Blog Bem Panvel

Síndrome de Burnout: saiba como prevenir e tratar o esgotamento causado pelo trabalho 

Por 
 | 
10/10/2023
4 min. de leitura

Se você tem o costume de acompanhar o feed das redes sociais, é possível que tenha percebido o aumento de postagens sobre o cansaço e a falta de tempo da vida cotidiana. Relatos sobre como anda difícil dar conta de todas as atividades do dia a dia também têm sido comuns entre amigos e familiares e talvez você mesmo já tenha escutado ou desabafado sobre o assunto. 

Além de diminuir o tempo disponível para se dedicar a atividades de lazer e descanso, este excesso de trabalho pode provocar estresse, esgotamento físico e uma exaustão extrema: a Síndrome de Burnout. 

Levantamentos indicam que o Brasil é um dos países com as taxas mais elevadas de esgotamento no trabalho. Em 2019, um levantamento da International Stress Management Association (Isma-BR) estimou que 32% da população economicamente ativa brasileira apresentava sintomas de burnout.  

Conheça os sintomas da Síndrome de Burnout 

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sinais indicadores da Síndrome de Burnout são: 

  • Cansaço excessivo, físico e mental 
  • Dor de cabeça frequente 
  • Alterações no apetite 
  • Insônia 
  • Dificuldades de concentração 
  • Sentimentos de fracasso e insegurança 
  • Sentimentos de incompetência 
  • Alterações repentinas de humor 
  • Isolamento 
  • Problemas gastrointestinais 
  • Alteração nos batimentos cardíacos 

Por não entender a origem ou não conseguir identificar esses sintomas, muitas pessoas negligenciam a situação e agravam o próprio quadro de saúde mental. Ao perceber a persistência desses sinais, é importante procurar um psiquiatra ou psicólogo, profissionais indicados para identificar o problema e orientar o melhor tratamento. Buscar ajuda é o primeiro passo na jornada de cura , que costuma ser longa e precisa de coragem e força de vontade.  

Exaustão no trabalho

Ainda que as categorias de médicos, enfermeiros, professores, policiais e jornalistas sejam apontadas como algumas das mais propensas ao burnout, o esgotamento pode atingir trabalhadores de todas as profissões, tanto pelo número de horas trabalhadas como pelo estresse provocado pelas condições de trabalho. 

A mudança no perfil de muitas profissões e a incorporação da tecnologia, como o celular, trouxeram a demanda pela troca de mensagens instantâneas, pressão por respostas rápidas e maior disponibilidade, criando condições que contribuem para o aumento da exaustão no trabalho

Como prevenir o burnout 

Adotar condutas saudáveis é a melhor estratégia para reduzir o estresse e evitar a síndrome de burnout. Manter o equilíbrio entre a atividade profissional, o lazer e a vida social e a familiar pode parecer desafiador, mas é o caminho para tirar o trabalho do centro do seu dia e estabelecer uma relação sadia com as atividades profissionais. Conheça algumas medidas para colocar em prática: 

  • Descansar adequadamente, com pelo menos oito horas de sono 
  • Participar de atividades de lazer com os amigos e a família 
  • Conversar sobre o que está sentindo com alguém de confiança 
  • Praticar atividades físicas regulares, como musculação, caminhada, corrida ou ciclismo 
  • Evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, tabaco e outros tipos de drogas 
  • Procurar fazer experiências que permitem escapar da rotina, como passeios, trilhas na natureza e ir ao cinema 

Tratamento da Síndrome de Burnout 

O tratamento da Síndrome de Burnout costuma ocorrer com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos, caso sejam recomendados pelo médico. Melhorar as condições de trabalho e adotar novos hábitos e um estilo de vida saudável são determinantes para o sucesso do tratamento do burnout

Após o diagnóstico de burnout, o médico pode, por exemplo, recomendar que a pessoa tire férias e comece a desenvolver atividades de lazer regularmente, assim como atividade física e exercícios de relaxamento. Mas lembre-se que cada caso é único, e o acompanhamento médico é fundamental para orientar o melhor tratamento a seguir. 

Se você se identificou com a situação ou tem uma pessoa próxima que pode estar enfrentando o burnout, seja compreensivo. Estender a mão para si ou para uma pessoa próxima é o melhor a fazer. O reconhecimento de necessidade de ajuda, por exemplo, já é uma vitória. Cada pequeno passo aproxima mais a pessoa da melhora da sua condição de saúde mental. Evite comparar a sua situação com a de outra pessoa, porque os casos são individuais. E lembre-se:  a sua melhor versão é a sua versão possível e saudável. 

Acesse o Guia da Saúde Mental para descobrir como cuidar do seu bem-estar e dar mais um passo rumo à saúde mental.


REFERÊNCIAS: 
1. Síndrome de Burnout – Ministério da Saúde. Acesso em: 18 de setembro de 2023
2. Burnout: a síndrome de exaustão no trabalho – Conselho Federal de Medicina, 2017. Acesso em: 18 de setembro de 2023
3. Síndrome de Burnout já é classificada como doença ocupacional – Jornal da PUC-SP, 2022. Acesso em: 18 de setembro de 2023
4. Bernardo A. Burnout: problema é reconhecido pela OMS e faz cada vez mais vítimas – Veja Saúde. Acesso em: 18 de setembro de 2023

PP-UNP-BRA-3224 Setembro de 2023

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

2 comments on “Síndrome de Burnout: saiba como prevenir e tratar o esgotamento causado pelo trabalho ”

    1. Olá, Luiz! Ficamos felizes em saber que gostou de nosso conteúdo do Blog Panvel. Continue nos acompanhando, estamos sempre trazendo novidades e informações sobre saúde! #FiqueBem 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu