Blog Bem Panvel

Colesterol alto: a importância de monitorar a doença em crianças e adolescentes

Por 
 | 
08/08/2023
3 min. de leitura

O monitoramento dos níveis de colesterol faz parte dos cuidados em saúde da sua família? Ainda que esse tema se torne recorrente para muitas pessoas apenas no decorrer da vida adulta, especialistas recomendam atenção ao tema desde a infância.

No Brasil, uma em cada quatro crianças e adolescentes apresenta níveis altos de colesterol total e uma em cada cinco apresenta alteração no LDL, o chamado “colesterol ruim”, de acordo com uma pesquisa divulgada em março de 2023 pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os dados são um alerta para a necessidade de prevenção das doenças cardiovasculares desde cedo. Um estilo de vida saudável é o caminho para manter sob controle os níveis de colesterol das crianças e dos adultos, de acordo com a cardiologista Mariana Porto Comerlato.

“As crianças precisam ver que os pais têm o costume de se exercitar, têm uma alimentação saudável, com frutas e verduras, vão no parque e a levam junto. Dessa forma, ela já vai aprendendo que isso é o correto a ser feito. Não adianta falar para as crianças que elas precisam comer bem e fazer algum tipo de exercício físico se os próprios pais não têm esse hábito”, afirma a médica.

O que é o colesterol?

Substância essencial para o bom funcionamento do organismo, o colesterol atua na formação de hormônios e na metabolização da vitamina D, além de ser imprescindível para a absorção do cálcio e dos ácidos biliares. O perigo começa quando os níveis de colesterol circulante são muito elevados. Nesse momento, a substância tende a se acumular nas artérias, formando depósitos de material gorduroso conhecidos como placas ateroscleróticas.

Essas placas podem reduzir consideravelmente a passagem de sangue e oxigênio para o coração ou até mesmo obstruir completamente o fluxo, causando o infarto agudo do miocárdio. O mesmo problema pode ocorrer em mais artérias, gerando isquemia em outros locais do corpo.

Prevenção do colesterol alto

O estilo de vida saudável, mencionado pela cardiologista, é a chave para evitar o colesterol alto em todas as idades. Vejas os três pilares para combater a doença:

  • Manter uma dieta equilibrada
  • Praticar exercícios físicos regularmente
  • Manter uma boa higiene do sono

Na hora de colocar essas recomendações em prática, é preciso observar que a rotina de exercícios das crianças é diferente da dos adultos. “A forma de a criança se exercitar pode ser lúdica. Ela pode ir para o pátio e correr, brincar de pega-pega, de esconde-esconde. É importante não deixar a criança o tempo todo dentro de casa, pois ela precisa correr e explorar. Se for da vontade dela, pode se engajar em esportes coletivos e individuais”, diz Mariana.

A importância do monitoramento do colesterol

Em muitos casos, o colesterol alto não apresenta sintomas até desenvolver complicações mais graves. Por isso, o monitoramento com exames como o de perfil lipídico é necessário para realizar a avaliação do nível de colesterol no organismo.

No caso das crianças, o acompanhamento com pediatra é fundamental. “O que ocorre com frequência é que depois que a criança entra na adolescência, as visitas ao médico deixam de ser regulares É preciso ter o cuidado de manter esse acompanhamento na adolescência, sobretudo se há histórico na família de problemas cardíacos ou de colesterol ou cardiovasculares, para que a criança ou adolescente seja bem avaliado”, explica a cardiologista.

Dica da Panvel: No Panvel Clinic, é possível realizar o exame do perfil lipídico sem necessidade de jejum e de requisição médica, em salas reservadas, com profissionais habilitados e flexibilidade de horários. O exame é indicado para verificar o risco de doença cardíaca e é indicado para todas as idades. O resultado fica pronto em cinco minutos e pode ser apresentado ao médico para a tomada de decisão sobre o tratamento.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu