Blog Bem Panvel

Confira as dicas para prevenir as doenças respiratórias

Por 
 | 
14/09/2023
3 min. de leitura

O período entre setembro e outubro, na chegada da primavera, costuma ser marcado pela oscilação de temperaturas. Muitas pessoas pensam que a aproximação do calor as deixa a salvo de contrair doenças respiratórias, mas os vírus como o da gripe continuam em circulação.

Se durante o inverno você descuidou da alimentação, não se exercitou e não dormiu as horas adequadas de sono, pode estar mais exposto às doenças respiratórias. E mesmo se você manteve um estilo de vida saudável, é possível que o organismo sinta os efeitos da diminuição da exposição ao sol nos últimos meses, já que os raios solares são os principais responsáveis por metabolizar a vitamina D, uma das principais aliadas da imunidade.

Além da gripe e dos resfriados, outra infecção continua à espreita: a Covid-19. A Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) detectou uma alta de 7% nas taxas de testes positivos para o vírus durante as primeiras semanas de agosto.  Os testes positivos para Covid-19 passaram de 6,3% (29 de julho a 4 de agosto) para 13,8% (em 12 a 18 de agosto). A estimativa é que os casos aumentem nas próximas semanas devido à circulação da Éris, uma subvariante da Ômicron.

Vale lembrar que as mutações da Covid-19 desde o surgimento do vírus tornaram quase impossível diferenciar a doença e a gripe sem fazer o teste. Ambas as viroses têm provocado sintomas muito semelhantes, como:

  • Dor de cabeça e muscular
  • Cansaço
  • Coriza e congestão nasal
  • Tosse e dor de garganta

Confira as recomendações para esperar a primavera longe das doenças respiratórias.

Medidas preventivas contra doenças respiratórias

  • Vacine-se contra a gripe, ainda dá tempo: se você ainda não tomou a vacina contra a gripe este ano, coloque a dose em dia. Ela é uma das melhores maneiras de prevenir a infecção pelo vírus, que continuará circulando na primavera e no verão. A vacina tetravalente, oferecida na Panvel, tem proteção adicional contra mais uma cepa, a Influenza B (Phucket). O imunizante pode ser tomado por qualquer pessoa a partir dos seis meses de idade, sem necessidade de seguir o calendário vacinal. 

Hábitos contínuos para prevenir doenças respiratórias

  • Abra as janelas de casa: a chegada dos dias mais quentes favorecem a ventilação dos ambientes internos. Abrir janelas ajuda a reduzir a concentração de vírus e ajuda a melhorar a qualidade do ar que se respira nos ambientes abertos. Reserve alguns minutinhos para deixar o ar correr
  • Reforce a higiene: mantenha as mãos limpas, lavando-as regularmente com água e sabão, especialmente antes de comer ou tocar o rosto. Essa é uma medida simples para prevenir a propagação de germes como os causadores das doenças respiratórias. Carregue sempre um álcool gel na bolsa para fazer a higiene das mãos quando não tiver acesso à água corrente. Se for tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, lavando-o em seguida.
  • Retome os hábitos saudáveis: manter um estilo de vida saudável pode parecer mais difícil no inverno, o que afasta muitas pessoas especialmente do exercício físico. Se é o seu caso, aproveite a chegada da primavera para começar a seguir uma dieta equilibrada, praticar uma atividade física regularmente e manter uma boa higiene do sono. Esses hábitos saudáveis ajudam a fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de infecções mesmo nos dias quentes.

Agora que você já sabe como prevenir as doenças respiratórias, procure tomar os cuidados necessários e não se esqueça de fazer o autoteste de Covid-19 caso tenha qualquer sintoma.

Confira neste conteúdo como realizar o autoteste disponível no Panvel.com.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu