Blog Bem Panvel

A importância da prevenção e dos exames de triagem para detecção do HIV e da Sífilis

Por 
 | 
06/02/2024
3 min. de leitura

No Carnaval, a distribuição de preservativos e as campanhas de conscientização reforçam a importância da proteção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da camisinha masculina e feminina, o diagnóstico precoce e o tratamento também são uma importante estratégia de prevenção das ISTs.

Os boletins epidemiológicos mais recentes do Ministério da Saúde mostram um cenário de altas taxas de incidência de ISTs como o HIV e a sífilis. A situação se agrava na região Sul, que tem a maior taxa de detecção de sífilis adquirida para cada 100 mil habitantes.

Muitas das ISTs são assintomáticas e todas elas têm prevenção e tratamento. No caso do HIV, embora já exista tratamento efetivo para o controle da doença, ela ainda não tem uma cura. E nos casos de desenvolvimento da Aids, há risco de associação a outras doenças graves, o que pode levar o paciente à morte.

Já a sífilis tem tratamento e cura, mas muitas vezes a infecção passa despercebida, pois a lesão inicial é indolor e pode ocorrer em uma região interna (vaginal, anal ou oral). Além disso, a sífilis também pode ser transmitida da gestante infectada para o feto. Se o tratamento adequado não for realizado, pode haver um quadro de sífilis congênita capaz de levar a malformações fetais como cegueira e déficit motor e cognitivo, entre outras sequelas.

Prevenção com o Panvel Clinic

A recomendação é de que os exames de triagem para ISTs como o HIV e a sífilis sejam realizados pelo menos uma vez por ano por todas as pessoas com vida sexual ativa. O exame deve ser repetido se houver sexo desprotegido.

No Panvel Clinic, osexames de triagem do HIV e da sífilis são realizados com segurança e sigilo por farmacêuticos capacitados para fazer a testagem e o acolhimento das pessoas, com uma visão integrada do sistema público de saúde e do privado. Os testes são realizados em ambiente discreto e cômodo. O resultado fica pronto em até 15 minutos.

Em um único atendimento é realizada a execução, leitura e interpretação do resultado do exame. Caso ocorra alguma alteração nos resultados, o farmacêutico fará um encaminhamento médico fornecendo subsídios sobre o seu estado de saúde, dando sequência à jornada de cuidado. Conheça o exame:

  • Exame Rápido HIV/Sífilis Ecodiagnóstica: exame laboratorial seguro realizado nas salas Clinic para proporcionar maior conforto e comodidade. É feito através da coleta de uma gota de sangue e o resultado sai em até 15 minutos após a coleta.

Tratamento do HIV/Aids

O tratamento do HIV ocorre através de medicações, chamadas de antirretrovirais. Elas são capazes de controlar a infecção, impedir e até reverter a evolução para a Aids. Todo o tratamento para o HIV está disponível gratuitamente pelo SUS em todo o território nacional.

Agora que você sabe a importância da prevenção e do diagnóstico, procure incluir a testagem regular das ISTs na sua agenda. Com uma rotina de cuidado com a saúde, fica tudo bem!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu