Blog Bem Panvel

Sete informações importantes que você precisa saber sobre o câncer de próstata

Por 
 | 
29/11/2023
2 min. de leitura

O câncer de próstata é o segundo tipo mais incidente na população masculina em todas as regiões do Brasil, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 71,7 mil novos casos da doença, por ano.

Para esclarecer este tema que ainda gera tantas dúvidas, conversamos com o Dr. André Berger, coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Hospital Moinhos de Vento. O especialista trouxe novidades em relação ao tratamento, dando ênfase às cirurgias minimamente invasivas, rápidas e que permitem ao paciente voltar a ter uma vida normal em poucos dias. Acompanhe, abaixo, a entrevista pingue-pongue:

A partir de que idade o homem precisa iniciar seus exames de rastreamento em relação ao câncer de próstata?

Dr. André Berger: Aos 50 anos de idade para homens em geral e aos 45 anos, caso:

1. Tiver história familiar de câncer de próstata, mama, pâncreas e intestino;

2. Possuir mutação no gene BRCA-2.

Que profissional o paciente precisa procurar?

Dr. André Berger: A avaliação deve ser feita por um médico urologista.

Quais são os exames necessários para uma avaliação precisa?

Dr. André Berger: O paciente precisa fazer exames de sangue PSA (antígeno prostático específico) e toque retal/toque da próstata.

Como é a cirurgia robótica realizada no Hospital Moinhos de Vento?

Dr. André Berger: A cirurgia minimamente invasiva é realizada com apenas 5 cortes (de 5 mm cada) no abdome do paciente. É feita com a interface do robô da Vinci ou Versius, controlado pelo cirurgião que, através de um console, utiliza joysticks (como os de videogame) e pedais para controlar a câmera e instrumentos robóticos. Vale lembrar que a equipe do Hospital Moinhos de Vento tem uma das maiores experiências da América Latina, com cerca de 5.000 procedimentos robóticos realizados.

Quanto tempo leva a cirurgia robótica e a internação hospitalar?

Dr. André Berger: A cirurgia é feita sob anestesia geral e demora cerca de 1 hora. O tempo previsto de internação também é muito rápido: entre 1 e 2 noites no Hospital. Após o procedimento, o paciente fica com uma sonda na bexiga por 5 dias. Após esse período, a pessoa pode retomar atividades normais, inclusive físicas.

Quais são as vantagens da cirurgia robótica para o paciente?

Dr. André Berger: Entre as vantagens, estão: menor sangramento, menor chance de transfusão sanguínea, menos dor, alta precoce, muito melhor possibilidade de preservação da continência (controle urinário) e das ereções.

De forma geral, quais são as suas recomendações para os homens?

Dr. André Berger: A minha recomendação principal é: procure seu médico, faça avaliações e exames indicados. Se diagnosticado precocemente, a cura do câncer de próstata pode passar de 90%. Alguns cânceres podem ser inclusive monitorados por algum tempo (sem a necessidade de cirurgia ou radioterapia).

Fonte: Dr. André Berger (CRM 26450) é coordenador do Núcleo de Medicina Robótica do Hospital Moinhos de Vento.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu