Blog Bem Panvel

Volta às aulas: dicas para tornar o fim das férias mais agradável para as crianças

Por 
 | 
24/08/2022
4 min. de leitura

Os dias de dormir até mais tarde estão chegando ao fim. Após dias de rotina flexibilizada, com sono extra e mais participação na vida familiar, o retorno às aulas pode ser um desafio para as crianças após as férias de inverno. Apesar de a pausa ter sido importante para o descanso dos compromissos e dos protocolos do colégio, o momento, agora, é de retomar a autonomia e a responsabilidade da vida escolar.

A primeira semana de aulas depois das férias exige mais atenção dos pais. É quando os estudantes costumam demonstrar ansiedade, dúvidas e insegurança pelo retorno. "Eles se acostumaram a ficar em casa, próximos da família. É importante o acompanhamento dos pais principalmente nos primeiros dias, para que seja reorganizada uma rotina na qual as crianças possam dormir mais cedo e ter um horário de estudos", explica a pedagoga Mari Inês Oliveira.

Ainda que um certo estresse pela volta às aulas seja normal, para a maioria das crianças, o retorno ao ambiente escolar será recheado de aventuras. Os pátios dos colégios se enchem de crianças agitadas e felizes, entusiasmadas para contar sobre as vivências das férias e matar a saudade de colegas e professores. É importante estar atento quando isso não ocorre, pois pode ser indicativo de algum tipo de discriminação que, eventualmente, o aluno possa estar enfrentando.

Veja nossas dicas para ficar atento a este e outros aspectos e fazer da volta às aulas um momento confortável para as crianças:

Lembre o lado positivo da volta às aulas

A percepção dos pais influencia no ânimo das crianças. Ao se aproximar do fim das férias de inverno, faça comentários positivos e espontâneos sobre o reencontro com os colegas e professores e os conhecimentos que serão adquiridos no segundo semestre do ano.

Restabeleça a rotina aos poucos

Se os horários fixos para dormir e acordar, fazer as refeições, estudar e brincar foram flexibilizados durante as férias, é momento de voltar a respeitá-los. A rotina não é restabelecida do dia para a noite: permita que a criança ou adolescente tenha alguns dias para se readaptar. Muitos pais enfrentam o reinício das aulas de forma abrupta. Se possível, vá preparando as crianças nos dias anteriores para que consigam se levantar cedo a tempo de cumprir as atividades do dia.

Converse sobre a rotina escolar

Um diálogo aberto sobre o dia a dia na escola deixa os pais mais informados sobre o processo de aprendizagem. É tarefa dos responsáveis escutar os temores, dúvidas, interesses e expectativas dos pequenos, orientando-os respeitosamente em todos os momentos. Tenha como hábito questionar seu filho sobre o que ele aprendeu, quais as atividades do dia considerou interessantes e se fez novas amizades.

Esteja atento aos sentimentos da criança

Os pais também devem ficar atentos ao comportamento da criança: observar se ela gosta de ir à escola, se há afetividade com a professora, se gosta dos colegas e o tipo de conversa que relata ter com eles. Assim, é possível identificar eventuais sinais de que possa estar sofrendo algum tipo de descriminação.

Prepare um café da manhã nutritivo e gostoso

O primeiro dia de volta às aulas é especial e os pais podem fazer com que ele comece bem desde que a criança levante da cama. Isso inclui preparar uma boa mesa de café de manhã, com frutas e ingredientes nutritivos que serão a principal refeição que permitirá às crianças se concentrarem bem até o horário do almoço. Se a escola não oferece lanche, prepare um bom complemento para o recreio.

É professor? Estimule o compartilhamento de vivências

Para a maioria dos alunos, as férias estimulam a criatividade e permitem aventuras que complementam os aprendizados da escola. Se você é professor, organize uma dinâmica de acolhimento de volta às aulas e abra espaço para que as crianças compartilhem suas vivências. Contar histórias, escrever um relato ou fazer um desenho podem ser uma boa maneira de valorizar as experiências das férias e dividir as aventuras com os coleguinhas. Além disso, Mari Inês também aconselha que os pais conversem com as crianças sobre a importância do estudo e da escola para a vida, assim como do respeito aos educadores e funcionários da escola. "É possível ensinar com amor e com calma a ter responsabilidade e cumprir regras, como chegar no horário certo e realizar as atividades propostas", orienta a pedagoga.

Que tal colocar essas dicas em prática e fazer da volta às aulas um momento ainda mais agradável para as crianças?

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu