Blog Bem Panvel

Soro caseiro: como fazer e evitar a desidratação

Por 
 | 
25/02/2022
4 min. de leitura

Como manter a hidratação no verão com soro caseiro

A desidratação do corpo pode acontecer em qualquer época do ano, no entanto, é mais comum no verão, visto que as altas temperaturas fazem com que o ser humano sue, consequentemente, perdendo líquido e liberando sais corporais. Uma boa forma de lidar com a desidratação é através do soro caseiro.

As consequências da desidratação podem ser vômitos, diarreias, febre e transpiração excessiva. Em casos mais graves a pessoa que está desidratada pode até desmaiar, sendo necessário ajuda médica profissional.

Porém, em casos mais leves, a desidratação pode ser tratada em casa com a ajuda do soro caseiro. A Panvel comercializa produtos específicos que ajudam na reidratação, além de contar com profissionais da área da saúde preparados para ajudar os clientes nas unidades que contam com o Panvel Clinic.

Continue a leitura até o final para entender como o soro caseiro funciona e como prepará-lo!

O perigo da desidratação no verão

Manter o corpo hidratado é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos, sendo a água uma das principais substâncias responsáveis por manter a temperatura corporal adequada, além de ajudar a eliminar toxinas.

O ser humano libera água de forma natural, através de suor, urina e fezes, acontece que em alguns casos a liberação da água é maior que a reposição, podendo causar a desidratação.

Uma pessoa desidratada pode apresentar os seguintes sintomas: sede excessiva, boca, pele e lábios secos e ressecados, olhos fundos, batimento cardíaco acelerado e pequena quantidade de lágrima, urina e suor. A urina ainda pode apresentar cor e odor forte.

Existem alguns alimentos e líquidos que devem ser evitados por pessoas que apresentam sintomas de desidratação. No geral, alimentos e bebidas diuréticas, ou seja, que estimulam a produção de urina, devem ser evitados, como por exemplo, bebidas alcoólicas.

Café e refrigerantes também são bebidas que devem ser evitadas durante um quadro de desidratação. Carboidratos também devem ser evitados, visto que são alimentos mais pesados e que fazem a digestão ser mais complexa, consequentemente, fazendo o organismo trabalhar mais, o que pode ser ainda mais prejudicial quando o corpo não está hidratado.

Como se manter hidratado

A melhor maneira de se manter hidratado é através de uma boa alimentação e consumo de água. Existem diversos alimentos ricos em água e que ajudam na hidratação, como por exemplo frutas. Melancia, laranja, pêra, entre outras são ricas fontes de água.

No verão, uma boa saída é o consumo de picolé natural de fruta. Além de refrescar e ser mais saudável que os sorvetes de massa, os picolés naturais também ajudam a prevenir a desidratação.

Sucos naturais, chás gelados e água de coco são boas soluções para quem não tem costume de beber água.

O que é e como fazer soro caseiro

Sabemos que quando ocorre a desidratação a pessoa não perde apenas a água do corpo, mas também os sais minerais. O soro caseiro é uma solução composta por água, açúcar e sal, para que possa hidratar e repor as substâncias e sais perdidos.

O soro caseiro é usado no Brasil desde a década de 1970 e de acordo com o Ministério da Saúde, já ajudou reduzir a mortalidade infantil ocasionada pela desidratação em todo o mundo.

Ainda assim, o soro caseiro só deve ser usado em quadros leves de desidratação e apenas se não for possível ter acesso ao soro já pronto. Isso porque, para que o soro caseiro funcione, é necessário precisão na sua elaboração. Ou seja, é imprescindível que as medidas de cada ingrediente sejam seguidas à risca.

A Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) do Ministério da Saúde disponibiliza uma cartilha com algumas informações e a receita para o preparo do soro caseiro.

Para fazer o soro caseiro é preciso:

  • 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral;
  • 2 medidas rasas de açúcar lado maior da colher padrão;
  • 1 medida rasa de sal do lado menor da colher padrão.

Essa colher padrão foi elaborada pela UNICEF e é distribuída gratuitamente em postos de saúde ou em farmácias populares, em parceria com a Pastoral da Criança.

Efeito do soro caseiro

Como falado anteriormente, o soro caseiro serve não só para hidratar mas também para repor os minerais perdidos. No entanto, é preciso fazer o consumo correto do soro. O recomendado é ingerir o soro caseiro em pequenos goles.

Vale ressaltar que o consumo do soro deve ser proporcional ao líquido e sais perdidos durante a desidratação, por isso a recomendação pode variar de caso para caso.

Diferença entre soro caseiro e soro pronto

A diferença entre o soro caseiro e o soro pronto, que pode ser comprado em farmácias, é que o pronto já vem com as medidas corretas para o preparo, sendo necessário apenas a adição da água. Também há até soros já prontos para o consumo imediato.

A Panvel comercializa os os soros pronto da Fixidrat no sabor uva. É possível adquirir o produto na versão pronta para consumo em garrafa de 500ml ou em sachê para misturar com água filtrada.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu