Pela manhã, ele revigora, energiza e dá ânimo para realizar as atividades do dia. Já ao anoitecer, é relaxante, ajuda a aliviar o cansaço e informar ao corpo que é momento de descansar. Em diferentes momentos, o banho diário é aliado do bem-estar e da saúde física e mental. Afinal, quem nunca teve a sensação de que os problemas se esvaem pelo ralo junto à espuma depois de uma boa ducha?
O banho quente ou morno, por exemplo, pode ter benefícios similares ao da atividade física. Assim como o exercício físico, a ducha com água morna atua para reduzir inflamações e incrementar os níveis de óxido nítrico, um neurotransmissor que atua na memória e no aprendizado, além de favorecer a imuno-regulação e os mecanismos de autoimunidade do corpo.
Por falar em exercício físico, nada melhor que combinar ambas as rotinas: realizar exercícios aeróbicos, que nos façam suar e liberar endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade, e logo em seguida tomar um relaxante banho morno. A combinação é uma ótima estratégia para melhorar o seu estado de humor.
Mas, afinal, em qual temperatura? Já mencionamos os benefícios do banho morno, mas as temperaturas mais frias também podem ser benéficas para o organismo.
Uma das pesquisas sobre o tema foi realizada por cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda. O estudo concluiu que o banho frio pode atuar no controle do diabetes tipo 2, já que o corpo humano elimina glicose mais rapidamente no frio. O contato com a água fria também está associado à melhora da circulação e ao aumento nos níveis do hormônio conhecido como noradrenalina.
Apesar desses benefícios do banho frio, nem todas as pessoas se sentem preparadas para incorporar essa prática à rotina. Para a dermatologista Giselle Martins, o ideal é fugir dos extremos. A temperatura ideal do banho, para a pele, é aquela na qual sentimos uma sensação agradável: não queimando a pele, pelo calor excessivo, nem muito gelada, que nos faça sentir frio ou tremores.
“Nos dias frios, tendemos a querer um banho mais quente, o que acaba ressecando muito a pele. Por isso, a indicação é aquecer o banheiro antes de tomar o banho, pois assim, quando ligar o chuveiro, não haverá a necessidade de uma temperatura tão alta”, explica a dermatologista.
De acordo com o Ministério da Saúde, é considerado banho morno a temperatura entre 29°C e 38°C. Esse seria o banho ideal, pois se assemelha à nossa temperatura corporal. Acima de 38°C, já é considerado um banho quente, que pode ser benéfico em situações específicas, como para o alívio de dores musculares e articulares.
Conheça mais benefícios do banho em ambas as temperaturas:
“Seja qual for a temperatura escolhida para o seu banho, lembre-se de cuidar bem da pele com loções hidratantes, especialmente a base de ureia, pois ela atua para reter a água do ambiente”, recomenda a dermatologista Giselle.
Muito informativo excelente.Sou diabética e apesar de ter uma artrite terrível vou diminuir a quentura da agia do banho.
Olá, Jane! Que bom que você gostou do nosso conteúdo! 🤗
Estamos sempre trazendo novidades em nosso blog. Continue nos acompanhando! 💙
todo conhecimento sobre cuidados pessoais é importante. Eu adorei ler isso, vocês trouxeram muitas informações para mim, muito obrigado!
Olá, Carlos! É um prazer saber que você gostou de nosso conteúdo. Estamos sempre postando novidades e informações sobre saúde por aqui, continue nos acompanhando! 💙