Blog Bem Panvel

Segunda dose da vacina contra o herpes zoster garante imunização completa

Por 
 | 
11/10/2022
3 min. de leitura

Você já tomou a primeira dose da vacina contra o herpes zoster? Então anote na agenda a data da segunda injeção para garantir a imunização do organismo. A segunda aplicação deve ocorrer dois meses após a primeira. Se for preciso, o intervalo entre as doses pode ser de seis meses.

Caso ainda não tenha iniciado a imunização, que tal se informar sobre seus benefícios? A vacinação contra o herpes zoster já está disponível na Panvel. É mais uma opção de imunizante para cuidar bem de você e da sua família. Sai

Sintomas do herpes zoster
O herpes zster, ou cobreiro, é uma doença que pode apresentar pequenas bolhas, em qualquer parte do corpo, que podem ser extremamente dolorosas. As lesões na pele características da doença também podem provocar:

  • Ardor, coceira
  • Febre
  • Dores nos nervos
  • Sensação de formigamento, agulhadas, adormecimento ou pressão
  • Mal-estar e dor de cabeça

Origem na catapora

O herpes zoster tem origem na catapora. Isso porque, depois que uma pessoa adquire a catapora, o vírus causador permanece adormecido dentro do corpo por toda a vida. A reativação do vírus e a consequente manifestação do herpes zoster está associada a uma série de fatores de risco, como o envelhecimento ou baixa do sistema imune causada por medicamentos ou outras condições que enfraquecem a imunidade.

Cerca de 99,5% dos adultos com mais de 40 anos já possuem o vírus adormecido e estima-se que 1 em cada 3 indivíduos manifestam a doença. Os dados são do Centers for Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos,

A ocorrência do herpes zoster é mais frequente em pessoas com mais de 50 anos e adultos com o sistema imunológico debilitado: conforme envelhecemos, nossa imunidade enfraquece, o que pode permitir a reativação do vírus da catapora, causando o herpes zoster.

Além das dores, a doença pode causar complicações longas e prolongadas, como a neuralgia pós-herpética: uma dor aguda nos nervos que pode persistir por anos e afetar até 30% dos pacientes com a doença.

Vacinação contra o herpes-zoster

Independentemente do quão saudável a pessoa se sinta, é impossível prever o momento em que o herpes zoster irá se manifestar. O tratamento dos sintomas da doença é feito com medicamentos. Medidas para evitar a propagação do vírus incluem lavar as mãos após tocar nas feridas e desinfetar objetos contaminados.

A prevenção é possível com a vacina contra o herpes zoster. A imunização está disponível apenas no sistema privado, com prescrição médica, para consumidores com mais de 50 anos, assim como para maiores de 18 anos imunossuprimidos com potencial de desenvolver a doença, como pessoas em tratamento oncológico ou que irão receber algum tipo de transplante.

Duas doses para garantir a imunização

Como falamos no início do texto, são necessárias duas doses, com intervalo entre dois meses e seis meses entre elas. No Panvel Clinic, as aplicações da vacina contra o herpes zoster são realizadas por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos e que seguem todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde.

É possível comprar o imunizante diretamente na loja, ou pelo App Panvel, pelo site Panvel.com ou televendas Alô Panvel. Basta escolher uma das unidades que contam com o serviço. Para conferir a lista destas filiais, tirar dúvidas e agendar o serviço, acesse o link www.panvel.com/vacinas ou entre em contato pelo WhatsApp do Panvel Clinic (51 3218-9000).

O Panvel Clinic tem horários flexíveis e a facilidade para as famílias se imunizarem em um único lugar. Este conforto é garantido através da ampla presença do serviço em diferentes cidades, tornando-o ainda mais próximo do cliente.

Agora que você já sabe mais sobre o herpes zoster, procure conversar com o seu médico sobre a prevenção da doença. Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Segunda dose da vacina contra o herpes zoster garante imunização completa”

  1. Gomes uma dose vacina herpes zoster,n fui orientada qto a segunda, está vacina n fabrica mais me orienta

    1. Olá, Ruth! O intervalo de aplicação da vacina da Herpes Zoster é de dois meses - quanto a vacina não ser do mesmo fabricante, indicamos solicitar orientação diretamente ao farmacêutico para se informar se é possível aplicar a segunda dose de um fabricante semelhante.

      Conte conosco e #FiqueBem! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu