Blog Bem Panvel

Movimente-se: como sair de uma vida sedentária

Por 
 | 
12/02/2024
4 min. de leitura

Ficar muitas horas sentado(a) em frente a telas de computador, televisão ou celular faz parte da rotina de muitas pessoas. Com o avanço da tecnologia, trabalhar ou estudar geralmente envolve ficar grande parte do dia em contato com um desses dispositivos. Mas o problema começa quando o sedentarismo é “normalizado”, e a não prática de exercícios passa a ser a regra.

Se por um lado pode ser difícil mudar os hábitos e começar a incluir novas atividades na rotina, por outro, permanecer muito tempo parado pode ser prejudicial tanto para a saúde física quanto mental.

A notícia boa é que é super possível começar a fazer exercícios simples, no dia a dia, sem precisar de grande esforço.

Comece por movimentos simples

Estamos vivos porque estamos en movimiento”, na letra do músico uruguaio Jorge Drexler, ele confirma um fato: a gente é feito para se movimentar, nos variados sentidos.

A fisioterapeuta e instrutora de Pilates, Thais Pinto dos Santos, explica a importância de começar a movimentar-se e incluir o hábito nas tarefas do dia a dia:

“O movimento, seja ele qual for, qualquer que seja o movimento, ele vai trazer uma repercussão positiva sempre, quando a gente não passa do ponto. Tem que ter bastante cautela, porque a gente não pode hoje ser sedentário e amanhã querer correr cinco quilômetros. As coisas são gradativas”, explica.

Thais defende, ainda, que o primeiro passo para sair do sedentarismo é mudar a forma de pensar: “O caminho mais consciente e mais curto é entender que você precisa cuidar do seu corpo, que se não der a manutenção para a sua máquina, em algum setor ela vai quebrar, em alguma parte do seu corpo ela vai começar a aparecer a alteração. Então, antes de ter um problema instalado, é importante fazer esse exercício de entender que o seu corpo precisa de manutenção”, ressalta.

Como inserir atividades simples na rotina

Se o problema é a agenda cheia e as correrias do dia a dia, uma das dicas da fisioterapeuta é começar a fazer pequenos movimentos como, por exemplo, em vez de utilizar o elevador, subir alguns lances de escada, fazer alguns percursos curtos a pé. Se for a algum lugar de carro, estacionar o veículo a algumas quadras de distância e ir caminhando. Além disso, ela recomenda considerar a ida ao mercado como uma atividade que é funcional

“No supermercado tem que empurrar o carrinho, não é tão pesado, mas mesmo assim você caminhou com carga, tem que pegar mais peso. Dê preferência para carregar as compras em caixas, porque daí tem que usar outro tipo de musculatura, mas que é funcional, que traz funcionalidade, é diferente de levantar uma sacola”, explica.

Escolha atividades que tragam bem-estar

Depois de fazer pequenas adaptações na rotina, você pode começar a incluir de 15 a 20 minutos de exercício por dia. Quanto ao tipo de atividade, a fisioterapeuta explica que isso é uma escolha individual e que depende da preferência da pessoa.

“Você tem que procurar aquilo que traga satisfação porque se você começar com qualquer atividade, uma coisa que você não goste muito, você vai entender aquilo como sacrifício. Se você quer andar de bicicleta, porque gosta e está feliz, tudo bem. Depois de se adaptar com uma atividade física, por mais branda que seja, uma caminhada, corrida, o que quiser fazer, você consegue transitar em outros setores, porque já está comprometido com alguma coisa que traz prazer. O importante é experimentar, fazer aulas experimentais, por exemplo, para ver se você gosta mesmo e quer continuar”, sugere a fisioterapeuta.

Recomendação da OMS para uma vida mais saudável

Em novembro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas diretrizes em relação às atividades físicas. O principal objetivo era incentivar as pessoas a combaterem o sedentarismo e a praticarem exercícios com mais regularidade.

No mesmo ano, o sedentarismo aumentou entre os brasileiros principalmente por causa do isolamento social provocado pela pandemia de Covid- 19.

Em 2023, a Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), indicou que mais da metade dos brasileiros, 52%, nunca ou raramente praticam exercícios. Já entre os 48% que fazem atividade, 22% deles se exercitam todos os  dias, 13% três vezes por semana e 8% duas vezes por semana. 

As novas recomendações indicam que cada adulto deve praticar pelo menos 300 minutos de atividades físicas moderadas por semana, o que equivale a uma hora de exercícios por dia, durante cinco dias da semana, ou 40 minutos diariamente.

Já para atividades mais intensas, foi sugerido um mínimo de 150 minutos semanais, ou seja, 2 horas e meia de exercícios por semana.

E você, tem o hábito de fazer exercícios? Ou ainda está difícil conciliar os compromissos diários com atividades? Conta para a gente, aqui nos comentários.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu