Blog Bem Panvel

O que mudou no cenário de dermocosméticos voltados para os cuidados com o envelhecimento da pele? 

Por 
 | 
19/05/2023
4 min. de leitura

O envelhecimento é um processo contínuo e dinâmico. Envelhecemos minuto a minuto após o nascimento. Para lidar com as agressões ambientais do dia a dia - fatores extrínsecos como a radiação solar, tabagismo, poluição, estresse e outros - e com os fatores intrínsecos, herdados geneticamente, o nosso organismo desenvolveu defesas naturais, como os sistemas antioxidantes e processos anti-idade protetores e poupadores de energia. Acontece que estes sistemas de defesa tendem a diminuir com o envelhecimento progressivo, precisando de medidas de resgate. 

Durante anos, os cientistas buscaram ativos dermocosméticos com propriedade anti-idade capazes de atuar nos sinais e sintomas do envelhecimento cutâneo.  

Conheça abaixo algumas das moléculas mais comuns nos tratamentos anti-idade mais consolidados no mercado: 

  1. Grupo dos derivados dos retinóides; ativos responsáveis pela renovação celular com ação estimulante da síntese de colágeno intradérmico. Principais moléculas: retinaldeído e retinol, 
  1. Grupo dos alfa-hidróxidos: ativos esfoliantes com ação hidratante, na dependência da sua natureza e concentração. São exemplos: ácido glicólico, ácido málico, ácido lático, etc, 
  1. Grupo dos antioxidantes: ação neutralizadora dos radicais livres que são liberados em reposta ao estresse oxidativo do dia a dia. Vitaminas A, B, C, D e E, Resveratrol, Coenzima Q-10 entre outros. 
  1. Grupos dos redesensificantes e hidratantes: moléculas capazes de reparar os danos causados pelo envelhecimento da pele, melhorando a sua firmeza e volume por estímulo direto sobre a síntese de colágeno e elastina. E algumas vezes hidratante, na dependência de suas características e pesos moleculares. Melhor exemplo: ácido hialurônico. 

Mas o que mudou neste segmento nos últimos anos?  

 A grande novidade é a descoberta de que existe uma forma de desacelerar o envelhecimento cutâneo, ou senescência celular, por meio do uso de ativos com estas propriedades. Estes ativos demonstraram em ensaios in vitro e estudos clínicos, a sua ação anti-idade agindo diretamente sobre as causas do envelhecimento, ou seja, sobre as células senescentes e sua proliferação, impedindo a evolução desenfreada deste processo de envelhecimento com perda das funções vitais das células precocemente.  

A marca Eau Thermale Avène, do Laboratório Pierre Fabre, em parceria com pesquisadores do Instituto Inserm, dedicados aos estudos das células senescentes, suas interações e comportamento, descobriram os caminhos e ativos para conter e desacelerar a senescência celular. 

A linha Hyaluron Activ B3 Sérum, traz em sua fórmula, um booster energético formado pela adenosina 0,04% e niacinamida 6%. Estes ativos ofertam energia extra para as células da pele, resgatando a saúde das células em processo acelerado de envelhecimento.  

Este booster energético, foi desenvolvido, portanto, para manter a saúde e ofertar energia metabólica aos fibroblastos dérmicos, promovendo um aumento de 50% do tempo de vida útil destas células, responsáveis pela síntese de colágeno e elastina. 

Soma-se a este booster, o ácido hialurônico de dois pesos moleculares, sendo um deles, o de peso intermediário (HAF 120KDa), descoberto e patenteado pelo laboratório Pierre Fabre. Esta molécula exclusiva proporcionou um aumento 6 vezes maior na produção de colágeno pelas células da pele versus outras moléculas testadas, gerando mais sustentação e turgor à pele. Estes resultados foram demonstrados em estudo clínico envolvendo o uso isolado do produto contendo esta molécula, 2x ao dia por 60 dias.  

Hyaluron Activ B3 Sérum Concentrado 

A apresentação olhos, em uma fórmula gel-creme tem mais um ativo novo, o Extrato de Haritaki, extrato vegetal proveniente de uma região do sub-Himalaia, no Nepal, ao norte da Índia. Ele tem a propriedade de neutralizar as enzimas que quebram o colágeno. Ainda na apresentação olhos, temos o sulfato de dextrano, que ativa a microcirculação, descongestiona e apresenta ação anti-inflamatória. Com indicação para uso ao redor dos olhos após higiene facial até duas vezes ao dia ou segundo a recomendação do seu dermatologista.  

Hyaluron Activ B3 Olhos 

Os produtos da linha Hyaluron Activ B3, assim como os demais da marca, tem a Água Termal de Avène em sua formulação, que atua como reforço calmante e suavizante. 


Dra Ana Coutinho, Dermatologista e Diretora Médica da Pierre Fabre 

Compartilhe
Conheça mais sobre Equipe Panvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

menu