Blog Bem Panvel

Saiba como tratar a caspa durante o verão

Por 
 | 
26/02/2024
3 min. de leitura

Cabelos mais desidratados e opacos estão entre os principais danos sobre os fios no verão, mas outros problemas secundários também podem surgir na estação quente. Um exemplo é a caspa, que pode se manifestar com maior intensidade nesta época.

Também conhecida como dermatite seborreica, a caspa é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão no couro cabeludo, alternando períodos de melhora e piora. As glândulas sebáceas aumentam e passam a fabricar secreção oleosa em excesso. Ela se acumula no couro cabeludo, produzindo flocos brancos pequenos e finos que se soltam na base dos fios. 


Ainda que a causa da caspa não seja completamente conhecida, ela pode estar ligada ao tipo de sebo produzido pela pele, de acordo com o Ministério da Saúde. A presença de um fungo (Pityrosporum ovale) também pode levar à aparição do quadro.

A dermatologista Giselle Martins alerta para o fato de que nem tudo o que descama, na cabeça, é caspa: “existem outras situações que podem se confundir com o quadro de caspa, como psoríase de couro cabeludo, dermatite de contato e lúpus”. Por isso, a consulta com um especialista é fundamental para avaliar o caso.

Além dos flocos brancos, a caspa pode incluir sintomas como:

  • Oleosidade na pele e no couro cabeludo
  • Escamas amareladas que são oleosas e ardem
  • Coceira, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele
  • Vermelhidão na área
  • Possível perda de cabelo.

Aumento da caspa no verão

De acordo com a dermatologista, a caspa é uma doença descamativa do couro cabeludo multifatorial que ocorre todo o ano, mas no final do verão e no início do outono há mais queixas nas consultas dermatológicas.

“Acredita-se que a presença de fungos no couro cabeludo exerce um papel importante na formação da caspa, e ambientes com calor e umidade, típicos do verão, são mais propícios a essas ocorrências”, diz Giselle. A lavagem não adequada dos fios, os fatores genéticos e o uso de shampoos não adequados também podem ser fatores que levam ao aparecimento da caspa.

Tratamento da caspa

Se você já enfrenta a caspa ao longo do ano, também é possível que o problema se intensifique nos dias mais quentes. O ideal é consultar o dermatologista para seguir um tratamento adequado para o seu caso, que costuma incluir o uso de produtos específicos para o problema.

“A indústria farmacêutica nos oferece muitas opções de shampoos que contêm ativos para tratamento da caspa, como os agentes antifúngicos. Também existem alguns ácidos, como o salicílico, que ajudam a aumentar a eficácia dos shampoos anticaspa”, afirma a dermatologista.

Apesar de o tratamento amenizar a formação da caspa, ainda não há uma cura definitiva conhecida para o problema, de acordo com o Ministério da Saúde. Além do uso dos produtos específicos, a adoção de hábitos saudáveis, como o controle do estresse e da ansiedade,  a alimentação balanceada e a higiene correta do sono também podem ajudar no controle do quadro de caspa.

Conheça mais hábitos que ajudam no tratamento da caspa:

  • Não lavar os cabelos com água muito quente
  • Evitar o uso de bonés, toucas, gorros ou qualquer acessório que abafe a cabeça
  • Manter o couro cabeludo sempre seco e arejado
  • Não fazer coques ou prender os cabelos ainda úmidos ou molhados
  • Não usar produtos melados, como pomadas, diretamente no couro cabeludo

Você já enfrentou algum quadro de caspa ou o aumento do problema durante a o verão? Escreva nos comentários!  

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu