Blog Bem Panvel

7 perguntas e respostas sobre saúde mental pós-pandemia

Por 
 | 
04/01/2022
4 min. de leitura

Com o avanço da vacinação, a pandemia do novo coronavírus já não preocupa mais como antes. Mas temos visto que, para muita gente, a saúde mental pós-pandemia não é a mesma de antes. 

Neste post, vamos trazer 7 perguntas e respostas sobre o tema, explorando vários aspectos de um assunto que preocupa tantas pessoas. 

Boa leitura! 

1. O que é saúde mental?

Na definição do Hospital Albert Einstein, o termo saúde mental está relacionado à forma como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e ao modo como harmoniza suas ideias e emoções. 

Portanto, para avaliar a qualidade da sua saúde mental, é preciso uma boa dose de autoconhecimento. 

Se você se sente triste, angustiado, incapaz ou nervoso em boa parte do tempo, às vezes até sem razão aparente, esses são sinais de que é preciso cuidar melhor da sua saúde mental. 

2. A pandemia afeta a saúde mental?

Sim. Segundo a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, as implicações para a saúde mental em situações como a pandemia que estamos vivendo já foram relatadas na literatura científica. 

De acordo com Rafael Bernardon, coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, embora questões como estresse agudo, crônico e pós-traumático e síndrome de burnout sejam questões antigas, a pandemia é uma grande causadora desses episódios. 

Há várias justificativas para o impacto da pandemia na saúde mental das pessoas:

  • Estresse causado pelo medo de contrair a doença e/ou contaminar pessoas próximas; 
  • Internação ou morte de pessoas próximas; 
  • Solidão na quarentena e isolamento social; 
  • Dificuldade financeira e/ou perda do emprego; 
  • Outras mudanças na rotina, causadas por algum dos motivos acima. 

3. A covid-19 afeta a saúde mental?

Além dos fatores ambientais (que não têm relação direta com o vírus em si), será que contrair a covid-19 também pode impactar negativamente na saúde mental? A resposta para essa pergunta ainda está sendo estudada. 

Segundo o psiquiatra Carlos Celso Serra Azul, diretor técnico do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), foi possível observar o desenvolvimento de comportamento ansioso-depressivo e alterações de cunho psicótico-maníaco em muitos pacientes. 

“Mas ressalto que a causa orgânica dessas patologias ainda está sendo estudada e necessita de maior investigação científica”, explicou. 

Ou seja, ainda não é possível afirmar se os prejuízos à saúde mental só têm relação com o estresse e isolamento social, ou se a doença provocada pelo coronavírus colabora com o desenvolvimento dos sintomas. 

4. É normal sentir sintomas mentais e emocionais pós-pandemia?

Sim. Mesmo que a pessoa tenha se curado da covid-19 e que sua rotina tenha voltado ao normal, é possível que ela continue sofrendo com sintomas como ansiedade e depressão. 

De acordo com o relatório The State of the World’s Children 2021; On My Mind: promoting, protecting and caring for children’s mental health, da Unicef, crianças, adolescentes e jovens poderão sentir o impacto da covid-19 em seu bem-estar e saúde mental por muitos anos

E o mesmo vale para adultos. Lembrando que transtornos mentais são normais em qualquer contexto, com ou sem pandemia, e não têm data de validade — portanto, você deve estar sempre atento à sua saúde mental. 

5. O que posso fazer para melhorar minha saúde mental?

Se você sofre frequentemente com sintomas como ansiedade, mau humor, fadiga, irritabilidade, tristeza, raiva, desânimo, entre outros, a ponto de isso prejudicar seu bem-estar, é importante explorar as possíveis soluções para melhorar sua qualidade de vida

Podemos dividir essas possíveis soluções em dois grupos: o da ajuda profissional e dos hábitos positivos para a saúde mental. 

Esses dois grupos não são excludentes, isto é, podem ser explorados ao mesmo tempo, o que aumenta bastante a chance de gerarem o resultado esperado. Nas próximas duas perguntas, vamos explorar melhor cada um deles.

6. Qual profissional devo procurar?

As principais alternativas para tratamento profissional de transtornos mentais são a psicoterapia, prática terapêutica conduzida por um psicólogo, e o tratamento farmacológico, em que um psiquiatra prescreve ao paciente medicamentos para tratar os transtornos diagnosticados. 

Há outros tipos de profissionais que atuam na promoção da saúde mental, como coaches e terapeutas alternativos, mas a preferência deve ser dada aos psicólogos e psiquiatras, que vêm de uma tradição de muitas décadas de prática no tratamento a esses sintomas, com respaldo científico. 

7. Quais hábitos posso adotar para melhorar minha saúde mental?

Há diversas atividades e hábitos que sabidamente têm efeito positivo para a saúde mental. Experimente incorporá-los à sua rotina: 

  • Exercícios de respiração 
  • Meditação / mindfulness 
  • Praticar atividades físicas regularmente 
  • Higiene do sono 
  • Controlar o tempo gasto em redes sociais e videogames 
  • Manter uma alimentação balanceada, sem exageros 
  • Moderar no consumo de bebidas alcoólicas 

Conclusão

A pandemia do novo coronavírus afetou a rotina de praticamente todo mundo, e é comum que isso tenha implicações na saúde mental da população. 

Mas não é preciso aceitar os transtornos mentais e problemas emocionais sem fazer nada a respeito. 

Se você tem sofrido com desânimo ou sintomas de ansiedade ou depressão, procure um psicoterapeuta ou psiquiatra e invista em hábitos que repercutem positivamente na saúde mental. 

Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog Bem Panvel

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

4 comments on “7 perguntas e respostas sobre saúde mental pós-pandemia”

    1. Oi, Gerald! Sempre indicamos procurar um profissional para auxiliar e orientar melhor sobre essas dúvidas mais específicas.

      Fica de olho no nosso blog, estamos sempre com novidades ?

    1. Olá, Ketellem! Tudo bem? Você pode conferir qual o melhor teste para você no WhatsApp do Clinic, salve o 3218.9000 e consulte mais informações! 🙂

      Fique de olho no blog, estamos sempre com novidades! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu