Blog Bem Panvel

Doenças crônicas e influenza: como diferenciar e cuidados necessários

Por 
 | 
31/03/2022
5 min. de leitura

Com o fim do verão e a chegada de temperaturas mais baixas ficamos mais expostos a vírus que podem causar gripes e resfriados. Recentemente, ainda passamos por altos casos de influenza. Por isso, conversamos com o pneumologista Dr. Christiano Perin do Hospital Mãe de Deus para explicarmos melhor se há relação de doenças crônicas e a influenza.

O intuito desse texto é educar a população para que entendam as diferenças entre as doenças crônicas como rinite, sinusite, asma, entre outras e resfriados, gripes, covid-19 e influenza. Assim sendo, iremos abordar os sintomas dessas doenças, as causas, os cuidados e as formas de prevenção.

Vale ressaltar que a Panvel conta com a rede Panvel Clinic, onde é possível realizar testes e aplicações de vacina, com profissionais qualificados e ambiente individualizado. 

Sintomas das doenças crônicas

Os sintomas das doenças crônicas são bem parecidos, no entanto, há algumas divergências entre eles. O médico pneumologista Dr. Christiano listou os sintomas e o tratamento de cada uma das doenças. Confira:

  • Asma (bronquite asmática), tem como sintomas tosse seca, chiado no peito e falta de ar. O tratamento é determinado pelo médico, sendo feito, normalmente, com o uso de broncodilatadores e corticoides inalatórios (spray ou pó inalado);
  • Os sintomas da sinusite são dor ou sensação de pressão na face, dor de cabeça, obstrução nasal, secreção nasal amarelada e tosse;
  • No caso da rinite, os sintomas mais comuns são inchaço da mucosa com obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz, garganta e nos olhos. Para o tratamento são usados medicamentos para a crise (anti-histamínicos) e para a prevenção de sintomas e crises (corticoides nasais em spray);
  •  Os sinais de gripe são intensos e caracteristicamente iniciam de modo súbito, sendo os principais a febre alta, tosse, garganta inflamada, dores de cabeça e no corpo, calafrios e fadiga;
  • Os sintomas dos resfriados são parecidos com os da gripe, no entanto, são  mais brandos e com uma duração menor, em torno de 2 a 4 dias. Os primeiros sinais podem ser coceira no nariz e irritação na garganta, seguidos de tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo e dor de garganta leve;
  • Diferente das gripes comuns, a COVID-19 caracterizava-se por uma piora continuada dos sintomas podendo cursar com falta de ar e pneumonia após o sétimo dia de doença.

Diferença entre influenza e doenças crônicas

Apesar dos sintomas bem parecidos, precisamos lembrar que essas doenças são diferentes uma das outras, desde suas causas até suas consequências. Entre as diferenças, a maior delas é a causa, como podemos ver na explicação do Dr. Christiano:

Por exemplo, a gripe comum é causada pelo vírus da influenza, contudo, o vírus da influenza apresenta diversos subtipos, sendo os mais conhecidos o H1N1 e o H3N2. Já os resfriados são causados pelo rinovírus, também tendo como causa os vírus parainfluenza e o vírus sincicial respiratório.

A rinite, que pode ser aguda, crônica, infecciosa e alérgica, acontece por conta da inflamação da mucosa nasal. “Os casos agudos, em sua maioria, são causados por vírus. Os casos crônicos e recorrentes geralmente são decorrentes da rinite alérgica, aquela relacionada à exposição a substâncias que provocam a reação alérgica no indivíduo”, explica Dr. Perin.

Já a sinusite é uma inflamação nas mucosas dos seios da face, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou em decorrência de alergias. Enquanto a asma é uma doença crônica caracterizada por inflamação e estreitamento dos brônquios.

A covid-19, como agora todos já sabemos, é causada pelo novo coronavírus, também conhecido como Sars-COV2.

A influenza pode ser um fator de risco para quem tem doenças crônicas?

O Dr. Christiano Perin explica que a gripe causada pelo vírus da influenza pode desequilibrar as doenças pulmonares pré-existentes, como a asma, bronquite, rinite, fazendo com que essas patologias fiquem acentuadas, se agravando.

No entanto, não é só o vírus da influenza que causa isso, o médico diz que qualquer infecção viral das vias respiratórias pode ter esse efeito.

Perin ainda deixa um alerta para todas as pessoas portadores de doenças respiratórias crônicas, para que se mantenham atentos ao controle das suas doenças, sendo rigorosos no uso da medicação própria, principalmente nas épocas de temperaturas mais baixas. Desse modo, a prevenção à influenza é mais garantida.

Como se prevenir da influenza

A melhor forma de prevenção contra a influenza, é através da vacinação anual. A vacinação deve ser feita todos os anos porque “os vírus causadores da gripe sofrem mutações, sendo fundamental acompanhar as mudanças para que a vacina produzida seja realmente eficiente”, explica o Dr. Christiano.

O pneumologista conta ainda que a vacina contra a influenza para o ano de 2022, conhecida como vacina tetravalente, é composta por dois tipos de Influenza A (H1N1 e a H3N2) e dois tipos de Influenza B.

Além da vacinação, existem cuidados que devem ser tomados para prevenção tanto da influenza, quanto covid-19 e outras doenças transmissíveis por vírus, como lavar as mãos frequentemente ou usar álcool gel, evitar ambientes fechados e mal ventilados e evitar contato próximo com pessoas com sintomas gripais.

Vacinação na Panvel

A rede de farmácias Panvel tem ainda o Panvel Clinic, que conta com profissionais farmacêuticos capacitados para a aplicação de vacinas e realizações de exames.

Como citado anteriormente neste texto, os sintomas de rinite, resfriado, influenza e até mesmo da covid-19 podem ser parecidos, causando confusão e ainda mais preocupação. Um dos testes disponíveis no Panvel Clinic é o teste rápido capaz de detectar a presença dos vírus SARS-Cov-2, Influenza A ou Influenza B utilizando uma única coleta via nasal.

O teste pode ser comprado através do portal online, aplicativo e nas lojas físicas da rede farmacêutica. A realização do teste é feita em salas privativas e higienizadas antes e depois de cada coleta.

A Panvel também realiza a aplicação de vacinas. No mês de março foi iniciada a campanha de vacinação contra a gripe. A vacina aplicada é a Vacina Gripe Tetravalente que ajuda na prevenção da gripe causada pelos vírus influenza dos tipos A e B.

A compra da vacina pode ser feita de forma online, pelo site ou aplicativo, e sua aplicação é realizada apenas nas lojas físicas que contam com o Panvel Clinic.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu