Blog Bem Panvel

Sete mitos e verdades para curtir o Carnaval longe das ISTs

Por 
 | 
09/02/2024
2 min. de leitura

O Carnaval está chegando! A época é de música, dança, animação e alegria. Mas quais são os cuidados para evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) sem estragar a folia? Para compreender o tema, conversamos com a epidemiologista do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Eliana Wendland, que esclareceu sete mitos e verdades, de forma bem espontânea e direta, para que as celebrações carnavalescas só deixem boas e desejáveis lembranças:

Mito ou verdade? Durante o Carnaval não é necessário usar preservativos ou anticoncepcionais, pois o período de festas impede infecções ou gestações.

Mito! O Carnaval é uma época de festas e diversão que exige responsabilidade. Fazer sexo seguro, sempre usando preservativo, é a melhor forma de evitar gestações indesejadas e infecções transmitidas por relações sexuais (vaginais, orais ou anais).

Mito ou verdade? O uso de preservativos masculinos ou femininos podem contribuir para o controle das ISTs?

Verdade! O uso de preservativos, masculinos ou femininos, é uma das formas mais eficazes de evitar a transmissão das ISTs.

Mito ou verdade? As ISTs são visíveis. Pessoas aparentemente saudáveis não as têm. Dá para confiar.

Mito! A maior parte das ISTs não apresentam sinais, podendo persistir por anos sem apresentar sintomas. Portanto, o uso de proteção é imprescindível, mesmo que o(a) parceiro(a) garanta não ter nenhuma Infecção Sexualmente Transmissível.

Mito ou verdade? ISTs são doenças sérias e podem se agravar, caso não recebam tratamento adequado e diagnóstico precoce.

Verdade! Todas as ISTs são infecções que, se não diagnosticadas e tratadas, podem evoluir para incapacidades ou levar a óbito. É o caso do HIV, sífilis e as hepatites B e C.

Mito ou verdade? Homens e mulheres, de qualquer idade, podem ter e transmitir ISTs.

Verdade! Homens e mulheres de qualquer idade podem transmitir todas as ISTs. O HIV e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe para o bebê, durante a gestação ou a amamentação.

Mito ou verdade? Pessoas que não tenham relações sexuais frequentes podem estar infectadas com ISTs, mesmo sem nunca terem tido sintomas. É preciso fazer testes.

Verdade! As ISTs podem ser transmitidas durante uma única relação sexual desprotegida, mesmo que os envolvidos não apresentem sintomas. A maioria das ISTs só é diagnosticada com a realização de testes periódicos.

Mito ou verdade? Apenas relações sexuais casuais necessitam do uso de preservativos.

Mito! O preservativo deve ser usado em todas as relações sexuais.

Fonte: Pesquisadora principal do estudo Atitude e epidemiologista do Hospital Moinhos de Vento, Dra. Eliana Wendland (CRM 22321).

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu