Blog Bem Panvel

Conheça os benefícios da corrida para o corpo e a mente

Por 
 | 
14/06/2024
3 min. de leitura

Mesmo quem não é praticante já ouvir falar sobre os benefícios da corrida para o organismo. Amarrar os tênis e começar a correr na esteira ou na rua melhora a saúde cardiovascular, fortalece os músculos e pode ajudar na perda de peso. E isso, só para começar. A sensação de prazer relatada por corredores ao completar cada percurso, assim como os ganhos para a saúde mental, também são incentivos para dar início a essa prática esportiva. Quer saber mais? Conheça oito benefícios da corrida para o corpo e para a mente:

Controla o estresse

Correr ajuda a controlar o estresse e a ativar a habilidade do corpo em lidar com a tensão mental. O exercício aumenta ainda as concentrações de norepinefrina, um hormônio que atua para moderar as respostas do cérebro frente ao estresse.

Fortalece a saúde cardiovascular

Uma passada à frente da outra, em ritmo intenso, e você estará fortalecendo a saúde do coração. Isso ocorre porque a atividade aumenta a velocidade da respiração e o ritmo cardíaco. Isso faz com que os pulmões e o coração precisem trabalhar mais para fornecer o oxigênio adicional necessário para os músculos durante a atividade. À medida em que sua aptidão física melhora, o corpo se torna mais eficiente em levar oxigênio para a corrente sanguínea e transportá-lo  para os músculos, ajudando a deixar o coração e o sistema circulatório saudáveis.

Exercita a mente

Assim como outros exercícios cardiovasculares, a corrida pode criar novas células cerebrais e melhorar o rendimento geral do cérebro. Correr intensamente aumenta os níveis de uma proteína proveniente do cérebro que é relacionada à tomada de decisões, racionalidade e aprendizado.

Melhora o sono

Para alguns corredores, a prática moderada do exercício pode estimular o sono, inclusive para pessoas que sofrem com a insônia. Movimentar o corpo cerca de cinco a seis horas antes de dormir aumenta a temperatura do corpo. Algumas horas mais tarde, o retorno ao nível normal da temperatura é uma indicação para o corpo de que é hora de ir para a cama.

Aumenta a produtividade

Estudos já mostraram que trabalhadores que reservam um tempo para se exercitar regularmente, praticando atividades como a corrida, são mais produtivos e têm mais energia do que os colegas menos ativos. Ainda que uma agenda cheia possa dificultar a prática de atividades físicas ao meio-dia, alguns especialistas acreditam que esse é o momento ideal para se exercitar, devido ao ritmo circadiano do organismo.

Impulsiona a criatividade

Uma corrida que ative o coração pode impulsionar a criatividade até duas horas depois de finalizada. Ao invés de ficar olhando uma folha em branco, esperando uma ideia cair do céu, que tal movimentar as pernas e arejar a mente e o corpo ao mesmo tempo? 

Proporciona um estado mental tranquilo

Os componentes químicos liberados durante e depois da corrida podem ajudar as pessoas que sofrem de ansiedade a se sentirem mais tranquilas. Seja na esteira, na pista de atletismo, no parque ou no asfalto, movimentar o corpo é uma forma saudável de atravessar tempos difíceis.

Previne perdas cognitivas

Ainda que correr não cure o Mal de Alzheimer, a atividade é capaz de estimular a habilidade do cérebro para reduzir ou atrasar o deterioramento cognitivo que se inicia após os 45 anos. Exercitar-se, especialmente entre os 25 e 45 anos, estimula os componentes químicos responsáveis por prevenir a degeneração do hipocampo, uma parte do cérebro fundamental para a memória e o aprendizado.

Com cuidado e atenção, fica tudo bem! Que tal calçar os tênis de corrida e começar a observar os benefícios do esporte para a sua saúde física e mental?

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu