Blog Bem Panvel

Como fazer autoanálise? Entenda neste conteúdo

Por 
 | 
01/12/2022
4 min. de leitura

O autoconhecimento é fundamental para se viver melhor e lidar de maneira mais saudável com conflitos, dúvidas, medos, conquistas e problemas de forma geral.

Toda situação que mexe com você de alguma forma merece ser aprofundada e é para isso que existe a autoanálise. Por meio dessa ferramenta, você se torna uma pessoa muito mais consciente sobre seus gatilhos, emoções e reações.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira todas as nossas dicas sobre a autoanálise.

O que é a autoanálise?

A autoanálise se trata de um conjunto de técnicas para compreender melhor a si mesmo. É  algo que pode ser feito em qualquer momento da vida, mas é especialmente recomendado quando você passa por alguma situação, seja positiva ou negativa, que seja de grande magnitude.

Nos momentos de rupturas, dúvidas e inseguranças ou quando estamos enfrentando algum problema, é normal se sentir confuso ou com medo. Nessas horas, a autoanálise ajuda a clarear caminhos e entender melhor como e por que estamos reagindo ou nos sentindo de determinada forma.

Qual é a importância da autoanálise?

A vida das pessoas é pautada pela força de hábito em muitos âmbitos. Dessa forma, por estarmos habituados a fazer determinadas coisas o tempo todo, muitas vezes nem nos damos conta do que pode ser a causa do sofrimento que causamos ao outro ou a nós mesmos.

A autoanálise é fundamental porque, seja nos momentos bons ou ruins, ajuda na investigação daquilo que, na correria do dia a dia, pode passar despercebido. É sobre trazer consciência para o que ainda está apenas no nosso inconsciente.

Portanto, nada mais é do que um momento em que você olha para dentro e procura entender crenças, inseguranças, temores, valores e tudo mais que molda a sua personalidade.

E por que isso é importante? Simples: porque quando nos conhecemos melhor, temos mais facilidade para tomar decisões, viver com autenticidade e cuidar das nossas emoções.

E como consequência, conseguimos lidar melhor com imprevistos e dificuldades, administrar o estresse e cultivar relacionamentos muito mais saudáveis. Afinal, ao fazer autoanálise, você entende como opera e quais são os melhores caminhos para se sentir bem e lidar com as situações e pessoas que cruzam o seu caminho.

Como fazer autoanálise?

A autoanálise pode ser feita de diversas formas, conheça algumas delas e comece a colocar em prática:

1. Questionamentos a si mesmo

A base da autoanálise é o questionamento, portanto, assumir essa postura é fundamental para aprofundar o seu autoconhecimento. É claro que os questionamentos podem variar conforme a situação que você está vivendo, mas, para começar, pergunte-se o seguinte:

  1. Até que ponto você tem controle sobre o rumo que sua vida tomou?
  2. Qual é a coisa que você não fez e que realmente quer fazer? O que está impedindo você?
  3. Qual é a sua memória mais feliz da infância? E da vida adulta?
  4. Em que momento você se sentiu mais apaixonado e vivo?
  5. O que você faria diferente se soubesse que não existem julgamentos?
  6. O que você ama fazer?

2. Questionamentos aos outros

Já parou para pensar que, provavelmente, você se enxerga de forma diferente de como os outros te enxergam?

É comum deixar passar várias coisas despercebidas referentes à sua personalidade e comportamento, por isso, fazer questionamentos às pessoas próximas é uma ótima forma de se conhecer melhor também.

Pergunte como elas te enxergam, quais qualidades veem em você, quais defeitos acreditam que você poderia melhorar, o que admiram etc.

É bem importante ter clareza de que as respostas nem sempre serão agradáveis e você precisa estar preparado para lidar com tudo o que vier e ser capaz de separar o que de fato condiz com a realidade e o que é uma percepção equivocada do outro.

Lembre-se de que, por mais difícil que seja, tudo isso faz parte do seu crescimento pessoal.

3. Diário de autoanálise

Outra dica é fazer um diário de autoanálise no qual você pode escrever reflexões, questionamentos e insights interessantes. Essa é uma maneira de registrar tudo o que você for descobrindo e aprendendo sobre si mesmo.

A ideia é escrever sem restrições e sem medo de julgamentos, pois é uma forma livre de expressão.

4. Automonitoramento

O automonitoramento é sobre prestar atenção quando atitudes, crenças e emoções se manifestarem. Dessa forma, você consegue identificar padrões de comportamento e pensamentos com mais facilidade.

Também é possível entender quais situações e pessoas podem ser gatilhos para que você haja ou fale determinado modo.

Esse automonitoramento pode ser feito por escrito ou mentalmente e é importante permitir que a prática se torne natural.

5. Terapia

Caso considere melhor, também é possível contar com o suporte de profissionais especialistas nos cuidados com a mente.

Por meio da terapia, por exemplo, o psicólogo irá conduzir processos profundos de autoconhecimento e te ajudar a organizar tudo aquilo que está bagunçado ou confuso na sua cabeça.

Pode ter certeza de que, com o passar do tempo, as sessões contribuirão bastante para a sua autoanálise fora das sessões também.

Viu só como fazer uma autoanálise não é difícil? Aproveite as dicas para começar a incluir esta ferramenta de autoconhecimento na sua vida e sentir todos os benefícios.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu