Blog Bem Panvel

Conheça as dicas para preservar a saúde mental na internet e nas redes sociais

Por 
 | 
22/01/2024
5 min. de leitura

A era da hiperconectividade trouxe mudanças profundas na maneira em que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Ainda que a internet ofereça uma série de benefícios e oportunidades, também impõe desafios para o bem-estar mental.

A relação entre o uso excessivo de dispositivos digitais e a saúde mental tem sido cada vez mais abordada. As constantes notificações e a pressão por estar sempre conectado são alguns dos fatores que podem agravar os níveis de estresse e ansiedade no dia a dia.

De acordo com o relatório "Digital in 2022: Brazil" da Hootsuite e We Are Social”, o Brasil tem 165,3 milhões de usuários de internet, que passam, em média, mais de 10h por dia na rede. Deste tempo, 3 horas e 41 minutos são usadas navegando em redes sociais.

O uso excessivo das redes sociais é um dos fatores mais preocupantes quando falamos em saúde mental e internet, pois ele pode estar associado ao surgimento de ansiedade, depressão, dependência digital, baixa autoestima e transtorno do sono, entre outros sintomas nocivos à saúde mental³.


Por isso, nosso convite é para estabelecer uma relação saudável com o uso da internet e adotar algumas atitudes para manter o bem-estar mental ao navegar pelas redes sociais. Veja as dicas:

1. Reduza a exposição às telas 90 minutos antes de dormir

Uma boa noite de sono é um dos pilares da saúde mental. Tablet, celular, computador e TV não são aliados na hora de dormir – pelo contrário! Certifique-se de limitar a exposição à telas  pelo menos 90 minutos antes de ir para a cama e faça do seu quarto uma “zona sem telefone” ¹.  Para melhorar ainda mais a qualidade do seu sono, também vale a pena evitar luzes acesas no quarto, acordar na mesma hora todos os dias, evitar álcool e refeições pesadas antes de dormir e tentar evitar cochilos durante o dia¹.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

Se, por um lado, a hiperconectividade pode aumentar o estresse e os sintomas de ansiedade, por outro lado, a prática regular de atividade física traz ganhos positivos em todos esses aspectos, além de ser grande aliada no tratamento da depressão e da ansiedade.

Cientistas descobriram que a atividade física beneficia especialmente as partes do cérebro relacionadas ao humor, o que é vital para manter o bem-estar mental em um mundo hiperconectado². Que tal colocar pelo menos 30 minutos de um exercício como caminhada, corrida ou pedalada na sua rotina, três vezes por semana? Vale testar diversas atividades físicas até descobrir a que mais se adapta ao seu estilo de vida. Depois, é só manter a consistência e colher os benefícios desta prática.

3. Descubra como é o seu uso saudável das redes sociais

Estar presente nas redes sociais não é, por si só, prejudicial à saúde mental. Ainda assim, situações comuns de serem presenciadas neste ambiente, como o uso excessivo, comparações com a vida de outras pessoas ou o envolvimento em situações negativas pode ter um impacto nocivo no bem-estar mental das pessoas³.

Que tal descobrir como o seu uso das redes sociais pode ser mais saudável? Estabelecer alguns limites, como desligar as notificações durante um período do dia, pode ajudar a se conectar mais com as pessoas à sua volta. O momento das refeições, da brincadeira com os filhos ou dos diálogos com familiares e amigos podem ser um convite a deixar o celular de lado e se dedicar a dar mais atenção às pessoas presentes.

4. Estabeleça períodos de “detox”

Depois que conseguir passar um período do dia sem acessar as notificações, o próximo passo pode ser permanecer alguns dias sem acessar as redes sociais. O que no começo pode parecer impossível, com o tempo, tende a se tornar mais natural. Reduzir o tempo de uso das redes sociais a 10 minutos diários, durante três semanas, ajuda a diminuir o sentimento de solidão e até sintomas de depressão. Se falta um incentivo para adotar essa medida, a dica é comunicar nas suas redes que passará um tempo fora delas e, em seguida, deletar os aplicativos do celular.

5. Revise a lista de pessoas e personalidades que você segue nas redes

Se você já utiliza a internet e as redes sociais há alguns anos, é possível que tenha acumulado uma grande lista de amigos e personalidades para acompanhar online. Com o passar do tempo, muitos destes conteúdos se tornam irrelevantes ou repetitivos, com potencial a despertar sentimentos contraditórios. É o momento para deixar de seguir algumas pessoas. A maioria das redes sociais oferecem a opção de ocultar publicações de pessoas que estão na sua lista de amigos. Essas pessoas não saberão que as postagens delas já não aparecem no seu feed.

A jornada rumo à saúde mental é longa e requer coragem e persistência, incluindo a revisão de uso da internet e de redes sociais. Quando estamos com a saúde mental fragilizada, até as tarefas mais simples podem parecer difíceis de realizar. Por isso, valorize os pequenos feitos: antes de você ser a sua melhor versão, você precisa ser a sua versão possível.

Acesse o nosso quiz para saber como está a sua saúde mental e receba o Guia da Saúde Mental com orientações para cuidar do seu bem-estar.

REFERÊNCIAS

  • 1. PFIZER. Torne-se uma estrela do sono ao vencer a insônia e alcançar o bem-estar do sono.
  • 2.  Pfizer. Traga a sua estrela de atleta. Domando a depressão e melhorando o bem-estar com exercícios físicos.
  • 3. O Globo. Volume de uso de redes sociais pode afetar saúde mental. Disponível em: https://oglobo.globo.com/patrocinado/dino/noticia/2023/05/volume-de-uso-de-redes-sociais-pode-afetar-saude-mental.ghtml. Acesso em 03/01/24.
  • 4. São Judas Tadeu. Especialista destaca a importância de realizar atividades físicas em período de quarentena. Disponível em: https://www.usjt.br/noticias/especialista-destaca-a-importancia-de-realizar-atividades-fisicas-em-periodo-de-quarentena/. Acesso em: 03/01/2024.
  • 5. KECMANOVIC, Jelena. 6 dicas para proteger sua saúde mental das redes sociais. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2019/06/6-dicas-para-proteger-sua-saude-mental-das-redes-sociais.html. Acesso em 03/01/2024.
  • 6. DIGITAL 2022: BRAZIL. Disponível em: Digital 2022: Brazil — DataReportal – Global Digital Insights. Acesso em 03/01/24.
Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Conheça as dicas para preservar a saúde mental na internet e nas redes sociais”

    1. Olá, Maria José! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo aqui no Blog Panvel. Continue nos acompanhando para mais novidades e informações sobre saúde, e #FiqueBem 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu