Blog Bem Panvel

Conheça a evolução dos métodos contraceptivos

Por 
 | 
06/03/2024
2 min. de leitura

A escolha do método contraceptivo apropriado para o seu perfil e estilo de vida é uma das decisões mais importantes para as mulheres que pretendem adiar a gravidez. Desde o surgimento da pílula anticoncepcional, na década de 1960, novas opções de contraceptivos foram criados para permitir à mulher ter autonomia sobre o controle de natalidade com eficácia.

Apesar da popularidade da pílula anticoncepcional, cada vez mais mulheres têm aderido aos benefícios dos contraceptivos reversíveis de longa duração, conhecidos como LARC. São opções como o Dispositivo intrauterino (DIU) e os implantes hormonais, todos eles recomendados para quem não deseja engravidar dentro de três anos.

“Além de fornecerem uma contracepção muito eficiente, eles têm um papel relevante no empoderamento feminino, dando a oportunidade da mulher escolher se deseja menstruar ou não, além de ajudar a controlar eventuais sintomas indesejados, como cólicas”, explica a ginecologista Mariana Cavalari.

O diálogo com o ginecologista é fundamental para entender o perfil e a indicação de uso de cada uma das opções disponíveis. A escolha deve levar em conta, por exemplo, se a mulher deseja engravidar em um período curto de tempo, se quer adiar a gestação por alguns anos ou até mesmo se não pretende ser mãe.

Métodos contraceptivos

Conheça os principais métodos contraceptivos disponíveis e converse com seu ginecologista para escolher qual deles faz mais sentido para o seu estilo de vida:

  • DIU de cobre ou de cobre e de prata: utiliza a propriedade dos metais para impedir a gravidez. A  duração é de cinco a 10 anos.
  • DIU hormonal: Há duas opções disponíveis, com tamanhos e quantidade de hormônio diferentes. A duração média é de cinco anos. A avaliação do perfil da mulher definirá qual deles usar.
  • Preservativo: deve ser usado sempre como forma de contracepção e evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
  • Implante hormonal: implante de progesterona em forma de um pequeno bastão colocado embaixo da pele. Tem duração de três anos.
  • Anel vaginal: dispositivo de material flexível e confortável e fácil de ser inserido na vagina. Deve ser colocado por três semanas, retirado por uma semana e colocado novamente. O efeito dura o período de uso.
  • Anticoncepcional injetável: excelente opção para mulheres que costumam esquecer de tomar o comprimido oral. Podem ser tomados mensalmente ou a cada três meses. O efeito dura o período de uso.
  • Adesivo: tem funcionamento semelhante às pílulas anticoncepcionais. Deve ser trocado a cada semana. Depois de três semanas, deve-se fazer um intervalo de sete dias para iniciar o novo ciclo. O efeito dura o período de uso.

Esse conteúdo faz parte da Revista Panvel de março. Retire o seu exemplar gratuitamente nas filiais ou nos nossos canais digitais para ficar por dentro de matérias de saúde, beleza e bem-estar, além de acessar perfis exclusivos.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu