Blog Bem Panvel

Conheça os cuidados para proteger a pele do sol neste verão

Por 
 | 
12/01/2024
4 min. de leitura

As altas temperaturas convidam a usar roupas mais curtas, passar mais tempo na praia e na piscina e praticar esportes ao ar livre. O verão oferece uma variedade de opções de programação, e, seja qual for a sua favorita, é importante considerar que o período é de radiação solar intensa, aumentando as chances de queimaduras e de câncer da pele. Por isso, proteger a pele com filtro solar é uma tarefa tanto para quem vai à praia e à piscina quanto para quem permanece na cidade.

A radiação ultravioleta, que penetra na pele, tem efeito cumulativo sobre a pele. Isso significa que, a cada exposição desprotegida ao sol, os raios UV danificam o DNA das células. O efeito cumulativo desses danos, ao longo da vida, pode levar ao desenvolvimento do câncer de pele.

Além disso, a luz visível e a radiação infravermelha também são responsáveis por manchas, rugas e flacidez. Esse contato com a luz visível ocorre mesmo na cidade, dentro de casa ou do carro, tornando o uso do protetor solar indispensável.

O Guia de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta que o uso do protetor solar não deve mudar nem de acordo com a previsão do tempo: o produto deve ser aplicado faça chuva ou sol, esteja o céu claro ou encoberto por nuvens. Conheça os cuidados para curtir a temporada sem desconforto ou queimaduras de pele.

Protetor solar ideal para praia e piscina

Se seu destino é a praia ou a piscina, escolha filtros solares com fator de proteção mínimo de 50. Nesses ambientes, a água e a areia tendem a ampliar os danos dos raios solares, provocando um reflexo que faz com que eles atinjam o corpo por diferentes ângulos. O ideal é ter dois protetores: um para o corpo e outro para o rosto. O filtro solar facial tem ativos específicos para a região. Além de proteger, evita espinhas, cravos e outras condições da pele.


Muitas pessoas esperam para passar o filtro solar apenas quando já estão com o pé na areia ou na beira da piscina. O correto, porém, é aplicá-lo em todo o corpo cerca de 30 minutos antes de sair de casa. Praia e piscina pedem filtros solares com textura mais grossa e levemente oleosa. As opções com silicone são aconselhadas para quem prefere uma cobertura mais seca mesmo nos produtos encorpados.


Ainda que o desejo seja aproveitar sob o sol cada minuto das férias ou do fim de semana, o horário entre as 9h e as 15h deve ser evitado. Se permanecer na beira da praia ou da piscina, abrigue-se debaixo do guarda-sol. Além do protetor solar, as barreiras físicas de proteção são bem-vindas para cuidar da sua pele: utilize chapéu, óculos escuros e roupas de mangas longas com proteção solar. 
A reaplicação do filtro solar deve ocorrer após cada mergulho ou após duas horas de exposição solar. Com o suor excessivo, o produto pode ser espalhado novamente no corpo em intervalos mais curtos. E lembre-se de manter o protetor solar sempre na sombra. Se você levar uma bolsa térmica para a praia ou piscina, será um bom lugar para guardá-lo.

A quantidade ideal de protetor solar

Além de espalhar o produto em todo o rosto, a quantidade aplicada também é importante para a eficácia da proteção solar. Conheça a quantidade de protetor solar recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia:

  • Rosto, pescoço e cabeça: uma colher de chá de protetor solar no rosto, no pescoço e na cabeça
  • Tronco: uma colher de chá de protetor solar
  • Costas: uma colher de chá de protetor solar
  • Braços: duas colheres de chá (uma para cada braço)
  • Pernas: duas colheres de chá de protetor solar para cada perna, incluindo as coxas e nádegas (uma para a parte da frente e outra para a parte traseira).

Cuidados após a exposição solar

Se você seguiu à risca os cuidados de aplicação do protetor solar e horários apropriados para a exposição ao sol, sua pele estará bem protegida durante toda a estação. Para finalizar a rotina de cuidados, é recomendada a aplicação do creme pós-sol. Ele é formulado com ingredientes como camomila, aloe vera e outros agentes calmantes. Seu efeito antioxidante atua para recuperar e hidratar a pele, protegendo-a do  envelhecimento precoce e recuperando a oleosidade.


O uso do creme pós-sol é ainda mais recomendado se você descuidou da proteção e ficou com  a pele queimada ou vermelha. Nesse caso, o produto ameniza a vermelhidão e a inflamação e ajuda a recuperar a barreira cutânea. A sensação de alívio é imediata. A aplicação deve ocorrer imediatamente após a exposição solar.  

As fórmulas pós-sol em gel são mais leves, refrescantes e facilmente absorvidas pela pele, proporcionando uma sensação fresca. Produtos pós-sol em creme costumam concentrar mais ingredientes e promover uma hidratação mais intensa.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu