Blog Bem Panvel

Hábitos saudáveis para promover a saúde mental

Por 
 | 
22/02/2024
3 min. de leitura

Ter uma boa saúde mental vai além da ausência de transtornos: significa desfrutar de um estado de bem-estar mental que nos permite desenvolver todas as nossas habilidades, trabalhar e estudar normalmente, além de saber enfrentar momentos de estresse.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define que a saúde mental sustenta as capacidades individuais e coletivas para tomar decisões, estabelecer relações e dar forma ao mundo em que vivemos. Assim, ela é um elemento essencial para o desenvolvimento pessoal, comunitário e socioeconômico.

Na prática, cultivar uma boa saúde mental é um processo complexo, já que múltiplos fatores sociais e estruturais podem se combinar para proteger ou fragilizar nosso bem-estar mental. Na busca pela boa saúde mental, uma rotina com hábitos e atividades saudáveis pode ser determinante. A psicóloga clínica Stefany Araujo explica que a saúde física anda lado a lado com a mental. E é justamente por isso que os hábitos saudáveis são tão importantes.

“Adotar uma alimentação saudável fortalece nosso sistema imunológico e evita doenças como a diabetes, obesidade e doenças cardíacas. A prática de atividades físicas ajuda no fortalecimento dos ossos e músculos, e outro hábito importante é o cuidado com a saúde mental, como a terapia, meditação, práticas que levam ao relaxamento”, afirma a psicóloga.


Para identificar os hábitos que promovem o bem-estar mental, é importante organizar a rotina. “Se existe uma dificuldade em se priorizar, estímulo que ‘marque um horário com você mesmo’, e assim, escolha atividades que tragam prazer. busque coisas que gerem prazer e contribua para o bem-estar”, orienta Stefany.

Hábitos para melhorar a saúde mental

Conheça alguns hábitos recomendados pela psicóloga Stefany Araujo para contribuir com uma boa saúde mental:

  • Caminhada: a caminhada ao ar livre, especialmente em parques, praças e espaços verdes, é aliada do bem-estar físico e mental. Ajuda a reduzir o estresse, ajuda a melhorar o humor e pode reduzir os sintomas de ansiedade e depressão. 
  • Aulas de dança: uma maneira divertida e diferente de se exercitar, a atividade ajuda a liberar endorfina, o hormônio que aumenta a sensação de bem-estar e de felicidade, e pode ajudar a diminuir o nível de cortisol, o hormônio do estresse.
  • Treinos de musculação: o treino com pesos ajuda a deixar forte não apenas o corpo, mas a mente. Os resultados incluem o aumento da concentração e da disciplina e do foco, além de melhorar a autoestima e a disposição para as atividades do dia a dia.
  • Alimentação saudável: a diversidade de nutrientes de uma refeição equilibrada favorece a disposição e o controle das emoções. Criar o hábito de se alimentar de maneira saudável impacta o humor, o otimismo, o bem-estar e até a criatividade, todos eles fatores ligados a uma boa saúde mental.
  • Massagens: além do relaxamento imediato, diferentes tipos de massagem, quando realizadas regularmente, ajudam a aliviar a tensão. A massagem diminui os níveis de cortisol - o hormônio do estresse, enquanto aumenta a sensação de bem-estar.
  • Fazer terapia: uma das atividades mais importantes para a saúde mental, a terapia promove o autoconhecimento e ajuda a aumentar a autoconfiança. Fazer terapia também ensina a lidar com os sentimentos, ajudando a estabelecer relações saudáveis.

A psicóloga Stefany afirma que adotar hábitos saudáveis para ter mais saúde, bem-estar e segurança é fundamental para promover a nossa disposição para encarar o dia a dia. “Cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, descansar adequadamente e reduzir o estresse, são práticas que contribuem e nos deixam dispostos e preparados para enfrentar os desafios que podem aparecer em nossa jornada. Se você não se priorizar, ninguém mais fará isso por você”, incentiva.

Você já adotou hábitos saudáveis que impactam positivamente a sua saúde mental? Conte nos comentários!

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu