Blog Bem Panvel

Conheça os principais problemas da tireoide que afetam o bom funcionamento do organismo

Por 
 | 
30/05/2023
3 min. de leitura

Um órgão em forma de mariposa localizado no pescoço, sobre a clavícula, é responsável por produzir hormônios fundamentais para o bom funcionamento do organismo. É a glândula tireoide, que pertence ao sistema endócrino e utiliza iodo para produzir os hormônios que regulam o metabolismo das células.

A glândula tireoide também estimula o metabolismo das vitaminas e influencia em variados estímulos fisiológicos, incluindo a geração de calor, o gasto cardíaco e a regulação do metabolismo ósseo, entre outros. É por isso que as disfunções na tireoide afetam a saúde e precisam ser detectadas por meio de exames como o oferecido nas salas do Panvel Clinic. O Exame Rápido de Tireoide é indicado para pessoas com suspeita de hipertireoidismo ou hipotireoidismo e pode ser usado para rastreamento, monitoramento ou auxílio no diagnóstico. É realizado através da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O resultado, junto com o laudo, fica pronto em 15 minutos.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 750 milhões de pessoas sofrem de algum problema da tireoide em todo o mundo. Desses, cerca de 60% não sabem que têm alguma patologia na glândula. As mulheres têm um motivo extra para ficar atentas, pois são as mais afetadas pelos problemas na região. Dos 16.660 novos casos de câncer de tireoide registrados por ano, 14.160 afetaram as mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

As principais alterações na tireoide são:

  • Hipotireoidismo:quando o funcionamento da glândula está insuficiente
  • Hipertireoidismo: quando há excesso de produção de hormônios pela tireóide
  • Nódulos tireoideanos: formação de caroços sólidos ou cheios de líquido, muitas vezes assintomáticos


“O hipotireoidismo é mais prevalente em mulheres e a incidência aumenta com a idade em ambos os sexos. O hipertireoidismo e os nódulos tireoidianos também são mais comuns em mulheres”, explica a endocrinologista Luciana Penno.

Tanto o hipertiroidismo quanto o hipotireoidismo e outros problemas associados à tireoide podem apresentar sintomas e mudanças físicas. Veja abaixo.

Sintomas do hipotireoidismo

  • Fadiga
  • Aumento inexplicável de peso
  • Cãibras musculares
  • Baixa frequência cardíaca
  • Problemas de memória

Sintomas do hipertireoidismo

  •  Insônia
  • Emagrecimento involuntário
  • Tremores
  • Taquicardia
  • Suor excessivo
  • Diarreia
  • Ansiedade e irritabilidade.

“Já quando falamos do nódulo tireoidiano, na maioria das vezes é assintomático, sendo percebido como uma nodulação na região anterior do pescoço”, explica a endocrinologista. Quando há sintomas, eles são: rouquidão ou alteração na voz, dor no pescoço, problemas respiratórios (especialmente ao se deitar), fatiga, perda de cabelo e menstruação irregular ou abundante

Diagnóstico dos problemas da tireoide

É possível detectar as alterações na tireoide por meio do Exame Rápido  de Tireoide disponível nas salas do Panvel Clinic. O resultado, junto com o laudo, fica pronto em 15 minutos.

O endocrinologista é o médico especializado na tireoide. Ele também pode obter o diagnóstico de problemas na tireoide com uma análise de sangue que inclua o hormônio estimulante desta glândula. O resultado abaixo ou acima do normal indicará o diagnóstico de hipertireoidismo ou hipotireoidismo.

Exames complementares, como ultrassons, biópsias ou estudo de captação de iodo radioativo podem ser solicitados pelo endocrinologista.

Tratamento dos problemas da tireoide

Muitos casos de hipotireoidismo e hipertireoidismo tem origem autoimune: anticorpos produzidos pelo próprio corpo destroem ou estimulam a glândula tireoide.

Ainda que não se possa falar em uma prevenção específica para os problemas da tireoide, hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares, não fumar, controle do peso e do estresse podem atuar no combate desse tipo de doença. E se manifestar algum dos sintomas descritos aqui na matéria, procure um endocrinologista.

Cada doença da glândula tireoide e cada caso requer um tratamento específico. “O tratamento depende da patologia diagnosticada. Pode ser feito com medicamentos, iodo radioativo ou cirurgia, a depender do caso”, explica a endocrinologista.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu