Blog Bem Panvel

Cuidados de higiene e beleza de pai para filho

Por 
 | 
12/08/2023
4 min. de leitura

Amor, carinho, cuidado e suporte fazem parte do dia a dia da paternidade saudável. Neste domingo de Dia dos Pais, temos um dia inteirinho para recordar como os momentos compartilhados em família ajudaram a construir nossa personalidade, tornando-nos mais preparados para os desafios da vida.

Se você já tem filhos ou se tornará pai em breve, tem um universo de descobertas e alegrias pela frente. A cumplicidade entre o pai e os filhos homens é uma relação que gera aprendizados para ambos os lados. Além da escuta e dos conselhos, o desenvolvimento de cuidados de higiene e de cuidados de beleza deve encontrar espaço na convivência.

Isso pode ocorrer de maneira natural, já que nos primeiros anos de vida, a repetição das ações dos pais é um dos passaportes preferidos dos pequenos. Ações corriqueiras, como escovar os dentes ou passar o fio dental, ajudam a desenvolver nos pequenos hábitos de higiene e cuidados com o corpo que vão torná-lo uma pessoa autônoma no cuidado com a própria saúde. 

O dermatologista Gabriel Sampaio explica que os cuidados de higiene dos cabelos, da pele e das unhas devem ser transmitidos ainda na infância para preservar evitar as doenças dermatológicas como micoses, acne, dermatite seborreica e caspa, além de dermatites alérgicas ou por ressecamentos.

“Além da estética e da beleza, esses hábitos se refletem na saúde, já que várias dessas doenças dermatológicas podem ser desencadeadas por falta de cuidados básicos com a pele, o cabelo e as unhas”, diz o médico.

Cuidados de higiene na infância

Veja alguns dos cuidados que o dermatologista recomenda que os pais ensinem os filhos:

  • Lavar a pele do rosto com sabonete específico (diferente do corporal)
  • Lavar o couro cabeludo com frequência
  • Secar corretamente o cabelo para controlar a umidade para evitar caspas e dermatites
  • Usar proteção solar nas áreas expostas do corpo, principalmente na prática de esportes ao ar livre

Para algumas crianças, o momento do banho não é o mais aguardado do dia, mas com diálogo e carinho, elas podem entender a importância da higiene diária. A lista de cuidados vai além da lavagem do corpo e inclui pequenos hábitos, como secar bem áreas de dobras de pele, como axilas, virilha e entre os dedos. “Isso deve ser feito principalmente após o banho ou após suor intenso, para evitar a proliferação de fungos”, orienta Gabriel.

Crianças e proteção solar

Outro cuidado de beleza e saúde é referente à proteção solar. Que tal aproveitar a próxima brincadeira ao ar livre para ensinar ao seu filho como aplicar o protetor solar corretamente? A conscientização deve começar na infância para que o hábito se torne contínuo durante toda a vida.

“Os raios ultravioletas do sol têm efeito cumulativo. Portanto, o excesso de sol na infância significa risco aumentado de câncer na vida adulta. O uso do filtro solar deve ser combinado com hábitos de cobertura da pele com roupas de mangas longas e, sempre que possível, deixar as crianças na sombra”, diz o dermatologista César Bimbi.

Adolescência e o cuidado com a saúde e beleza

O início da adolescência pode ser o momento para introduzir nos garotos a atenção à beleza. Afinal, cuidar da pele é sinal de saúde e também é coisa de menino. Caso seja possível, estimule a inclusão de algum item antioxidante e hidratante - além do sabonete e protetor solar na rotina diária. A dica é presentear com produtos multifuncionais (que têm duas ou mais finalidades, como hidratante, protetor solar e antioxidante) voltados ao público masculino.

“Nessa idade, é preciso explicar que, caso surjam lesões com acne, espinhas ou pelos encravados, deve-se evitar a manipulação excessiva e traumática na pele. Isso provoca cicatrizes irreversíveis. Em situações como essa, o tratamento dermatológico tópico, oral ou via laser (tecnologias) irá desinflamar as lesões de acne, sem necessidade da manipulação das mesmas”, afirma o dermatologista Gabriel Sampaio.

Durante estes anos, o pai pode ajudar no cuidado de beleza ficando atento a sinais precoces de acne intensa, como espinhas inflamadas no rosto e no corpo. Prolongar o tempo de permanência de espinhas inflamadas aumenta a chance de cicatrizes irreversíveis. Ao primeiro sinal, procure um médico dermatologista para tratamento adequado.

“O mesmo vale para os filhos adolescentes que notam piora do cabelo, entradas ou calvice. O diagnóstico precoce e tratamento correto da alopecia evitará o dano permanente do folículo capilar e teremos uma reversibilidade na rarefação do cabelo”, orienta Gabriel.
Você já colocou algum destes cuidados em prática? Que tal ampliar a prática ou começar a ensinar esses hábitos ao seu filho?

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu