contra as doenças associadas ao HPV. Saiba mais sobre o imunizante:

  • Oferece proteção contra nove tipos de papilomavírus humano (HPV): 6, 11, 16, 18, 31, 33, 45, 52 e 58.
  • Previne cânceres do colo do útero, da vulva, da vagina e do ânus.
  • É eficaz contra lesões pré-cancerosas ou displásicas, verrugas genitais e infecções persistentes
  • É indicada para meninas e mulheres dos nove aos 45 anos e para meninos e homens entre nove e 45 anos. A vacinação deve começar o mais cedo possível.

Como fazer o agendamento da vacina?

A vacina nonovalente contra o HPV já é oferecida no Panvel Clinic mais próximo da sua casa.A compra da vacina pode ser feita pelo Site ou App Panvel, e a aplicação deverá ser feita presencialmente em uma das lojas Panvel credenciadas. É necessária apresentação de receita médica no momento da vacinação.

Confira passo a passo para comprar a vacina nonovalente contra o HPV:

  1. Você deve escolher uma loja Panvel Clinic para realizar o serviço na opção "retirada na loja"
  2. A nota fiscal estará disponível no Site e APP em sua conta, na área de "Pedidos"
  3. Assim que a nota fiscal for gerada, você receberá um e-mail com instruções sobre os próximos passos e agendamento
  4. Não esqueça de levar um documento com foto e a receita médica no momento da vacinação.

Se você ficou com qualquer dúvida sobre a vacina nonovalente contra o HPV, converse com o seu médico.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Outubro Rosa: conheça a vacina com proteção mais ampla contra o câncer de colo de útero”

    1. Olá, Maria! Primeiramente, muito obrigada pelo interesse em nosso Blog e em nossos serviços de vacinação.

      Atualmente, não temos indicação de uso da vacina nonovalente contra o HPV na faixa acima de 45 anos em bula, porém caso tenha interesse em obtê-la, indicamos buscar uma avaliação médica com seu profissional de confiança para verificar se há a possibilidade de um uso "off label".

      Esperamos ter ajudado, e #FiqueBem! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu