Blog Bem Panvel

Conheça os benefícios do yoga para o corpo e para a mente

Por 
 | 
27/04/2021
4 min. de leitura

De origem asiática, o yoga vem ganhando cada vez mais a simpatia dos brasileiros nas últimas décadas. Muita gente ainda tem dúvidas se essa é uma prática esportiva ou espiritual, além de que muitos desconhecem quais são os reais benefícios do yoga.

Para esclarecer essas e outras dúvidas, no post de hoje iremos contar um pouco da história dessa prática, como praticar yoga e quais são as vantagens que ele oferece para seus praticantes.

O que é yoga?

O yoga é uma prática milenar criada na Índia, que tem como objetivo trabalhar o equilíbrio do corpo e da mente.

As posições de yoga são chamadas de asanas, uma palavra de origem sânscrita. Foram registradas oficialmente 84 asanas nas escrituras budistas. Cada uma delas possui um nome e ajuda a estimular alguma área.

A concentração é essencial para a execução das posturas, e é por isso que o yoga tem como um de seus principais objetivos a atenção para o “aqui e agora”.

Outra coisa bem importante do yoga é o foco na respiração, que, quando controlada, ajuda a tornar os movimentos mais fáceis.

Quais os benefícios do yoga?

Se você está pensando em começar essa prática, a boa notícia é que são inúmeros os benefícios do yoga para o corpo e para a mente. Estes são alguns dos mais mencionados por praticantes:

1. Tonifica a musculatura

Há quem pense que yoga é um exercício leve que mais mexe com a concentração do que com o corpo. Mas a verdade é que as posições exigem firmeza e acabam trabalhando toda a musculatura do corpo.

Prepare-se para tonificar os músculos abdominais e também os músculos das costas. A região do peito e barriga são essenciais para conseguir estabilidade para os exercícios.

Aos poucos, essas regiões vão sendo reforçadas e em poucas aulas já é possível notar a diferença até mesmo na postura.

2. Ajuda na memória

A prática regular do yoga ajuda a preservar e desenvolver áreas no cérebro responsáveis por funções como memória e atenção. A longo prazo, pode auxiliar em um envelhecimento mais saudável da memória humana.

Essa conclusão apareceu em um estudo do pesquisador Rui Afonso, feito no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein e publicado na revista Frontiers in Aging Neuroscience.

Entre as mulheres idosas que participaram da pesquisa, somente as praticantes de yoga mostraram um córtex pré-frontal mais espesso. Esse resultado sugere que o exercício proporciona uma maior neuroproteção.

3. Ganho de flexibilidade

Você sabia que muitos movimentos do yoga já são utilizados como alongamento e aquecimento nas academias?

Isso acontece porque esses exercícios auxiliam no ganho de elasticidade, prevenindo o encurtamento da musculatura.

Benefícios do yoga, flexibilidade

4. Alívio do estresse e da ansiedade

Por ser uma prática que exige total atenção ao momento presente, o praticante de yoga aprende a treinar a mente para viver o agora.

Isso ajuda em outras situações do dia a dia, principalmente para pessoas com tendência a ansiedade ou estresse em excesso.

Durante a sessão de yoga, o aluno é levado a concentrar-se no presente, esquecendo os problemas e a ânsia com o futuro.

Os exercícios focados em respiração ajudam nessa tarefa, e podem ser facilmente transportados para a vida do praticante em todos os momentos.

5. Alivia as dores nas costas

Em um estudo publicado pelo Annals of Internal Medicine, participantes que praticaram yoga durante 12 meses relataram diminuição nas dores nas costas.

A análise foi feita com mais de 300 pessoas que sofriam de dores crônicas, principalmente na região da lombar. Metade delas praticou yoga e a outra parte teve apenas os cuidados habituais.

Além de sentirem menos dor que os participantes do outro grupo, os praticantes de yoga também demonstraram melhor desempenho em tarefas do dia a dia.

Benefícios do yoga, dores nas costas

6. Desenvolvimento da concentração

Assim como os aprendizados do yoga ajudam com o estresse e a ansiedade, a concentração é outro ponto que acaba aperfeiçoado.

A partir dos exercícios respiratórios propostos, os praticantes de yoga podem voltar a focar no presente sempre que perderem o foco. É uma boa ajuda para quem costuma procrastinar tarefas.

Como praticar yoga?

Não há nenhum requisito essencial para praticar yoga, há apenas diferentes níveis de dificuldade, e os iniciantes vão sentindo, conforme praticam, quais são seus limites.

Muita gente realiza os exercícios em casa — basta escolher roupas confortáveis, além de um yoga mat (tapete de yoga).

O tapete ajuda a dar firmeza aos pés no chão — é indicado que os praticantes façam as posições com os pés descalços, o que ajuda a sentir mais os movimentos.

É recomendável fazer aulas para entender melhor os asanas, além de que um instrutor pode auxiliar na concentração e nos exercícios respiratórios.

Durante a pandemia, cresceram os grupos que fazem as aulas ao ar livre, em praças e parques, para manter o distanciamento.

Para quem não quer frequentar aulas presenciais, existem diversas opções de aulas online particulares ou canais como o Youtube.

Agora que você já sabe quais são os benefícios do yoga, que tal convidar um amigo para iniciar essa prática com você? Aproveite para navegar pelo nosso blog para conferir mais dicas de saúde e bem-estar.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Conheça os benefícios do yoga para o corpo e para a mente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu