Blog Bem Panvel

Dores na coluna: entenda como prevenir e tratar

Por 
 | 
30/01/2024
5 min. de leitura

Para quem trabalha todos os dias sentado, seja no escritório ou em casa, as dores na coluna podem se tornar um problema recorrente. É muito possível que você, algum amigo ou familiar esteja experimentando essa situação agora mesmo. Afinal, 80% da população mundial já enfrentou ou ainda vai sentir dores nas costas em algum momento da vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Uma das principais causas do incômodo é o excessivo número de horas em que permanecemos sentados, na mesma postura.

É comum, ao sentir os primeiros sinais de dores nas costas, as pessoas acreditarem que se deve a uma postura errada ou “torta” ao se sentar. O problema, porém, está sobretudo na quantidade de tempo em que se permanece em uma única postura. A quiropraxista Letícia Crauss define como uma postura disfuncional aquela que não respeita as curvaturas naturais da coluna e nos deixa desconfortáveis em algum nível: “costumamos dizer que a postura correta é sempre a próxima, afinal, fomos feitos para o movimento. Por mais ‘correta’ que seja a postura, se permanecermos nela por muito tempo, será difícil manter o conforto”.

Postura correta para evitar dores na coluna

Para sentar no escritório ou em casa sem sentir dores na coluna, a primeira medida recomendada pela especialista é se movimentar e se exercitar no período em que não estiver sentado. “As dores na coluna geralmente vêm pelo sedentarismo e pela manutenção de uma postura durante muito tempo. É preciso que haja variabilidade de movimento para evitar as dores nas costas”, explica Letícia. A postura adequada para se sentar é a forma confortável, que sustenta o peso do corpo com as curvaturas adequadas e com os relaxamentos necessários. “A forma mais benéfica inclui, necessariamente, descansos na horizontal para relaxar musculaturas que ficam o tempo todo ativas para sustentar o corpo contra a força da gravidade”, completa a quiropraxista.

A especialista chama a atenção:  a postura da coluna não é algo fixo e rígido e, por mais errada que seja uma postura, ela não necessariamente vai ser o único motivo das dores nas costas. “Se sou uma pessoa ativa e geralmente não tenho dores, posso sim ficar sentada em postura aparentemente inadequada por certo tempo sem sentir desconforto. Mas se passar o dia inteiro só sentada, variando pouco a minha postura, é provável que todas as posturas tragam desconforto físico”, diz.

Por isso, é preciso preparar o corpo para sustentar o seu próprio peso e permanecer em diferentes posturas, praticando exercícios de estabilidade, flexibilidade, força e equilíbrio. “É importante entender o exercício físico como um tratamento não farmacológico para as dores e dores crônicas”, afirma Letícia.

Ergonomia do escritório

Se você já se exercita, mas ainda assim sente dores ao permanecer muito tempo sentado, é preciso avaliar a ergonomia. “Há uma incompatibilidade evolutiva do corpo humano com o mobiliário contemporâneo. Por mais ergonômica que seja uma cadeira, ela não é feita para que o movimento seja facilitado enquanto utilizamos ela.”

Um equívoco comum é escrever no teclado apoiando apenas metade dos antebraços na mesa ou somente com os punhos apoiados. “Isso não é muito funcional, porque vai manter uma ativação desnecessária da musculatura que deveria estarrelaxada, principalmente a de trapézios e romboides nas costas, ombros e escápulas”, afirma a quiropraxista.

Veja medidas para tornar o espaço laboral mais adequado, de acordo com a Fundação Oswaldo Cruz:

  • As costas devem ser bem apoiadas pelo encosto da cadeira
  • Os ângulos entre os antebraços e os braços e entre as pernas e o tronco devem ser de 90º
  • Posicione-se entre 45 a 70 centímetros do monitor, fazendo com este um ângulo entre 10 a 20º
  • Regule a altura do computador deixando-o ligeiramente abaixo (15 a 20 graus) da altura dos olhos para evitar a tensão no pescoço
  • Os pés devem estar bem apoiados no chão ou a adoção de um apoio para os pés
  • O apoio para os pés é importante se a cadeira estiver numa posição demasiado alta para conseguir apoiar corretamente os pés no chão.

Exercícios para aliviar dores nas costas

Se você está à procura de exercícios para evitar e aliviar dores na coluna, é importante ter em conta que o corpo é um sistema complexo e deve ser entendido de forma global. “Todo exercício é benéfico para dores, ainda que não seja específico para aquela região do corpo. Exercícios, de forma geral, fazem parte do tratamento para a dor crônica com orientação e bom senso, orientados por um profissional capacitado”, explica Letícia.

Veja três recomendações da Quiropraxista Letícia:

  • Movimentar as duas cinturas (cintura pélvica, no quadril, e cintura escapular, na região dos ombros), em exercícios circulares diversos, tanto para a direita como para a esquerda, para frente e para trás
  • Dançar: movimentar  o corpo de forma orgânica, livre, ativando diferentes músculos, incluindo a musculatura das costas
  • Movimentar a coluna em todas as direções: realizar flexões e extensões, com movimentos de rotação, explorando todas as possibilidades e amplitudes de movimento

“O objetivo é sair um pouco da lógica cartesiana de como deve ser um movimento, explorando ao máximo todas as possibilidades para entender que é livre e tem o poder do movimento”, explica Letícia.

A importância do descanso para aliviar as dores na coluna

Tão importante quanto o movimento do corpo é o descanso dele na posição horizontal. O momento de repouso é importante para aliviar dores na coluna, que está constantemente resistindo à gravidade. “Quando estamos cansadas de segurar um peso com o braço, soltamos o peso, descansamos e recuperamos a força para segurar o peso novamente. O mesmo se dá na nossa coluna. Ficamos cansadas, enrijecidas e doloridas de sustentar o peso do nosso próprio corpo contra a gravidade que está nos atraindo para baixo constantemente, afirma Letícia.

Por isso, além de variar os movimentos durante a sua jornada de trabalho, procure colocar alguns descansos em posição horizontal ao longo do dia. Não precisa ser por muito tempo, apenas o suficiente para sentir que a musculatura estrutural e profunda, de sustentação do corpo, conseguiu descansar e relaxar. Seguindo essas dicas, você conseguirá evitar e aliviar dores nas costas. Lembre-se que a avaliação de um especialista é importante para oferecer orientações específicas e acompanhar o seu caso de perto.




Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu