Blog Bem Panvel

Como lidar com a ansiedade e outros sentimentos no final de ano?

Por 
 | 
14/12/2023
2 min. de leitura

O final do ano está aí. Mas como superar a ansiedade, a frustração e a mistura de sentimentos que esta época traz? Para conseguir lidar melhor com esta fase, conversamos com a Dra. Lorena Caleffi, médica do Serviço de Psiquiatria e do Centro de Medicina de Estilo de Vida do Hospital Moinhos de Vento, que trouxe dicas práticas para pequenas mudanças no dia a dia, sugerindo, por exemplo, que as “resoluções de Ano Novo” tenham metas mais acessíveis:

Por que é importante comemorar?

Dra. Lorena Caleffi - Os momentos de comemoração são muito importantes para nos darmos conta de que a vida passa. Na nossa cultura, contamos o tempo em dias, meses, anos e esses marcos, como o Réveillon, têm um significado cultural que nos ajuda a perceber que o tempo passa e que vamos, aos poucos, tendo uma perspectiva diferente em relação aos períodos que já se foram e os que ainda estão por vir.

Mudar é um desafio?

Dra. Lorena Caleffi - Precisamos lembrar que lidamos sempre com expectativas e planos para o futuro; não só na virada do ano. Porém, muitas vezes deixamos para “amanhã” para enfrentarmos uma real mudança. Afinal, mudar é mesmo um desafio: o que garante que sendo diferente será melhor? Por que se desgastar com o esforço? São questionamentos que aparecem ao nos depararmos com opções de mudança de estilo de vida.

Como alcançar as metas?

Dra. Lorena Caleffi - Reveja e repense suas metas: são factíveis? Ou estão no patamar do “quase impossível” a fim de justificar a falta de mudança? Se há intenção de uma mudança de estilo de vida (como manter uma alimentação adequada, a prática de exercícios físicos ou lidar com o estresse através de um hobby, por exemplo), tente dividir em etapas mais simples e fáceis de colocar em prática.

Como atingir objetivos mais complexos?

Dra. Lorena Caleffi - Com esses pequenos passos, pequenos planos mais simples, ficará mais fácil atingir objetivos mais complexos no médio ou longo prazo, mantendo essas mudanças por toda a vida. Uma outra dica seria tentar ter seu próprio calendário, para marcar datas com um significado pessoal, sem a “pressão” do entorno. E assim curtir a virada do ano sem o peso das famosas “resoluções de Ano Novo”.

Como funciona o Centro de Medicina de Estilo de Vida?

Dra. Lorena Caleffi - O Centro de Medicina de Estilo de Vida, do Hospital Moinhos de Vento, acolhe o paciente desde a etapa motivacional, para que seja feita a mudança necessária, até a manutenção das conquistas, a longo prazo. Isso envolve uma avaliação com especialistas multiprofissionais, prescrição de objetivos, encontros semanais em grupo e consultas individuais. Portanto, não espere adoecer para mudar!

Fonte: Dra. Lorena Caleffi (CRM 17211) é médica do Serviço de Psiquiatria e do Centro de Medicina de Estilo de Vida do Hospital Moinhos de Vento.

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu