Blog Bem Panvel

Saiba qual a importância de ter flores e plantas dentro de casa

Por 
 | 
13/02/2023
6 min. de leitura

Coloridas, alegres, diversificadas e muito usadas como elemento para a decoração dos ambientes, as flores e plantas têm sido cada vez mais utilizadas para trazer um novo design e energia para os mais diversos espaços. Inclusive, a tendência de decoração para esse ano é justamente investir na natureza e deixar a sua casa mais verde. 

Além disso, já existem diversos estudos que abordam os benefícios do contato com a natureza e como ter flores e plantas dentro de casa pode mudar a maneira que você se sente e relaciona com a sua própria casa, incluindo melhorias significativas na saúde.  

Então, se você está pensando em mudar a decoração e deixar os ambientes mais vivos, porém, ainda tem algumas dúvidas sobre como inserir flores e plantas dentro de casa, continue lendo e veja algumas informações importantes que a Panvel trouxe para te convencer a dar uma chance para a natureza e principalmente, uma chance para melhorar a sua saúde. Ainda na dúvida? Então, confira tudo o que você precisa saber para deixar o seu lar ainda mais verde: 

Por que ter flores e plantas em casa? 

Você já deve ter escutado alguém dizendo que “jardinagem relaxa”? Ou que mexer na terra “te deixa menos estressado”? Pois bem, não é papo furado não. Muitos estudos, inclusive, um publicado no website anglo-holândes, Science Direct, sobre os benefícios da jardinagem, fala justamente a respeito disso e afirma que cuidar das plantinhas faz muito bem à saúde e pode ajudar a reduzir sintomas associados à ansiedade e depressão. 

Outra pesquisa feita pela Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, também confirma a ideia de que ter flores e plantas dentro de casa geram um efeito direto no humor, trazendo uma sensação de alegria e satisfação. Veja mais detalhes sobre o poder das plantas na saúde e bem estar:  

Purificam o ar: 

Flores e plantas purificam o ar, ou seja, elas têm a capacidade de melhorar a qualidade do ar que você respira. Elas basicamente aumentam o oxigênio, eliminando compostos orgânicos voláteis, que são componentes tóxicos que vêm de tintas de parede, plástico e outros materiais que nos rodeiam.  

Isso faz das flores e plantas purificadores de ar naturais, podendo remover até 87% das toxinas que existem no ar.  

Reduzem o estresse: 

Basta pensar em todas as vezes que você viajou para o campo ou esteve em algum parque ou jardim cercado por mato, flores, plantas e árvores. Como você se sentiu? Provavelmente, além de conseguir respirar melhor, deve ter se sentindo mais calmo(a)? 

Pois é, essa é outra ótima razão para trazer mais natureza para dentro da sua casa: ficar perto de flores e plantas, e da natureza te ajuda a reduzir a pressão arterial, melhora sintomas de ansiedade e tem efeito relaxante.  

Melhoram a criatividade: 

Já ouviu falar em função cognitiva? Uma função cognitiva é toda ação de aprendizagem, concentração, memorização, aplicação de uma atividade ou absorção de algo que exija sua atenção plena.  

Um estudo feito pela Universidade do Texas, comprovou que ter flores e outras plantas no local onde você trabalha ou estuda, é um excelente estímulo para as funções cognitivas. Então, se você se sente travado, com problemas de concentração ou dificuldade de reter informações, ter um ambiente com algumas plantas pode te ajudar a superar esses obstáculos. 

Umidificadoras naturais: 

Você já pensou em trocar o seu tradicional umidificador de ar por alguns vasos, bem distribuídos, pela casa? Saiba que essa é uma boa escolha, já que algumas plantas, como as samambaias, são exímias umidificadoras naturais. 

Durante a transpiração da planta, as gotículas de água acabam hidratando o ambiente. Dessa forma, você respira melhor e não fica com aquela sensação incômoda de que o ar está seco.  

Quais os cuidados com flores e plantas em casa? 

Agora que você já viu todos os benefícios de ter flores e plantas dentro de casa, vem a outra dúvida: Quais são os cuidados necessários para cultivá-las em ambientes fechados? Veja, em três etapas, algumas informações importantes para preparar o seu espaço para a chegada das plantinhas, quais as melhores espécies para ter em casa e como mantê-las vivas e saudáveis: 

  1. Escolhendo o ambiente: 

A verdade é que não existe nenhuma restrição a respeito do espaço onde você irá colocar a suas plantas. Pode distribuir os vasos pela sala, no escritório, na cozinha e até no banheiro. O importante mesmo, é pensar em locais estratégicos para apoiar ou pendurar as flores e plantas.  

Leve em consideração a decoração, se você quer que o vaso ou arranjo seja a primeira coisa que um convidado veja quando entrar na sua casa, se a flor ou planta combina com o estilo do ambiente. Caso tenha pets ou crianças em casa, é importante pensar em lugares que não sejam acessíveis para ambos. O que nos leva ao segundo tópico. 

  1. As espécies certas: 

O próximo passo, é escolher flores ou plantas que não sejam tóxicas ou venenosas. Além disso, é essencial pensar em espécies que fiquem bem com pouca ou nenhuma iluminação. Confira uma lista de algemas plantas mais indicadas para ficarem em ambientes fechados: 

  • Cactos e suculentas: não precisam de muita água e amam o sol, mas ficam bem em lugares que são apenas bem iluminados, dispensando raios solares diretos. Então, se quiser algumas mudas dessas espécies, opte por colocar os vasos perto de janelas ou varandas.  
  • Orquídeas: uma das flores com mais variedade de tipos e cores. Ela se adapta muito bem com ambientes internos e pouca iluminação e tem um período certo para florescer. 
  • Pata de elefante: essa espécie fica grande, então pede um vaso equivalente, porém, é uma folhagem de um verde vivo e que sobrevive bem por longos períodos sem rega e longe do sol.  
  • Violetas: muito conhecida aqui no Brasil, as violetas não gostam de sol direto, precisam ser regadas apenas quando a terra estiver seca, tem uma coloração arroxeada linda e não é tóxica para os animais. 
  1. Mantendo suas plantinhas saudáveis: 

Outro ponto importante ao acrescentar flores e plantas à sua casa é seguir os métodos e rotinas para mantê-las vivas e saudáveis. Saiba mais como cuidar dessas plantas com as dicas a seguir: 

  • Fertilização: A fertilização é o alimento da sua planta e, assim como, as flores e plantas do jardim externo também precisam de fertilizantes de vez em quando, as espécies que estão dentro de casa em vasos, também precisam.  

Então, pesquise sobre as opções de fertilizantes naturais e adequados para cada tipo de planta e crie uma rotina de cuidados.  

  • Rega: Existem plantas que gostam de solo úmido ou drenado, mas nenhuma fica saudável no solo totalmente seco ou molhado demais. A ideia é pesquisar sobre as necessidades de cada planta que você tem em casa e a partir desta pesquisa, estabelecer um número de regas por semana. 

Dica: na dúvida, a melhor forma de descobrir se a planta precisa de rega ou não, é colocando o dedo dentro da terra. Assim, você descobre se precisa regar ou pode esperar mais uns dias.  

  • Tamanho do vaso e espaço: Análise o espaço da sua casa ou do ambiente onde você pretende colocar os seus vasos e entenda quais tipos de plantas cabem nesse local. Não adianta tentar colocar um vaso gigante com uma folhagem espessa e cheia, mas ninguém consegue circular pelo ambiente.  

Bem como, não faz sentido colocar em um vaso pequeno uma flor ou planta que está em desenvolvimento, com raízes crescendo. Isso afetará diretamente a saúde da sua planta e existem grandes chances dela morrer ou não florescer.  

A Panvel te ajuda a ter uma rotina saudável: 

Para ler mais dicas sobre como cuidar da sua saúde e manter uma rotina saudável para você e a sua casa, continue acompanhando mais conteúdos no Blog Bem Panvel 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

menu