Blog Bem Panvel

Como manter uma rotina de exercícios com a chegada do outono

Por 
 | 
08/04/2024
4 min. de leitura

Que praticar exercícios físicos de forma regular faz super bem para a saúde, todos já sabem, mas quando chegam as estações mais frias, como o outono e o inverno, pode querer se aproximar, junto, um certo desânimo em continuar praticando algumas atividades. Por outro lado, há também quem prefira se exercitar nas estações mais frias, porque as altas temperaturas do verão causam cansaço, por exemplo.

Praticar exercícios pode contribuir para a prevenção e controle de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Além disso, manter o corpo em movimento pode reduzir os sintomas de depressão e ansiedade, melhorar a memória e até auxiliar no processo de aprendizado.

Mas afinal, existem exercícios mais indicados para serem praticados no frio? 

O preparador físico e especialista em nutrição e fisiologia, Alencar Euzébio, explica que não é preciso fazer essa diferenciação por causa das estações do ano, mas ele traz algumas recomendações que se deve ter na hora de se exercitar no outono.

Escolha roupas confortáveis

Na hora de se exercitar, o preparador indica a escolha de roupas leves. No início de um treino, por exemplo, você pode sentir um pouco de frio, mas com os exercícios o corpo começa a aquecer. “Muitas vezes, se colocar uma roupa um pouquinho mais quente, o organismo vai aquecer, então, você vai passar calor e esses desconfortos no meio do treino vão fazer você desistir. Tem que ter um cuidado bem importante com a roupa que vai usar para fazer o treinamento. Ter cuidado com as extremidades, mas não usar roupa muito pesada nos membros superiores,  nem inferiores, por exemplo”, destaca.

Atividades ao ar livre x academias ou estúdios

Se você já tem o hábito de se exercitar na rua, seja fazendo caminhadas, pedaladas ou corridas, a sugestão do personal é manter essas atividades dentro de academias, nos meses ou semanas em que estiver muito frio, devido às variações de temperatura. 

“Na academia tem o fator clima, que é onde fisiologicamente o corpo vai sofrer menos do que estar correndo para tentar manter a temperatura. A temperatura ambiente, do frio na rua, vai ser mais perigoso para a pessoa porque pode baixar a imunidade, dependendo da forma que ela está se alimentando. Se for correr na rua, vai suar, vai  bater vento no peito, no rosto, a roupa fica suada. Então dentro da academia você acaba não tendo esses fatores externos que podem prejudicar de forma bem complicada. Na academia, ele vai ter mais segurança de fazer a caminhada, a corrida, o elíptico, que dá menos impacto”, destaca.

Como manter a motivação?

Para manter a rotina de exercícios independente da estação do ano, a dica de ouro é: crie uma programação e tente cumprir. Tudo bem se, em alguns dias você não conseguir seguir à risca, mas assim que possível, retorne ao ritmo. “O importante mesmo para a motivação é ter uma rotina organizada, decidir quantos dias na semana vai treinar, fazer um compromisso contigo mesmo e dizer: ‘eu vou treinar três vezes na semana às seis horas da manhã, por exemplo’, e cumpre isso”, defende, Alencar.

O preparador físico destaca que, principalmente no início, alguns alunos(as) sentem-se motivados a treinar todos os dias, mas não é o indicado, pois a musculatura não está acostumada, o que pode causar muito cansaço e desistência nas semanas seguintes. 

O profissional sugere estratégias para manter os hábitos saudáveis. Entre as estratégias que podem ajudar, estão:

  • Escolha uma boa playlist e faça atividades com fone de ouvido
  • Tenha foco durante os treinos
  • Perceba as mudanças psicológicas e pergunte-se: “Estou conseguindo ter uma vida mais agradável?”
  • Não se compare a outras pessoas
  • Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável

Dicas de exercícios práticos para incluir na rotina

Se você quer começar ou apenas manter uma rotina de exercícios físicos, Alencar Euzébio indica que sempre faça aquecimento, antes de qualquer atividade, e  alongamento, após.

Seja em casa, ao ar livre, na academia ou em estúdio, você pode fazer, em dias alternados:

  • 5 ou 6 alongamentos, de braços e pernas, respeitando o tempo de 20 segundos por alongamento;
  • Exercícios de abdominal
  • Cerca de 60 agachamentos, em 3 séries de 20
  • Se optar por  treinamento funcional ou academia, dê preferência para acompanhamento/suporte de profissional (online ou presencial)

Dicas extras

Alencar explica que praticar 40 minutos de treino de musculação por dia, mais 20 minutos de atividades cardiovasculares, podem gerar ótimos resultados físicos e mentais, gerando mais motivação em outros aspectos da vida.
“A gente sabe de inúmeros benefícios, quando as pessoas praticam exercícios, melhoram em alguns aspectos no trabalho, ficam mais dispostas, mais motivadas a fazer algumas atividades, até mesmo a ter uma vida mais prazerosa de lazer. Senão você acaba ficando com o corpo cansado, porque não está fortalecendo a sua musculatura, não está cuidando do corpo. Chega o final de semana e você não quer sair”, conclui. 

Agora nos conta aqui nos comentários: como está a sua rotina de exercícios?

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

12 comments on “Como manter uma rotina de exercícios com a chegada do outono”

    1. Olá, Bernardo, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

    1. Olá, Beta, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

    1. Olá, Adelar, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

    1. Olá, Rafaela, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

  1. Excelentes dicas Alencar! Com a estratégia correta, estabelecida com o profissional ou personal, não importa a estação do ano, a atividade física se torna um hábito e de forma prazerosa... Parabéns pelas orientações!

    1. Olá, Marcos, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

  2. Muito boa explicação do Alencar, resume bem a necessidade das pessoas de iniciar as atividades físicas principalmente a musculação por ser extremamente completa aliada a atividades aeróbicas.Geram bem estar físico e mental, motivando a organização de uma alimentação mais saudável, desenvolvendo uma rotina de vida bem melhor!

    1. Olá, Rodrigo, ficamos muito felizes que você gostou do conteúdo. Cuidamos sempre passar os conteúdos com bastante cuidado, zelo e veracidade na informação. Continue nos acompanhando que terão muitos conteúdos informativos com dicas ainda em 2024, aqui no Blog Panvel! Você sempre bem. 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu