Blog Bem Panvel

Saiba por que a vacinação é aliada de pessoas com doenças crônicas

Por 
 | 
05/12/2023
3 min. de leitura

A gente já sabe que as vacinas são o primeiro passo para a saúde do organismo: uma ou mais doses nos mantêm protegidos de doenças por toda a vida. Ainda que a imunização seja indicada para toda a população, há um grupo de pessoas para as quais ela é ainda mais importante: quem convive com doenças crônicas ou comorbidades.

A palavra comorbidade que ficou mais presente na vida da maioria das pessoas durante a pandemia de Covid-19, indica a presença de doenças pré-existentes que oferecem risco de agravamento no caso de infecção por outras patologias.

As comorbidades podem também estar associadas aos fatores de risco, que são características, condições ou comportamentos que aumentam a probabilidade de ter uma doença ou lesão. Por exemplo, a inatividade física, ao longo do tempo, pode causar ganho de peso, hipertensão arterial e níveis elevados de colesterol. Juntos, aumentam significativamente a probabilidade de desenvolver doenças cardíacas crônicas e outros problemas relacionados.

Doenças consideradas comorbidades

Conheça alguns exemplos de comorbidades que podem enfraquecer o sistema imunológico, favorecendo o desenvolvimento de complicações graves por doenças infecciosas:

  • Diabetes
  • Hipertensão
  • Obesidade grave
  • Problemas cardíacos
  • Problemas pulmonares
  • Doença renal crônica
  • HIV/Aids
  • Tuberculose
  • Doença hepática crônica
  • Câncer com possível imunossupressão decorrente do tratamento

Fatores de risco comportamentais

Os fatores de risco comportamentais referem-se geralmente às “ações” que o indivíduo decidiu tomar. Como tal, podem ser eliminados ou reduzidos através do estilo de vida ou escolhas comportamentais. Exemplos incluem:

  • Tabagismo
  • Consumo de álcool em excesso
  • Opções nutricionais
  • Inatividade física
  • Não tomar determinadas vacinas

Vacinação para pessoas com comorbidades

Em 2021, o número de brasileiros com comorbidades foi estimado em 17 milhões de pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde. Fortalecer a imunidade e diminuir o risco de complicações é manter a carteira vacinal sempre atualizada com as doses necessárias para cada faixa etária.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), “não se pode perder oportunidades para imunização de pessoas portadoras de comorbidades. Aplicações concomitantes devem ser recomendadas e não aumentam o risco de eventos adversos”

Durante a campanha de vacinação para Covid-19, as pessoas com comorbidades fizeram parte dos grupos prioritários. Mas é importante que elas mantenham em dia também as demais doses de imunizantes, como:

  • Hepatite B
  • Febre amarela
  • Tríplice viral (que previne contra o sarampo, a caxumba e a rubéola)
  • Influenza
  • Pneumocócica

Um exemplo da importância da vacinação, é o paciente idoso, que sem condições de risco associadas, tem taxa de morte anual por pneumonia ou influenza de 9 por 100.000, comparada com 217 por 100.000 naqueles com condição de alto risco e 979 por 100.000 naqueles com duas ou mais condições de alto risco.

Se você tem alguma comorbidade, acesse o Calendário de Vacinação para Pessoas Especiais da Sociedade Brasileira de Imunizações e converse com seu médico sobre as vacinas e doses necessárias. Manter a vacinação em dia é fundamental para deixar o seu organismo protegido contra as infecções que podem se tornar mais graves para quem convive com comorbidades.

REFERÊNCIAS

1. AGUIAR, L; MENDES, T. Vacinação fortalece sistema imunológico de pacientes com comorbidade e reduz o risco de complicações. Secretaria da Saúde Governo do Estado do Ceará. Disponível em: https://www.esp.ce.gov.br/2023/07/31/vacinacao-fortalece-sistema-imunologico-de-pacientes-com-comorbidade-e-reduz-o-risco-de-complicacoes/. Acessado em: 18/09/2023.

2. SBIM. Calendário de Vacinação - Pacientes Especiais. 2023-2024. Disponível em: https://sbim.org.br/images/calendarios/calend-sbim-pacientes-especiais.pdf. Acessado em 18/09/2023.

3. Ministério da Saúde. Em campanha nacional, Ministério da Saúde alerta para importância da vacinação contra Influenza. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/abril/em-campanha-nacional-ministerio-da-saude-alerta-para-importancia-da-vacinacao-contra-influenza. Acessado em 18/09/2023.

4. Organização Pan-Americana da Saúde. Atualização epidemiológica: doença causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/53065/EpiUpdate26August2020_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acessado em 18/09/2023.

5. Ministério da Saúde. Comorbidades: Saúde orienta vacinação contra a covid-19 por idade. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021/abril/comorbidades-saude-orienta-vacinacao-contra-a-covid-19-por-idade. Acessado em 18/09/2023.

6. EUPATI. Fatores de risco na saúde e na doença. Disponível em: https://toolbox.eupati.eu/resources/fatores-de-risco-na-saude-e-na-doenca/?lang=pt-pt. Acessado em: 19/09/2023

7. GOMES, Lucy. Fatores de risco e medidas profiláticas nas pneumonias adquiridas na comunidade. Jornal de Pneumologia, v. 27, p. 97-114, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpneu/a/DpZ5rSnLqmhLxWPNsd5kFyK/?lang=pt. Acessado em: 19/09/2023

PP-UNP-BRA-3449 – Outubro/2023

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu