Blog Bem Panvel

Vacinação completa: o primeiro passo para a saúde do organismo

Por 
 | 
17/10/2022
4 min. de leitura

Os cuidados com a saúde do nosso corpo estão geralmente relacionados a uma boa alimentação, prática de exercícios físicos e outros hábitos saudáveis. As vacinas necessárias para proteger o organismo de doenças são parte do comportamento preventivo. No Dia Nacional da Vacinação, celebrado neste 17 de outubro, queremos lembrar que a imunização salva vidas e é para todas as idades: o calendário vacinal prevê doses para crianças, jovens, adultos e idosos.

Você sabia que é graças à vacinação que um terço da população adulta está viva atualmente? A Organização Mundial da Saúde (OMS) define as vacinas como uma forma simples, inócua e eficaz de nos protegermos de doenças antes de entrar em contato com elas.

Como as vacinas agem no organismo

A maioria das vacinas é aplicada por injeção ou em forma de gotas. Depois de recebermos uma dose, nosso sistema imune produz anticorpos, como ocorre quando nos expomos a uma doença. A diferença é que as vacinas contêm apenas micróbios (como vírus ou bactérias) mortos ou debilitados, que não provocam complicações.

Veja o que ocorre no sistema imunológico após o recebimento das vacinas:

  • Reconhece o micróbio invasor (por exemplo, um vírus ou bactéria).
  • Produz anticorpos, que são proteínas fabricadas para atacar doenças.
  • Cria uma memória da doença e do modo de combatê-la. Se futuramente formos expostos ao micróbio contra o qual a vacina protege, o organismo poderá destruí-lo rapidamente, antes de que comecemos a nos sentir mal.

Depois de administrar uma ou mais doses da vacina contra uma doença concreta, estaremos protegidos contra ela por anos, décadas ou até a vida toda.  Por isso a imunização é tão eficaz: ao invés de tratar uma doença quando ela aparece, evita que fiquemos doentes. Algumas doses, como as para proteger da gripe, precisam ser administradas todos os anos.

Atualmente, uma mesma injeção pode concentrar vacinas, a exemplo da Hexavalente, que protege contra seis doenças: difteria, tétano, coqueluche, meningite por Haemophilus influenzae do tipo B, poliomielite e hepatite B.

Vacina já erradicou doenças

Se a maioria das pessoas estiver vacinada contra uma doença, os ambientes se tornam mais seguros até mesmo para quem não aplicou a injeção. Provavelmente você ouviu falar no termo “imunidade de rebanho” durante a pandemia de Covid-19. A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) explica que essa imunidade coletiva é atingida quando a maior parte das pessoas de uma comunidade está protegida, seja porque teve a doença ou porque foi vacinada. Com poucas pessoas vulneráveis, a circulação do agente que causa a doença cai. O resultado é a proteção, de modo indireto, daqueles que não estão imunizados.

Isso  ocorreu com o varíola, erradicada graças às vacinas. Além disso, o sarampo deixou de ser um problema frequente e já são poucos os casos de difteria. Outras doenças, como o tétano, hepatite B e meningite meningocócica, estão sendo controladas. O Brasil é um bom exemplo: está livre da paralisia infantil desde 1990 devido às campanhas maciças de vacinação das crianças.

Calendário vacinal: da infância à velhice

Você sabe se o seu Calendário Vacinal está completo? Se tiver qualquer dúvida, consulte  neste link o cronograma de vacinas indicadas pela SBIm para cada faixa etária. Ainda que a maioria das doses seja aplicada ainda na infância, outras doses precisam ser administradas em adolescentes, adultos e idosos. Elas são reforços de vacinas já tomadas ou novas proteções que passam a ser recomendadas ao longo dos anos, como é o caso da Covid-19.

Um exemplo das doses de reforço é a da tríplice bacteriana, que imuniza contra   difteria, o tétano e a coqueluche. Depois da primeira dose, recebida na infância, é necessário fazer novas aplicações para a difteria e o tétano a cada 10 anos (vacina dupla), e um reforço para a coqueluche a cada 20 anos (vacina tríplice).

Vacinação é na Panvel!

No Panvel Clinic, a aplicação de vacinas é realizada por farmacêuticos capacitados em ambientes exclusivos, seguindo todos os protocolos. Também há conforto e horários flexíveis para que toda a família possa se imunizar em um único lugar.

Veja as vacinas disponíveis:

É possível comprar a vacina diretamente na loja ou pelo App Panvel, pelo site ou Televendas Alô Panvel. Para tirar dúvidas e agendar o serviço, ligue ou adicione o WhatsApp do Panvel Clinic: (51) 3218-9000.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu