Blog Bem Panvel

Conheça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais

Por 
 | 
24/05/2023
5 min. de leitura

Um problema de saúde silencioso, mas grave, que não costuma manifestar sintomas até o agravamento do quadro. Estamos falando da hepatite, um grupo de doenças caracterizadas por causarem inflamação do fígado. Entre os anos de 2000 e 2021, o Brasil teve 718.651 mil novos casos de hepatites virais (transmitidas por meio de vírus), de acordo com o Ministério da Saúde.

Apesar de ser evitável e ter tratamento, a inflamação do fígado provocada pelas hepatites é a segunda principal causa de morte entre as doenças infecciosas no mundo. Celebrado a cada 28 de julho, o Dia Mundial de Combate à Hepatite busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento e das medidas de prevenção.

“Essa é uma data muito importante para conscientizar a população que os sintomas das hepatites muitas vezes aparecem apenas em quadros avançados, como no caso das hepatites B e C, que podem evoluir para casos de cirrose e câncer no fígado”, explica a explica a gastroenterologista e hepatologista Josiane Fischer.

Sintomas da hepatite

O diagnóstico da hepatite viral é um dos principais desafios para o tratamento, já que a maioria dos casos é assintomática. Nos demais casos, os sintomas da hepatite são:

  • Cansaço
  • Febre
  • Mal-estar
  • Tontura
  • Enjoo
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Pele e olhos amarelados
  • Urina escura
  • Fezes claras


Tipos de hepatites virais

No Brasil, as hepatites virais mais comuns, de acordo com o Ministério da Saúde, são as provocadas pelos vírus A, B e C. Também estão presentes, com menor frequência, o vírus da hepatite D. Saiba mais sobre os tipos de hepatite viral prevalentes no Brasil:

  • Hepatite A: tem caráter benigno na maior parte dos casos, mas o curso sintomático pode aumentar com a idade. A transmissão ocorre pelo contato das fezes com a boca, geralmente pela ingestão de alimentos ou água inseguros durante a infância ou a adolescência ou por baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal.

  • Hepatite B: costuma se desenvolver de forma assintomática por anos até provocar complicações que podem ser fatais. O vírus da hepatite B esteve relacionado a 21,3% das mortes associadas às hepatites entre 2000 e 2017. A transmissão ocorre por via sexual e parenteral (material de manicure e pedicure, lâminas de barbear e depilar e procedimentos estéticos e cirúrgicos que não atendam às normas de biossegurança).

  • Hepatite C: é um dos vírus de hepatite mais severos, com 80% de chance de se tornar crônico após ser contraído. A transmissão ocorre por contato com sangue contaminado. Para evitar a infecção, é preciso evitar o compartilhamento de objetos que possam ter entrado em contato com sangue e usar preservativo nas relações sexuais.

  • Hepatite D: tipo de infecção que pode se desenvolver em pessoas que já têm o vírus da hepatite B. É considerada a forma mais grave de hepatite viral crônica, com progressão mais rápida para cirrose e maior risco de morte. A transmissão ocorre por relações sexuais sem preservativo, da mãe infectada para o filho durante a gestação ou o parto e pelo compartilhamento de materiais de higiene pessoal.

Prevenção das hepatites virais

As hepatites virais são doenças transmissíveis e, por isso, potencialmente preveníveis. De modo geral, para prevenir as hepatites virais é preciso:

  • Manter em dia a vacinação (disponível contra as hepatites A e B)
  • Usar preservativos
  • Não compartilhar de alicates de manicure e pedicure
  • Não compartilhar e seringas
  • Certificar-se do uso de materiais descartáveis se fizer tatuagens e piercings e

“As crianças já nascem com as vacinas contra as hepatites A e B no calendário vacinal. Esses imunizantes passaram a ser aplicados a partir de 1990. Por isso, é importante que os nascidos antes deste ano procurem fazer a vacinação especialmente contra a hepatite B.”, explica a gastroenterologista e hepatologista Josiane Fischer.

Além disso, para a prevenção da hepatite C, é preciso evitar compartilhar escovas de dentes, giletes, agulhas e cachimbos.

 
Exame da hepatite C

O Panvel Clinic oferece diferentes exames para detecção da hepatite. Eles podem ser realizados pelo nosso parceiro Grupo Exame ou ainda em nossas salas de serviços farmacêuticos.

  •  Exame Rápido HCV-Hepatite C: indicado para pacientes com sintomas sugestivos ou em investigação de infecção pelo vírus da Hepatite C. É realizado nas salas do Panvel Clinic.

  • Hepatite C-PCR: visa detectar a presença do vírus poucos dias após a exposição. É realizado pelo Grupo Exame, parceiro da Panvel.

  • Hepatite C Anti-HCV: realiza o diagnóstico de infecção atual ou anterior pelo vírus da hepatite C, com janela imunológica de aproximadamente 70 dias. É realizado pelo Grupo Exame, parceiro da Panvel.

    ●       Hepatite B Hbsag: é solicitado pelo médico para saber se a pessoa está infectada ou teve contato com o vírus da hepatite B, geralmente durante o período de incubação, de duas a seis semanas após a exposição. É realizado pelo Grupo Exame, parceiro da Panvel.

    ●       Hepatite A Anti-hva Igm: indica a infecção recente pelo vírus HVA. É realizado pelo Grupo Exame, parceiro da Panvel.

  • Hepatite B Anti-hbs: verifica a imunidade contra o vírus da hepatite B, seja ela adquirida por meio da vacinação ou através da cura da doença. É realizado pelo Grupo Exame, parceiro da Panvel.


Tratamento das hepatites

O diagnóstico precoce das hepatites permite dar início ao tratamento imediato da doença, evitando o desfecho para quadros mais graves. Há antivirais específicos para a hepatite A, B e C que atuam para ajudar o corpo a combater o vírus. O tratamento é orientado pelo médico hepatologista, responsável pelo tratamento das doenças do fígado.

“Ainda não conseguimos curar a hepatite B, mas é possível tratá-la. A hepatite C já tem cura: geralmente é um tratamento de três meses com medicamentos fornecidos pelo SUS. Nossa ideia é, em alguns anos, eliminar a hepatite C. Por isso é importante que as pessoas testem para que possamos tratá-la e eliminar a transmissão”, afirma a médica.

Você já fez os testes de diagnóstico de hepatite disponíveis? Que tal aproveitar o Dia Mundial de Combate à Hepatite para realizar o exame?

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu