Blog Bem Panvel

Meningite: descubra o que é, sintomas e como prevenir

Por 
 | 
16/08/2023
5 min. de leitura

O cuidado com a saúde deve sempre vir em primeiro lugar, principalmente quando condições como a meningite atinge nosso organismo.

Só no primeiro semestre de 2023, o Estado de São Paulo registrou mais de 2 mil casos, de acordo com a secretaria de saúde.

Comparada com os números do mesmo período do ano passado, as ocorrências aumentaram em 23%. Por isso, é fundamental ficar atento à condição para evitar o desenvolvimento da doença.

Neste conteúdo da Panvel, você descobrirá tudo o que precisa sobre o assunto, como sintomas, formas de prevenção e muito mais. Acompanhe a seguir!

Você também pode ser ajudado com: Vacina infantil: imunidade para as crianças se protegerem de doenças

O que é a meningite?

Para garantir maior segurança de toda sua família, é fundamental conhecer mais sobre a condição. Saiba que a meningite é a inflamação das três membranas, conhecidas como meninges.

A condição é considerada preocupante por atingir essas partes em específico que envolvem o cérebro e protegem a medula espinhal, além de outras partes do sistema nervoso central.

Dessa forma, a doença acaba prejudicando essas regiões, afetando o transporte do oxigênio para as células do nosso corpo.

Além disso, vale ressaltar que a condição pode evoluir rapidamente pelo organismo.

Causas e tipos de meningite

Pessoas de qualquer idade podem contrair a doença, causada por variados agentes infecciosos. As causas estão relacionadas a fungos, bactérias e, principalmente, vírus.

Por isso, existem diferentes tipos de meningites que atingem várias pessoas, principalmente crianças menores de 5 anos. Entre as mais comuns e recorrentes, está a bacteriana.

A meningite bacteriana é considerada uma das mais perigosas, por ser transmitida através de tosse, beijo, espirro, entre outros.

Neste processo, a bactéria acaba se instalando na corrente sanguínea do paciente, onde consegue chegar até o cérebro. As principais bactérias são:

  • Streptococcus Pneumoniae;
  • Neisseria Meningitidis;
  • Haemophilus influenzae;
  • Listeria Monocytogenes.

Outro tipo bastante popular é a meningite viral, porém, não é considerada tão grave. Na maioria dos casos, o paciente não necessita de tratamento específico.

Além disso, é importante ressaltar que o vírus causador pode ser adquirido por água ou alimentos contaminados. 

Já a meningite fúngica é bastante incomum de aparecer, no entanto, pode ser bastante prejudicial à saúde, causando a morte de pacientes.

Quais são os principais sintomas da meningite?

Como existem vários tipos, os sintomas da doença podem variar bastante. Além disso, a idade também influencia nos sinais.

Embora os sintomas sejam diferentes devido aos tipos, não é possível identificar a apenas por meio deles. Por isso, é importante consultar um médico especialista para auxiliar da melhor forma.

Dessa forma, ele consegue realizar o diagnóstico da doença, direcionando o tratamento adequado ao paciente. Confira abaixo os principais efeitos colaterais de cada um dos tipos da doença.

Bacterianas

Os sinais da doença são:

  • Dor de cabeça intensa;
  • Febre alta;
  • Irritabilidade;
  • Náuseas e vômitos;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Confusão mental.

Viral

Nesse caso, os sinais da doença são:

  • Falta de apetite;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Irritabilidade;
  • Náuseas ou vômitos.

Fúngica

Os sinais da doença são:

  • Dor de cabeça forte;
  • Convulsões;
  • Cansaço e sonolência;
  • Confusão mental.

É fundamental conhecer todos eles, pois eles poderão auxiliar na identificação da síndrome no seu organismo.

Prevenção da doença

Uma das formas mais eficazes de prevenir a doença é por meio da vacina, principalmente as mais graves.

A prevenção é um fator muito importante, por isso, existem milhares de campanhas de imunização do Governo Federal incentivando a população a se vacinar.

Geralmente, os imunizantes são bastante recomendados para pessoas que tiveram contato com alguma pessoa doente, principalmente no ambiente domiciliar.

Além disso, pessoas que possuem maiores risco de adquirir a condição também precisam garantir sua imunização.

Atualmente, existem vacinas direcionadas para diferentes tipos da doença, além das suas condições relacionadas, que incluem:

  • Vacina Penta: atua na proteção contra doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae sorotipo B;
  • Vacina Hexavalente: atua na proteção contra difteria, tétano, coqueluche (tosse comprida), hepatite B, poliomielite e doenças graves causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.
  • Pneumocócica 13-valente: atua na proteção contra doenças invasivas causadas pelo Streptococcus pneumoniae;
  • Vacina Pneumocócica 23-valente: atua na proteção contra condições causadas pelo Streptococcus pneumoniae;
  • Vacina BCG: atua na proteção contra formas graves, como meningite tuberculosa;
  • Vacina Meningite B: atua na proteção de pessoas a partir de 2 meses a 50 anos contra a doença causada pela bactéria Neisseria meningitidis do grupo B.
  • Vacina Meningite Acwy: atua na proteção contra Meningites e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Por fim, além da imunização, o diagnóstico precoce da doença também é uma forma de prevenir e evitar epidemias da condição.

O importante é garantir sua segurança contra os agentes infecciosos, que podem causar a doença no seu organismo. Procure a melhor forma de garantir a sua prevenção e de toda família.

Quem deve se vacinar contra a meningite?

Como a doença pode atingir qualquer pessoa, crianças, adolescentes e adultos devem se vacinar contra os agentes infecciosos.

Porém, é importante ressaltar que existem vacinas específicas para cada idade.

Tratamento mais indicado

O tratamento da doença é definido apenas pela identificação do tipo de meningite. Assim, que avaliado pelo médico, o profissional vai indicar a melhor forma de tratar da condição.

Geralmente, o tratamento envolve o uso de antibióticos intravenosos e repouso. No entanto, nos casos mais graves, há necessidade de internação do paciente.

Verdades e mentiras da doença

Agora que você já sabe mais sobre a doença, que tal descobrir alguns mitos e verdades sobre a meningite?

Lembre-se que a desinformação pode prejudicar a saúde de muitas pessoas.

Meningite fúngica não é grave

Mentira! Embora seja rara, a meningite causada por fungos é um dos tipos mais perigosos, que podem causar o falecimento de pacientes.

Crianças e adultos podem adquirir a doença

Verdade! Crianças e adultos estão suscetíveis a adquirir a doença, podendo ser em qualquer idade.

A meningite não é transmissível

Mentira! A meningite é uma condição transmissível, que pode ser passada de pessoa para pessoa através da saliva.

A vacinação é eficaz

Verdade! A imunização é uma das principais formas de prevenção contra os agentes infecciosos.

A meningite é uma condição de saúde que merece toda atenção possível. E para você garantir a segurança de toda família, a imunização é necessária. Com as vacinas, é possível se proteger contra os causadores da doença.

Na Panvel Farmácias, você consegue garantir a sua saúde. Isso porque, é possível encontrar serviços de imunização contra meningite através do Panvel Clinic. Acesse aqui e agende sua imunização.

Fontes de referências:

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu