Blog Bem Panvel

A importância da saúde mental em todas as etapas da vida

Por 
 | 
20/06/2024
3 min. de leitura

A saúde mental tem se tornado cada vez mais o centro do debate quando se fala em bem-estar e qualidade de vida. Afinal, ela afeta a forma que pensamos, sentimos e atuamos frente aos desafios do cotidiano, além de ajudar a determinar como manejamos o estresse, nos relacionamos com as outras pessoas e tomamos decisões. Da infância à velhice, a saúde mental é importante em todas as etapas da vida.

Cuidar de si mesmo é uma tarefa essencial para uma vida saudável, equilibrada e de qualidade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é mais do que a ausência de transtornos mentais: ela se dá em um processo complexo vivido de maneira única por cada pessoa, que equaciona diferentes graus de dificuldade e angústia.

A saúde mental é importante porque ajuda a:

  • Enfrentar o estresse da vida
  • Manter boas relações
  • Estar saudável fisicamente
  • Trabalhar de maneira produtiva
  • Alcançar nosso completo potencial
  • Contribuir para a comunidade à qual pertencemos

Como manter uma boa saúde mental?

Algumas coisas podem ser colocadas em prática com o objetivo de melhorar a saúde mental:

  • Cuidar da saúde física: a saúde física e mental estão relacionadas. Para cuidar da física, procure se manter fisicamente ativo, com a prática regular de exercícios físicos, dormir o suficiente e alimentar-se de maneira saudável.
  • Conectar-se com outras pessoas: somos seres sociais e, por isso, é importante manter relações fortes e saudáveis com outras pessoas. Contar com apoio emocional pode ser o diferencial para se proteger, por exemplo, dos perigos do estresse.
  • Desenvolver significado e propósito na vida: seja através do trabalho, voluntariado, hobby, espiritualidade ou aprendizado de novas atividades,  buscar um propósito de vida pode ser determinante para uma boa saúde mental.
  • Desenvolver habilidades para enfrentar problemas: a capacidade de lidar com situações de estresse é importante para ajudar a enfrentar problemas, tomar medidas e decisões, ser flexível e não desistir facilmente de um propósito.

Aderir a técnicas de relaxamento: práticas que buscam produzir uma resposta de relaxamento natural do corpo tendem a tornar a respiração mais lenta, diminuir a pressão arterial e reduzir a tensão muscular e o estresse. A meditação e os exercícios de respiração profunda podem ser boas opções para relaxamento do corpo, e são aliadas da saúde mental.

A importância da psicoterapia

A terapia com psicólogo, também chamada de psicoterapia, é importante para trabalhar nossas emoções, medos, ansiedades e traumas, proporcionando desenvolvimento pessoal. Esse diálogo com um profissional também ajuda a aprender a identificar limites e melhorar habilidades saudáveis ​​de enfrentamento às adversidades do cotidiano, além de tratar transtornos mentais, quando existentes. Tudo isso é determinante para uma boa saúde mental.

É importante lembrar que a psicoterapia é um processo totalmente diferente de uma conversa ou de um desabafo que você faz com amigos ou familiares, pois o psicólogo é o profissional com a formação necessária para cuidar da sua saúde mental com embasamento teórico, técnicas específicas, neutralidade e ética. A psicoterapia é importante não somente para lidar com situações de crise, mas na vida como um todo.

É importante lembrar que a saúde mental pode variar em diferentes fases da vida. De acordo com a OMS, existem determinantes individuais, sociais e estruturais que podem contribuir para proteger ou debilitar esse aspecto ao longo da vida, mudando nossa situação a esse respeito.

Fatores psicológicos e biológicos, como as habilidades emocionais, o abuso de substâncias e a genética podem fazer com que algumas pessoas sejam mais vulneráveis a transtornos de saúde mental. A exposição a circunstâncias sociais, econômicas, geopolíticas e ambientais desfavoráveis também pode ter impacto negativo na saúde mental.Por isso, fique alerta em relação a sua saúde mental. Com cuidado e atenção, fica tudo bem!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu