Blog Bem Panvel

Autocuidado no dia a dia: ações para pausar a correria do dia a dia e cuidar de si

Por 
 | 
28/10/2022
4 min. de leitura

Conforme se aproxima o final do ano, é cada vez mais difícil, para muitas pessoas, incluir ações de cuidado no seu dia a dia. E é justamente quando se torna ainda mais necessário dar uma pausa na correria da rotina para entrar em sintonia consigo mesmo. Identificar os aspectos que nos proporcionam bem-estar físico e emocional é o primeiro passo para abrir espaço para esse tipo de atividade na agenda.

A psicóloga Jaqueline Krüger explica que o autocuidado é um conceito abrangente: uma função reguladora relacionada com as ações que cada pessoa realiza individualmente com objetivo de preservar a saúde, prevenir doenças e manter o bem estar.

O entendimento da real importância do autocuidado fez com que o termo ganhasse uma projeção maior e até uma definição da Organização Mundial da Saúde (OMS): “autocuidado é a capacidade de indivíduos, famílias e comunidades de promover e manter a saúde, prevenir doenças e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde”.

Essas perspectivas ajudam a compreender que o autocuidado vai além do skincare ou de um dia no salão de beleza: ele é um conjunto de ações no cuidado de si mesmo. “Praticar o autocuidado inclui entender seus pensamentos, emoções, atitudes e comportamentos, com o objetivo de gerenciar melhor a vida, as relações e as situações, buscando assim mais sensações de bem-estar”, explica a psicóloga.

Autocuidado e saúde

Entender a importância do autocuidado na rotina motiva o cultivo de momentos de atenção plena, calma, relaxamento, exercícios físicos e sono de qualidade. “Uma rotina saudável de autocuidado impacta positivamente a saúde mental e, consequentemente, o bem-estar.

Conheça alguns benefícios do autocuidado:

  • Proporciona maior qualidade de vida
  • Fortalece a autoestima e a autoconfiança
  • Favorece o poder de tomada de decisão
  • Ajuda na redução do sofrimento psíquico e do adoecimento

Para a psicóloga Jaqueline, o autocuidado é também uma forma de praticar o amor próprio. Na busca pelo bem-estar, é importante ter em conta que nossas necessidades básicas dificilmente serão completamente atendidas o tempo todo. É comum que existam faltas: algumas mais graves e mais intensas, outras mais leves.

“O autoconhecimento ajuda a descobrir quais são as suas necessidades. Esse conhecimento nos dá a possibilidade de escolher as melhores estratégias para atender às nossas necessidades e nos permite lidar de forma mais saudável com as situações cotidianas. A terapia é um ótimo recurso para estas descobertas”, comenta a psicóloga.

Autocuidado no dia a dia

Agora que você já sabe a importância e os benefícios do autocuidado, que tal colocá-lo em prática na sua rotina? Exercícios de autoconhecimento e de mudança de mentalidade conduzem a uma mudança de comportamento efetiva e duradoura.

A dica da psicóloga Jaqueline é separar um tempo para a autoreflexão, pensar sobre a nova rotina e o quanto ela está ligada com as suas necessidades, objetivos e desejos.  Ela sugere, se preciso, colocar as decisões na balança, listando o que lhe impede de atingir os seus objetivos. Também é recomendado visualizar os benefícios que terá ao mudar o comportamento e incluir o autocuidado no dia a dia: “Reflita em como você tem utilizado o seu tempo. Há espaço no seu dia para você praticar alguma prática de autocuidado? Você está disposto a abrir mão de algo?”, indaga Jaqueline.

É importante entender também que mudar ou desenvolver novos hábitos de autocuidado não é uma tarefa fácil. “Exige muita força de vontade, compromisso e dedicação diária. Por isso, estar ciente de que não se muda tudo da noite para o dia ajuda na construção de uma mentalidade de aprendizado. E aí você pode começar fazendo uma lista com as coisas que deseja mudar, iniciar ou parar de fazer. Coloque-as em ordem de dificuldade e então comece da mais fácil para a mais difícil, uma de cada vez”, sugere Jaqueline.

Autocuidado deve fazer sentido para cada pessoa

Quando falamos em autocuidado, não existe uma receita pronta. O que serviu para outra pessoa provavelmente é diferente daquilo que fará sentido na sua vida. Ainda que existam diretrizes relacionadas com saúde física, mental e bem-estar de forma geral, as ações de autocuidado devem ser próprias de cada pessoa. Elas devem estar de acordo com as suas necessidades, com seus desejos, prazeres e interesse e possibilidades: aquilo que for importante para você, será a sua maneira de se cuidar.

Veja algumas sugestões de hábitos saudáveis e sustentáveis para dar início ao autocuidado:

  • Manter uma alimentação saudável e balanceada
  • Realizar a prática regular de atividades físicas
  • Cuidar da higiene do sono, com tempo adequado e reparador para o descanso
  • Reduzir o estresse e a exaustão
  • Prática a compaixão
  • Prática da atenção plena (mindfulness)
  • Fazer prevenção e acompanhamento médico periódico
  • Cuidar da espiritualidade
  • Desenvolver relações saudáveis de afeto entre amigos, na família e no trabalho
  • Evitar o consumo exagerado álcool e o tabagismo
  • Priorizar o repouso e o lazer, desenvolver hobbies como leitura, música, pinturas, filmes, jogos, passeios, ou alguma atividade que seja prazerosa
  • Praticar o autoconhecimento, valorizar suas inteligências, e se possível fazer terapia

Entenda o autocuidado como um processo de autoconhecimento e tomada de decisão. Conheça a si mesmo e, com autonomia, faça suas escolhas em relação a sua saúde. Foque nas ações, são elas que serão responsáveis por  incluir o autocuidado na sua rotina”, recomenda a psicóloga Jaqueline.

Conta pra gente: você já tem alguma rotina de autocuidado? Se não, que tal colocá-lo em prática?

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu