Blog Bem Panvel

Novembro de conscientização: saiba a importância da prevenção ao câncer de próstata

Por 
 | 
03/11/2023
3 min. de leitura

A resistência tanto em adotar cuidados preventivos de saúde quanto em aderir a tratamentos tornam os homens suscetíveis a doenças que podem ser evitadas ou diagnosticadas precocemente. Ainda que a prevenção seja fundamental para uma vida saudável, 70% da população masculina só procura o médico quando já está doente, de acordo com o Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo.

A campanha Novembro Azul convida a mudar esse cenário da saúde masculina, alertando para a importância do cuidado regular com a saúde. Seja na adoção de um estilo de vida saudável, na observação de sinais e na adesão aos procedimentos necessários em caso de diagnóstico de doença. Estar atento à própria saúde é o caminho para uma vida longeva e vigorosa.

E quando se fala em saúde masculina, é preciso lembrar que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 704 mil casos novos sejam registrados a cada ano do triênio 2023-2025. A maior parte deles deve ocorrer nas regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência da doença.

Sintomas do câncer de próstata

O urologista Mauro Costa explica que o câncer de próstata é uma doença silenciosa. “Em sua fase inicial, ele é assintomático na grande maioria dos casos. Quando os sintomas começam a aparecer, possivelmente o paciente já se encontra em estágio avançado da doença, e provavelmente, com metástase”.

Nesta fase, os sintomas do câncer de próstata são:

  • Alterações urinárias
  • Dores ósseas
  • Comprometimento do estado geral do paciente
  • Cansaço
  • Fraqueza
  • Perda de peso

Prevenção do câncer de próstata

Costa explica que, justamente por se tratar de uma condição silenciosa e muitas vezes assintomática, a prevenção e as consultas de rotina com o urologista têm um papel fundamental no combate à doença. O especialista poderá realizar o toque retal e indicar a realização do exame PSA - as duas principais formas de detecção da doença.

“O rastreio com exame de PSA e o toque retal modificaram a história natural da doença, permitindo diagnósticos cada vez mais precoces e, consequentemente, maiores chances de cura destes pacientes”, afirma o médico.

Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as chances de cura. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que pacientes com fatores de risco conhecidos, como pele negra e histórico familiar positivo, iniciem o rastreio de dosagem do PSA e toque retal a partir dos 45 anos. Já a população sem histórico de risco pode iniciar os exames aos 50 anos.

O urologista Gabriel Heluany orienta que, além do rastreio precoce para câncer de próstata, os homens cuidem bem da saúde cardiovascular, com atividades físicas regulares e alimentação saudável. “É importante não deixar para cuidar da saúde quando aparecerem os problemas. Buscar ajuda e aconselhamento médico é importante para uma vida mais longa e saudável”, orienta.

Hábitos de prevenção do câncer de próstata

A adoção de um estilo de vida saudável beneficia o corpo como um todo e ajuda a reduzir as probabilidades de desenvolver o câncer de próstata. “A melhor prevenção do câncer de próstata ainda é manter a saúde em dia, com hábitos saudáveis de vida. Realizar as consultas de rotina regulares com o seu urologista também é uma medida necessária para uma vida longe dessa doença”, orienta Costa.

Conheça hábitos importantes para a prevenção do câncer de próstata:

  • Dieta saudável, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais
  • Prática regular de atividade física
  • Manutenção do peso adequado
  • Evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas

Para acessar mais conteúdos sobre saúde e bem-estar, retire o seu exemplar da Revista Panvel de novembro na filial mais próxima. A edição também traz dicas de beleza e cuidados diários, além de cupons com descontos exclusivos. A revista também pode ser lida online.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu