Blog Bem Panvel

Saúde do homem: conheça hábitos e exames preventivos para manter uma boa saúde

Por 
 | 
14/11/2022
3 min. de leitura

Você costuma visitar o médico com regularidade e realizar exames e check-ups? Estes são hábitos importantes para avaliar a saúde e prevenir doenças como o câncer de próstata. Afinal, a possibilidade de cura é bastante alta (cerca de 90%) quando a doença é detectada em estágio inicial. 

No Brasil, 29,2% dos tumores malignos que afetam os homens são localizados na próstata. A média é de 65.840 novos casos a cada ano. A doença se inicia quando alterações no DNA de células da próstata fazem com que se reproduzam de forma rápida, podendo gerar um tumor que afeta os tecidos da próstata. Em alguns casos, estas células podem se espalhar a outras regiões do corpo, gerando metástase. 

A predisposição ao desenvolvimento do câncer de próstata começa por volta dos 40 anos. E é apenas quando se aproximam dessa idade que muitos homens agendam a primeira consulta ao urologista. Mas o ideal é que o acompanhamento com o profissional deve começar ainda na adolescência, com foco na saúde integral.  

Sintomas do câncer de próstata 

O câncer de próstata é difícil de detectar porque habitualmente não apresenta sintomas até o momento em que já está mais avançado. A partir de então, os cinco sinais mais comuns do câncer de próstata são: 

  • Dificuldade para urinar 
  • Dor óssea 
  • Problemas de ereção 
  • Urina ou sêmem manchados de sangue 
  • Dor pélvica 

A importância dos hábitos saudáveis 

Ainda que o diagnóstico precoce seja considerado a principal forma de prevenção do câncer de próstata, os hábitos saudáveis beneficiam o corpo como um todo e ajudam a reduzir as probabilidades de desenvolvê-la:

  • Dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais
  • Prática regular de atividade física
  • Manutenção do peso adequado
  • Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas

Exames preventivos 

Dois exames são realizados para diagnosticar o câncer de próstata antes mesmo do aparecimento de qualquer sintoma da doença: 

  • PSA: rastreamento da doença com o antígeno prostático específico no sangue. No Panvel Clinic é possível realizar tanto o exame PSA quanto o exame rápido de próstata.  
  • Toque retal: exame físico poder analisar a consistência e tamanho da próstata e detectar possíveis lesões palpáveis através do reto na glândula.

Veja a indicação para realização dos exames: 

  • A partir dos 40 anos: deve ser realizado anualmente por quem tem fatores de risco, como obesidade, raça negra, e histórico familiar positivo para a doença. 
  • A partir dos 45 anos: deve ser realizado anualmente para quem não tem nenhum fator de risco. 

Conheça o Chek-up do Homem

Em parceria com a Dasa, a Panvel oferece um importante recurso para o monitoramento da saúde masculina. É o Check-Up do Homem, recomendado para jovens e adultos até 60 anos que buscam manter a saúde sempre em dia. 

Esse conjunto de exames tem a finalidade de obter um diagnóstico precoce e ajudar a prevenir o surgimento e a progressão de doenças como diabetes, hipertensão, anemias, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, dislipidemias, problemas de coagulação, infecções e mau funcionamento dos rins e fígado. 

A realização do Check-Up do Homem é recomendada uma vez por ano para homens saudáveis e a cada seis meses para portadores de alguma doença crônica como hipertensão, diabetes ou câncer e em pessoas com fatores de risco, como obesidade, fumantes, sedentários ou com colesterol alto. 

Que tal aproveitar este Novembro Azul para incluir na sua rotina mais hábitos saudáveis e o cuidado de si? Aproveite nossas dicas para viver uma vida bem saudável! 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu