Blog Bem Panvel

Conheça a vacina para prevenir o câncer de colo de útero | Março Lilás

Por 
 | 
13/03/2024
3 min. de leitura

Além da adoção de hábitos saudáveis, a prevenção do câncer de colo de útero também pode ser feita através da vacinação. O papilomavírus humano, conhecido como HPV, está envolvido em quase 100% dos casos de câncer de colo de útero, o terceiro mais prevalente entre as mulheres, podendo causar também o câncer de vulva, vagina, pênis, anal e de orofaringe (parte da garganta que fica atrás da boca). 

Os cânceres provocados pelo vírus HPV são um dos únicos que podem ser evitados pela imunização. Ela é indicada tanto para homens quanto para mulheres na faixa dos nove aos 45 anos. A vacina preferencialmente deve ser feita antes da primeira relação sexual, mas pessoas que já iniciaram a vida sexual também se beneficiam da imunização, se ainda não tiverem tido contato com o vírus. 

O papilomavírus humano é um vírus que pode infectar a pele e as mucosas como boca, garganta, genitais e anus. É transmitido por meio do contato direto da pele com as mucosas infectadas e geralmente é transmitido durante a relação sexual”, explica a ginecologista Carolina Valér Parizotto.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, existem mais de 100 tipos de HPV, dos quais pelo menos 14 são cancerígenos, como os tipos 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos cânceres do colo do útero e lesões pré-cancerosas. Ainda que o preservativo seja importante para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ele não impede totalmente a infecção nos casos em que as lesões do HPV estejam em áreas não protegidas pela camisinha.

Por isso, a vacinação contra o HPV é a principal maneira de prevenir a doença, sobretudo em um cenário de alta incidência em todo o mundo. No Brasil, a infecção pelo HPV genital atinge 54,4% das mulheres e 41,6% dos homens que já iniciaram a vida sexual, de acordo com dados de 2023 do Ministério da Saúde.

A ginecologista explica que a infecção pode passar despercebida, sem sintomas: “é por isso que é fundamental fazer exames regulares, como o papanicolau, para detectar precocemente”, afirma. Quando perceber os sintomas, procure orientação médica.

Vacinas disponíveis

Conheça os dois tipos de vacinas disponíveis:

  • Vacina HPV quadrivalente: Ajuda a proteger a infecção por quatro subtipos do papilomavírus humano (6, 11, 16 e 18). É oferecida na rede pública para meninas e meninos de 9 a 14 anos, e na rede privada, para a faixa etária entre 9 e 45 anos.
  • Vacina HPV nonavalente: Amplia a proteção contra o HPV para nove subtipos do vírus (6, 11, 16 e 18, 31, 33, 45, 52 e 58). É oferecida apenas na rede privada.

Vacine-se no Panvel Clinic

  •  No Panvel Clinic, a vacinação contra o HPV é realizada por farmacêuticos capacitados, em ambientes exclusivos, seguindo todos os protocolos e em horários flexíveis.
  • Estão disponíveis a vacina quadrivalente e a vacina nonavalente contra o HPV.
  • A vacina nonavalente pode ser tomada por quem já fez a quadrivalente, desde que haja a diferença de um ano entre as aplicações.
  • O número de doses pode mudar de acordo com a faixa etária, por isso, consulte seu médico ou um de nossos farmacêuticos.

Esse conteúdo foi originalmente publicado na Revista Panvel de março. Retire o seu exemplar gratuitamente nas filiais ou leia nos nossos canais digitais para ficar por dentro de matérias de saúde, beleza e bem-estar, além de acessar perfis exclusivos.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Conheça a vacina para prevenir o câncer de colo de útero | Março Lilás”

    1. Olá, Luiza. Ficamos muito felizes com a sua interação no post sobre 'Conheça a vacina para prevenir o câncer e colo de útero'. Agradecemos o incentivo e nosso intuito é sempre deixar o cliente bem informado, procuramos passar a informação com clareza para que o entendimento seja rápido e eficaz! Continue nos acompanhando, teremos bastantes conteúdos informativos e dos mais variados assuntos para você nosso cliente e leitor 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu