Blog Bem Panvel

Câncer de próstata tem 90% de chance de cura com diagnóstico precoce

Por 
 | 
04/12/2023
5 min. de leitura

Você conhece uma doença cujo silêncio seja um grande aliado? Assim é o câncer de próstata: quanto menos se fala nele, mais se mantêm os tabus envolvidos no seu diagnóstico. É por isso que o Novembro Azul chama a atenção para a necessidade de dialogar sobre o tema, naturalizando a prevenção e os exames para a detecção precoce, já que a fase em que a identificação da doença ocorre faz diferença no resultado do tratamento.

Quando descoberto em estágio inicial, o câncer de próstata tem 90% de possibilidade de cura (1). Essa chance vai diminuindo à medida que ele permanece no organismo sem ser notado. Em 2021, 16.055 pessoas morreram devido a complicações da doença (2) - uma média de 44 óbitos por dia, de acordo com o Ministério da Saúde.

Fatores de risco

A cartilha “Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?”, do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) lista os fatores que aumentam o risco para o desenvolvimento do câncer de próstata:

  • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.
  • Histórico de câncer na família: homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Desafios para o diagnóstico precoce

Apesar da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a detecção inicial ainda encontra barreiras no preconceito (3) envolvido especialmente nos exames preventivos, como o do toque retal. O exame é o mais indicado para identificar alterações que podem sinalizar o câncer de próstata. É um procedimento rápido (dura em média 10 segundos), é indolor e não tem nenhum risco à saúde (4).

A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia (5) é de que todos os homens  a partir dos 50 anos procurem um profissional especializado, para avaliação individualizada. Homens de raça negra ou com familiares de primeiro grau com câncer de próstata devem começar seus exames mais precocemente, a partir dos 45 anos (5).


Muitas vezes, porém, os homens nesta faixa etária não aparecem nos consultórios médicos. O urologista Mauro Costa explica que um dos motivos dessa ausência é a demora do homem em procurar ajuda quando tem um problema. “Sempre temos a tendência a achar que está tudo bem e que a doença não vai bater na nossa porta. Ao contrário das mulheres, que se cuidam e realizam exames de rotina, o homem deixa para ir ao médico quando o problema já está bem adiantado”, comenta o especialista.

Para mudar essa realidade, o urologista recomenda apoiar campanhas de conscientização, como o Novembro Azul. Tão importante quanto a iniciativa anual é levar o assunto para dentro de casa no dia a dia, incentivando os homens da família a fazer consultas médicas e exames de rotina para cuidar da sua saúde.

Geração mais atenta à saúde

De acordo com o médico urologista Thiago Cusin, o receio em relação à realização do exame de próstata ocorre sobretudo em pacientes com mais de 60 anos. A notícia boa é que o quadro tem melhorado gradualmente a cada ano. “A geração dos 30 aos 45 anos está muito mais preocupada com a sua saúde. Por isso acredito muito que essa situação de ter um tabu está mudando. O homem deve ter um cuidado não só com o câncer de próstata, mas com a saúde em geral”, afirma.


É importante lembrar que o exame de toque não é o único usado para identificar o câncer de próstata. O exame PSA, realizado por meio da coleta de sangue, também é indicado para o rastreamento da doença (6). Ele mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos da substância podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata (6). Ainda assim, o exame de toque continua indicado, pois pode sugerir a possibilidade de câncer de próstata em homens com níveis normais de PSA (7).


Se você já tem a idade indicada para realizar o exame de próstata, aproveite o Novembro Azul para marcar uma consulta médica e dar um grande passo em prol de sua saúde e qualidade de vida. Mesmo se não tiver a idade indicada, procure conversar sobre o assunto com seu pai, tios e amigos, incentivando-os a se informar e manter os cuidados de saúde em dia.

Acesse o Guia da Saúde Mental para descobrir como cuidar do seu bem-estar e dar mais um passo rumo à saúde mental.

REFERÊNCIAS
1. Ministério da Saúde. Diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita 90% de chance de cura, afirma especialista da Rede Ebserh/MEC. Disponível em Diagnóstico precoce do câncer de próstata possibilita 90% de chance de cura, afirma especialista da Rede Ebserh/MEC — Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (www.gov.br). Acesso em 08/11/2023.

2. CAMPOS, Ana Cristina. Brasil registrou 44 mortes por câncer de próstata por dia em 2021. Disponível em Brasil registrou 44 mortes por câncer de próstata por dia em 2021 | Agência Brasil (ebc.com.br). Acesso em 09/11/2023.
3. Conselho Regional dos Representantes Comeriais do Estado de São Paulo-Core. Novembro Azul: mês do combate ao câncer de próstata. Disponível em: Core-SP — Novembro Azul: mês do combate ao câncer de próstata. Acesso em 12/11/2023.

4. Machado, Rafael. Toque retal (exame de toque). Disponível em: Toque retal (exame de toque) | Drauzio Varella - Drauzio Varella (uol.com.br). Acesso em 12/11/2022.

5. Portal da Urologia. Aconselhamento para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata. Disponível em: Aconselhamento para o Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata - Portal da Urologia. Acesso em 12/11/2023.

6. Ministério da Saúde, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). “Câncer de próstata: vamos falar sobre isso?”. Disponível em: cartilha_cancer_prostata_nov2019_3areimp_2022_visualizacao.pdf (inca.gov.br). Acesso em 12/11/2022.

7. Oncoguia. Exames para rastreamento de câncer de próstata. Disponível em: Exames de Rastreamento para Câncer de Próstata - Instituto Oncoguia. Acesso em 12/11/2023.

PP-UNP-BRA-3962 – Novembro de 2023

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu