Você já ouviu falar em fitoterápicos ou fitoterapia? É provável que não, porém, é possível que já tenha utilizado. Isso porque eles têm ganhado cada vez mais popularidade entre os brasileiros, principalmente na hora de cuidar da saúde.
Saiba que entre os fitoterápicos estão inclusos ervas, chás de emagrecer, além de outros produtos naturais. Mas afinal, o que eles são e quais as vantagens da sua utilização para a saúde?
Você pode encontrar a resposta para essas e outras dúvidas neste conteúdo preparado pela Panvel, com todas as informações necessárias. Confira a seguir!
Você pode ler também: Saiba como os óleos essenciais podem proporcionar bem-estar
Os fitoterápicos são produtos naturais, produzidos direto das plantas medicinais ou de seus derivados para tratar diversas condições de saúde. Isso porque uma das suas finalidades são ações terapêuticas.
As suas produções são retiradas de substâncias naturais das plantas, que incluem a raiz, folha, flores e até mesmo frutas. Além disso, é importante ressaltar que esses produtos são reconhecidos e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Saiba que os fitoterápicos não são uma novidade atual, pelo contrário, eles já são utilizados há muitos anos em várias partes do mundo. Isso porque diferentes culturas tratam doenças, feridas e outras condições com plantas medicinais.
Como mencionado, os produtos fitoterápicos são utilizados para tratar diversas doenças e outras condições de saúde. Assim, ajudando vários pacientes durante o seu tratamento, possibilitando um cuidado mais natural.
Então, é neste momento que entra a fitoterapia, uma prática terapêutica que utiliza os produtos naturais para tratar os pacientes.
Ou seja, essa prática permite a utilização de medicamentos naturais, favorecendo a redução dos efeitos colaterais. Vale ressaltar que ela já é reconhecida por estados e municípios.
Além disso, é importante destacar que o crescimento da prática se deu pela procura de tratamentos mais acessíveis pelos brasileiros. Por isso, a fitoterapia tem se tornado bastante popular.
Saiba que existem diversos produtos naturais registrados no Brasil, que podem ser utilizados com segurança durante o tratamento. Entre eles, estão:
Além de registrados e reconhecidos pela Anvisa, alguns dos produtos citados acima são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É necessária a apresentação de receita para produtos específicos, porém, outros, não.
Com a ajuda desses produtos, o tratamento com a fitoterapia se torna eficaz para curar diversas doenças com medicamentos naturais. Assim, os pacientes correm menos riscos de sofrer com efeitos colaterais.
Os produtos fitoterápicos oferecem diversos benefícios a todos, já que têm comprovação científica. Por isso, você não precisa ficar em dúvida na hora de começar seu tratamento com eles.
Por conta das suas vantagens, a sua procura tem aumentado, comparada à medicina e produtos tradicionais. Isso porque as propriedades das plantas medicinais têm a função de prevenção e proteção contra doenças.
Apenas com essa justificativa já é possível identificar um dos principais benefícios disponibilizados pela utilização dos produtos. Além desses também são oferecidos:
Contudo, vale ressaltar que os benefícios proporcionados pelos fitoterápicos podem variar conforme as condições do paciente. É importante consultar um profissional especializado para conhecer mais sobre as principais vantagens.
Apesar dos inúmeros benefícios, você também precisa conhecer alguns riscos que esses produtos podem oferecer. Embora eles sejam menos propícios a causar efeitos colaterais, as reações não são inexistentes.
Por isso, na hora de adotar a utilização das plantas medicinais, recomendamos consultar um médico especialista. Dessa forma, você evita qualquer prejuízo à saúde física e mental.
Não é qualquer pessoa que pode receitar os medicamentos naturais, já que eles podem causar riscos à saúde do paciente. Por isso, é fundamental que você consulte um profissional para receitar a medicação certa. Entre eles, estão:
Os produtos fitoterápicos são ótimas opções para tratar de diversas doenças, oferecendo maior cuidado à saúde do paciente. Lembrando que existem várias opções de medicamentos, porém, evite a automedicação, procure um médico especialista.
Agora que você já aprendeu mais sobre o assunto, que tal se aprofundar em outros temas relacionados? Então, entenda as diferenças entre homeopáticos, fitoterápicos e florais. Acesse e confira!
gostei das informações obrigado
Olá, Maria, ficamos muito felizes em saber que você amou a matéria! 😊 Acompanhe nosso blog para mais conteúdos que podem te interessar. 💙