Blog Bem Panvel

Testes de diagnóstico são aliados do tratamento do HIV e das Infecções Sexualmente Transmissíveis

Por 
 | 
11/12/2023
4 min. de leitura

Em todo o Brasil, o último mês do ano marca uma mobilização nacional contra o HIV/Aids. É o Dezembro Vermelho, uma campanha que alerta para a importância da conscientização, da prevenção e da realização periódica de testes, além do combate ao preconceito e à discriminação que ainda envolvem o diagnóstico.

O HIV é a sigla em inglês para o Vírus da Imunodeficiência Humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças, e provoca a Aids. Mais de 1 milhão de pessoas vivem com HIV/Aids no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.

Prevenção do HIV e das ISTs

Por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), o HIV é transmitido principalmente pelo contato sexual sem o uso de preservativo. Por isso a importância do uso da camisinha masculina ou feminina: além de prevenir do HIV, ela protege também de ISTs como a sífilis e as hepatites virais.

A médica sanitarista Letícia Ikeda, chefe da Divisão de Unidades Próprias da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, alerta que, embora já exista tratamento efetivo para o controle do HIV, ele ainda não tem uma cura. E nos casos em que há o desenvolvimento da Aids, há risco de associar a outras doenças graves, o que pode levar o paciente à morte. Portanto, é sempre melhor prevenir.

“Temos as ISTs que são curáveis, como a sífilis, que podem causar graves danos à saúde incluindo sequelas neurológicas e morte. Elas afetam todas as idades e na transmissão congênita geram abortos, mortes e mal formações nos bebês”, diz a médica.

A médica explica que, atualmente, é realizada a prevenção combinada do HIV:  um conjunto de medidas e estratégias que, usadas em conjunto ou isoladamente, permitem que pessoas e grupos evitem a infecção pelo vírus. Esses cuidados envolvem o tratamento de todas as Pessoas Vivendo com HIV/Aids (PVHA), o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs e a redução de danos. “Mas o uso de preservativo é fundamental para compor este cuidado”, afirma Letícia.

A importância da testagem de HIV

Além do preservativo, a testagem de HIV regular também é uma forma de prevenção do HIV e das ISTs. Isso ocorre porque, caso a pessoa seja infectada, ela saberá disso e poderá realizar corretamente o tratamento. “No caso do HIV, ela ficará com a carga viral indetectável e não mais transmitirá o vírus, que também é mais uma forma de prevenir”, explica a médica.

Os testes de detecção do HIV e  de outras ISTs são recomendados como rotina (pelo menos uma vez por ano) para todas as pessoas com vida sexual ativa. O teste deve ser repetido antes se houver uma exposição ao HIV ou a outra IST.

“É extremamente importante que as pessoas se testem com regularidade e a cada exposição, pois o diagnóstico precoce permite à pessoa tratar-se oportunamente, manter a carga viral indetectável e não ter perda imunológica. Além de não transmitir mais o vírus, a pessoa não desenvolverá a doença e poderá ter uma vida sadia e plena vivendo com HIV”, afirma a médica sanitarista. No caso de gestantes,  é importante que a testagem seja realizada pela mulher e seus parceiros durante o pré-natal, no parto e após o parto.

Tratamento do HIV/Aids

O tratamento do HIV ocorre através de medicações, chamadas de antirretrovirais. Elas são capazes de controlar a infecção e impedir e até reverter a evolução para Aids. De acordo com Letícia, o medo do preconceito faz com que muitas pessoas deixem de se testar e de se tratar. Os testes, as profilaxias e o tratamento para o HIV estão disponíveis gratuitamente pelo SUS em todo o território nacional.

“Costumo dizer que o preconceito mata tanto ou mais que a doença. Somente se nos livrarmos do preconceito, estigma e discriminação vamos ser capazes de evitar novas infecções e de cuidar das pessoas que vivem com HIV para, um dia, a Aids deixar de ser um problema de saúde pública no Brasil e no mundo”, diz Letícia.

Prevenção com o Panvel Clinic

O Panvel Clinic oferece uma série de soluções para prevenção e detecção de ISTs como o HIV, a sífilis e as hepatites virais. Os procedimentos são realizados em horários flexíveis, em salas reservadas e por farmacêuticos capacitados. Conheça as soluções:

  • Exame Rápido HIV/Sífilis Ecodiagnostica: teste laboratorial seguro e com total sigilo de informações, realizado nas salas Clinic para proporcionar maior conforto e comodidade. O teste é feito através da coleta de uma gota de sangue e o resultado do teste sai em até 15 minutos após a coleta.
  •  Exame Rápido HCV-Hepatite C: indicado para pacientes com sintomas sugestivos ou em investigação de infecção pelo vírus da Hepatite C. É realizado nas salas do Panvel Clinic.

Agora que você sabe a importância da prevenção e do diagnóstico, procure incluir a testagem regular do HIV e das ISTs na sua agenda. Com uma rotina de cuidado com a saúde, fica tudo bem!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu