Blog Bem Panvel

Conheça os fatores de risco para a pressão alta e saiba como prevenir a hipertensão arterial

Por 
 | 
26/04/2023
3 min. de leitura

Uma doença crônica que atinge mais de 38 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, é também um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como cardiovasculares e renais.

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, ocorre quando o coração realiza um super esforço para exercer sua função de bombear o sangue.


A pressão arterial é a pressão exercida pelo coração sobre as artérias, para que o sangue possa circular por elas, chegando a cada órgão. A pressão abaixo de 12/8 pode ser considerada normal para algumas pessoas. Já valores iguais ou superiores a 14/9 são considerados hipertensão para todos os pacientes.


A cardiologista Mariana Porto explica que a pressão alta é desencadeada por uma série de motivos: “existem fatores de risco que não podem ser mudados, como a genética e o envelhecimento. Mas há muitos outros que podem ser modificados, pois estão relacionados ao estilo de vida”.

Os principais fatores causadores da pressão alta associados ao estilo de vida são:

  • Obesidade ou sobrepeso
  • Alto consumo de sódio e álcool
  • Sedentarismo
  • Apneia do sono
  • Uso de alguns medicamentos

Prevenção da hipertensão

  • Cuidado com o sono
  • Cuidado com a alimentação: evitar o consumo de ultraprocessados (refrigerantes, salgadinhos, bolachas)
  • Prática de exercícios físicos: se regular, ajuda na prevenção e manejo da pressão alta, preferencialmente com combinação de atividades aeróbica e de força
  • Cuidados com o estresse crônico

Regulação da pressão arterial

Além das medidas mencionadas pela cardiologista, para fazer a regulação da pressão arterial é preciso observar o uso de medicamentos e tratar outras condições de saúde que possam existir.

Diagnóstico de hipertensão: e agora?

Se você recebeu o diagnóstico de hipertensão, essa pode ser a grande oportunidade de mudar hábitos e dar os primeiros passos rumo a um estilo de vida mais saudável. “Seja qual for o cenário do paciente, ele precisa mudar algumas coisas, como as que já mencionamos, como alimentação, prática de exercícios físicos e rotina adequada de sono”, diz a cardiologista.

Os medicamentos podem ser usados em pacientes com a pressão muito alterada ou que têm outros fatores de risco para o desenvolvimento de problemas do coração. Porém, muitos pacientes podem ser tratados apenas com a mudança de estilo de vida.

“A pessoa com hipertensão arterial vai precisar fazer visitas mais constantes ao cardiologista, mas a partir do momento em que o tratamento está estabilizado e a pressão controlada, tudo vai ser organizado. No início, pode ser que precise um pouco mais, para ajustar o remédio ou fazer a verificação se foi possível controlar a pressão sem medicamentos”, afirma Mariana.

Sintomas da hipertensão

Um dos principais problemas da hipertensão é que ela é assintomática. Ainda que sinais como tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão possam ser um alerta, a pressão alta geralmente é silenciosa.

É comum que  o diagnóstico de hipertensão ocorra por conta de uma complicação. Por isso é tão importante fazer aferições eventuais. O indicado é que uma pessoa que tenha a pressão normal faça a medição pelo menos uma vez por ano no consultório médico.


Hipertensão em pessoas jovens

A pressão alta costuma aparecer dos 35 aos 55 anos, mas têm sido cada vez mais comuns os casos em pessoas mais jovens, devido ao estilo de vida.

“A pandemia acelerou muito esse processo. Quando falamos de pressão alta, estamos falando de estilo de vida. São coisas indissociáveis. A piora do estilo de vida acelera o diagnóstico. Isso é preocupante, pois se a pessoa começa com a pressão alta mais cedo, daqui a 10 anos ela já pode desenvolver complicações da doença”, explica a médica.

Dica da Panvel: o Panvel Clinic tem uma dica para ficar tudo bem: o exame de perfil lipídico verifica a quantidade de Colesterol Total, Colesterol HDL, Colesterol LDL e Triglicerídeos, determinando o risco de hipertensão arterial.


O Panvel Clinic também tem uma equipe de farmacêuticos capacitados para avaliar a pressão arterial, facilitando o acompanhamento de clientes em tratamento e orientando possíveis hipertensos a procurar avaliação médica. Cuidando da sua saúde, fica tudo bem! Aproveite sua próxima visita a uma das filiais com o Panvel Clinic e agende os serviços!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu